HU-UEL estrutura Programa de Melhoria Contínua para fortalecer a cultura de qualidade.
Assessoria de Comunicação do HU-UEL
atualizado 2 dias atrás

O Hospital Universitário da UEL (HU-UEL) está em processo de estruturação do Programa de Melhoria Contínua. Iniciado em 2024, junto à equipe de Enfermagem, o Programa tem por objetivo uniformizar o método de análise de indicadores e alinhar estratégias voltadas à obtenção de melhores resultados assistenciais e gerenciais.
Em 2025, o Escritório de Qualidade passou por uma reestruturação, com renovação de lideranças, redefinição de escopo e aprimoramento dos processos de trabalho. Essa nova configuração tem fortalecido a gestão por resultados, a integração entre as áreas e o avanço de uma cultura institucional de melhoria contínua.
Entre as entregas já realizadas, destaca-se o Dashboard Gerencial e de Melhoria Contínua, desenvolvido na plataforma Looker Studio e disponibilizado na Intranet. A ferramenta consolida indicadores assistenciais e de gestão em formato padronizado, promovendo uma análise integrada e orientada por dados. A proposta é que, a partir de 2026, as áreas utilizem o painel para subsidiar as Reuniões de Análise de resultados e planejamento de ações, seguindo o método PDSA (Planejar, Executar, Estudar e Agir) como referência para acompanhamento sistemático das melhorias.
Com a estruturação do Programa, o HU almeja que todas as áreas institucionais definam e acompanhem seus indicadores estratégicos, fortalecendo a autonomia, a responsabilidade gerencial e a capacidade analítica das equipes.
Também foi estruturada a Comunidade Qualidade HU-UEL, um espaço colaborativo e digital voltado ao aprendizado, integração e protagonismo institucional. “Nosso papel é atuar de forma estratégica e intermediária entre as áreas, garantindo alinhamento metodológico e apoiando a construção de metas que dialoguem diretamente com os processos de trabalho. Quando qualificamos processos, qualificamos resultados, e é esse o propósito central da melhoria contínua”, afirmou Fernanda Moreno, responsável pelo Escritório de Qualidade do HU.
Com essas ações, o Escritório de Qualidade contribui para o amadurecimento do modelo gerencial, reafirmando o compromisso da instituição com uma gestão analítica, participativa e orientada por evidências, na qual cada área compreende seus resultados, propõe melhorias e atua de forma estratégica, sustentável e alinhada às boas práticas de qualidade hospitalar.