HU realiza 1° Semana de Humanização

Comunicação HU


atualizado 3 semanas atrás


O Hospital Universitário promoveu, nos dias 23 e 24 de outubro, a 1° Semana de Humanização do HU-UEL.  O evento é uma realização da Comissão da Humanização com apoio de outros setores do Hospital e tem por objetivo sensibilizar os colaboradores da instituição para a importância da assistência humanizada e de qualidade no atendimento de pacientes e familiares, além de destacar a relevância do bom clima organizacional.

Abertura do evento teve início às 14h desta quarta-feira (23) no Anfiteatro do HU e contou a com a presença da diretora superintendente, Vivian Feijó, e da diretora de enfermagem, Iara Secco. A diretora superintendente ressaltou o compromisso do Hospital Universitário no fortalecimento de ações e parcerias que promovam a humanização e bem-estar nos atendimentos da instituição.

Entre as participações, o Padre Nirceu Keri, da Capelania do HU, falou sobre a importância de ações como estas. Em seguida, a enfermeira Cibele Tramontini ministrou a palestra “Comunicação não-violenta”. O marketing pessoal foi o tema da palestra da enfermeira Andressa Midori Sakai. Por fim, a enfermeira Elizangêla Flauzino Zampar explicou sobre a metodologia Child Life.

Foto do público assistindo a palestra.
Primeiro dia contou com palestras sobre o tema

Parcerias

Na quinta-feira (24) das 14h às 16h ficaram expostos no saguão do HU estandes com os projetos desenvolvidos pelo Hospital e também por parceiros e voluntários que atuam em ações de assistência e promoção da humanização. A direção da instituição, representada na pessoa da diretora de enfermagem, Iara Secco, agradeceu e ressaltou a importância destas parcerias em várias dimensões de atuação. “A humanização deve permear toda a nossa trajetória. Deve permear assistência, o ensino, pois temos os alunos dos cursos técnicos e de graduação, e deve permear a pesquisa, pois devemos fazer pesquisa assegurando o direito das pessoas”, afirmou a diretora de enfermagem.

Foto do público conhecendo os projetos no saguão do HU.
No segundo dia os projetos foram apresentados no saguão do HU

Conheça os projetos:

SAREH – Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar

O projeto garante a escolarização às crianças e adolescentes impossibilitados de frequentar a escola por motivos de internamento hospitalar, permitindo a continuidade do processo de escolarização.

Instituto Benfazer

Organização não-governametal voltada ao desenvolvimento de projetos com impacto social em saúde para crianças, adolescentes e suas famílias.

LUHU – Londrina Unida pelo Hospital Universitário

Associação beneficente de captação de recursos para compra de equipamentos destinados ao HU-UEL, em apoio de ações de assistência à saúde, sociais, culturais e educacionais no HU.

Programa HU em Casa  

Composto por uma equipe multidisciplinar que atua  na promoção  do cuidado após alta hospitalar, a partir de uma assistência humanizada ao te em condições clinicas de desospitalização.

Casa de Apoio Amigos do HU

Recebe os pacientes e seus acompanhantes de outras cidades, avaliados pela equipe do Serviço Social do Hospital, durante todo o tratamento, fornecendo refeições e dormitório. Funciona totalmente com ações de voluntários e doações financeiras.

Ações do Voluntariado dentro do HU

Projeto Humaniza – atividade diária desenvolvida por voluntários  em parceria com o HU que consiste  no preparo e fornecimento de   lanches para pacientes que vem no HU fazer  a coleta de exame e consultas. Realização do Bazar para arrecadação de recursos para a manutenção da Casa de Apoio Amigos do HU. A recreação infantil propicia atividades lúdicas para crianças hospitalizadas como entrega de brinquedos, jogos e contação de histórias. O Projeto Cuidador Solidário oferece escuta, diálogo, cuidado e companhia para pacientes com longos períodos de internação que não contam com suporte de familiares.

O grupo vocal Capelania – HU

Grupo vocal coordenado pela equipe da Capelania do Hospital Universitário da UEL.  

Humanização na Pediatria

Ações para melhorar a estadia de crianças e adolescentes durante o período de internação, como acesso a brinquedoteca e recreação.

Foto de todos os integrantes do projeto.

Leia também