HU realiza palestra sobre prevenção do câncer de mama no Outubro Rosa
Comunicação HU
atualizado 4 meses atrás

O Hospital Universitário realizou um evento na segunda-feira (21), como parte do Outubro Rosa de 2024. A palestra intitulada “Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama”, da mastologista Camila Kanzaki, ocorreu às 14 horas no Anfiteatro do HU. O evento também contou com as ilustres presenças da diretora superintendente Vivian Feijó e da diretora de enfermagem Iara Secco.
A superintendente ressaltou que “o câncer de mama é uma patologia 100% tratável, desde que descoberto precocemente”. Ela enfatiza a importância da atenção preventiva e destaca a necessidade de conversar com outras pessoas sobre a doença, visando reduzir riscos, especialmente entre familiares.

No Brasil desde 2015, recomenda-se ofertar a mamografia para mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos. Estudos apontam que a mamografia, quando realizada em mulheres com 40 anos ou mais anualmente, pode reduzir em até 40% a mortalidade dessa população. Desde 2012, a lei brasileira firma o direito do paciente com tumores malignos de se submeter ao primeiro tratamento no SUS, em um prazo de até 60 dias após o diagnóstico. Ao mesmo tempo, os pacientes aposentados diagnosticados com a doença, curados ou não, possuem direito a isenção do Imposto de Renda.
