Ações consolidam o aumento no desempenho do HU em 2024
Assessoria de Comunicação HU
atualizado 2 semanas atrás
A direção do HU apresentou, nesta quinta-feira (19), o relatório de desempenho do Hospital no ano de 2024. O evento tem como premissa detalhar o funcionamento dos setores ao longo do ano, e difundir os resultados alcançados em relação ao ano anterior (2023). A reunião aconteceu no Anfiteatro do HU-UEL, contando com a presença de colaboradores, estagiários, docentes, representantes da saúde no Paraná e diretores do HU.
Desempenho Operacional
Em relato da superintendente, em 2024, o HU superou as expectativas e desempenhou papel fundamental na saúde da região. Destaque para os atendimentos no Pronto Socorro, que registrou aumento de 17%, prestando serviço a 72.016 mil pacientes. Outro ponto de relevância é o número de Exames de Análises Clínicas realizados no Hospital, contabilizando 2.029.003 milhões.
É importante ressaltar o papel do Hospital com o seu servidor, que oferta atendimento na Divisão de Atendimento à Saúde da Comunidade (DASC). Somente em consultas médicas, foram 13.019 mil colaboradores e estagiários atendidos, além das outras atividades realizadas pelo DASC, que contabilizando no geral chega a 104.359 mil.
Referência em Inovação
Ponto enfatizado nesta ultima reunião foi a participação do HU nos processos de inovação da saúde na região. Por exemplo, o credenciamento no Sistema Estadual de Parques e Ambientes de Tecnologia (Separtec), a licitação do HUB de Inovação do HU, o FAB.i passou a integrar a Rota de Inovação do Estação 43, participação na Arena Sebrae, entre outros eventos.
O HU também fez parte de processos importantes em relação à inovação de procedimentos, ligados a Cardiologia, Urologia, Neurocirurgia, Ortopedia, Dermatologia, Anestesiologia e Cirurgia Vascular, que foi destaque no mês de novembro, implantando o menor marca-passo do mundo (sem eletrodo).
Infraestrutura do Hospital
O espaço do Hospital passou por diversas mudanças para readequação, mas vale destacar os principais projetos entregues este ano, o Ciatox-Londrina e a Unidade E (antiga MI).
O Ciatox desempenha papel fundamental no atendimento toxicológico da região e Brasil, já que grande parte dos serviços prestados são realizados remotamente, o que difunde as atividades para inúmeros estados do país. A entrega foi um marco que possibilita a ampliação constante do serviço.
A unidade E corresponde a um legado fundamental deixado pelo HU, o setor é responsável por atender pacientes com doenças infecciosas, assim foi com a Covid-19 e pandemias anteriores.
Vale lembrar, que nesta reta final de ano, foram iniciadas as obras que vão reformar os últimos espaços que ainda mantém a estrutura inicial do Hospital, ou seja, os corredores e o hall estão em manutenção e serão revitalizados.
No encontro, diversos números relevantes foram apresentados, o que torna otimista o próximo ano. Os dados na íntegra podem ser acessados neste link.