Neonatologista que atua no Canadá visita HU

Assessoria de Comunicação do HU-UEL


atualizado 5 horas atrás


O Hospital Universitário (HU) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) recebeu nos dias 24 e 25 de setembro a visita do médico Guilherme Sant’Anna, neonatologista e professor do McGill University Health Centre (MUHC), localizado em Montreal, Quebec, no Canadá. A presença do médico marcou um importante momento de intercâmbio científico e reforço de laços acadêmicos e profissionais.

Formado em Medicina e especializado em Pediatria e Neonatologia no Rio de Janeiro, onde atuou entre 1997 e 2001, Sant’Anna mudou-se para Montreal no mesmo ano, onde concluiu parte de seu doutorado em fisiologia respiratória. Desde então, tem se destacado na área da neonatologia, especialmente por sua atuação em pesquisas voltadas para a melhoria do cuidado intensivo neonatal.

Guilherme Sant’anna

O primeiro compromisso foi a visita à beira-leito, para conhecer de perto a realidade das Unidades de Terapia Intensiva Neonatal do HU. Na sequência, Sant’Anna participou do evento científico “Nascimento Seguro: da Prematuridade à Prevenção da Asfixia Perinatal”, realizado no Anfiteatro do HU em alusão ao Setembro Verde Esperança.

O mês de setembro, dedicado à conscientização sobre os cuidados com o recém-nascido prematuro, lembra da importância da prevenção, do diagnóstico precoce e da intervenção no momento certo – fatores que podem transformar o futuro dos pequenos pacientes.

O evento teve como objetivo promover atualização científica e estimular o debate qualificado sobre temas críticos da neonatologia, reafirmando o compromisso do HU e do Centro de Ciências da Saúde da UEL com a educação em saúde, a formação continuada e a excelência na assistência perinatal.

Diretora Clínica, Priscila Nader; diretora de Enfermagem, Flávia Oussaki; superintendente, Iara Secco e Guilherme Sant’anna

“Sua vinda neste ano tem um significado especial. Após diversas conversas e intercâmbios ao longo dos últimos anos, os laços entre nossas instituições vêm se estreitando e se fortalecendo através do espírito de colaboração, aprendizado e troca de experiências entre os profissionais, voltadas para a inovação e a humanização do cuidado neonatal”, afirma a chefe médica da UTI neonatal Fernanda Pegoraro.

No dia 25, o médico convidado conduziu pela manhã uma sessão de treinamento clínico multiprofissional, com discussão de casos ao lado da equipe multiprofissional das Unidades Neonatais da Maternidade/HU e residentes. Já na parte da tarde, o destaque ficou por conta da palestra “UTI Neonatal sem fio: Ficção ou perto de se tornar realidade?”, no auditório do Hemocentro, seguida pela apresentação do “Estudo AWARD: Monitoramento sem fio na sala de parto e no centro obstétrico – estudo multicêntrico”. O dia foi encerrado com debates e uma síntese dos aprendizados compartilhados.

Treinamento clínico multiprofissional

Além de seu comprometimento com a formação de novos profissionais e com a pesquisa científica, Sant’Anna vem liderando projetos inovadores que visam transformar o ambiente hospitalar neonatal. Entre eles, destaca-se o desenvolvimento de uma UTI Neonatal Inteligente, baseada em tecnologia sem fio e sistemas avançados de monitoramento, com foco no cuidado centrado no recém-nascido prematuro e criticamente doente.

Leia também