UEL homenageia estudantes egressos da instituição
Assessoria de Comunicação do HU-UEL
atualizado 2 dias atrás
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) realizou, no dia 11, uma cerimônia em homenagem aos ex-alunos da instituição. A solenidade, que fez parte da campanha “Ser UEL 2025”, em comemoração pelos 55 anos da instituição, homenageou 131 ex-alunos de todos os centros de estudo, estabeleceu o dia 11 de agosto como o Dia do Egresso da UEL e apresentou o novo Portal do Egresso, desenvolvido pela Comissão de Política de Acompanhamento dos Egressos.
Realizado no Anfiteatro do CESA, o evento celebrou a importância e contribuição, daqueles que passaram pela UEL, para a Universidade e para a sociedade. São mais de 100 mil ex-alunos dos quais foram homenageados: 52 egressos da graduação, 47 de mestrado e 32 de doutorado, uma pessoa de destaque para cada curso e programa de pós-graduação, escolhidos pelos coordenadores.

A mesa de honra contou com as presenças da reitora da UEL, Marta Favaro; da conselheira da Associação de ex-alunos da UEL (Alumni-UEL), Maria Eugênia de Almeida; do pró-reitor em exercício de Pesquisa e Graduação, Eduardo de Almeida Araújo; da pró-reitora de Graduação, Ana Márcia Fernandes de Carvalho; da coordenadora da Comunicação Social da UEL (COM), Beatriz Silvério Botelho, e a deputada federal e egressa da instituição, Lenir de Assis.
A reitora destacou a importância de todo o corpo que faz parte da Universidade, entre docentes, técnicos e alunos, além de cumprimentar os egressos presentes. Segundo a reitora, “a celebração foi uma data muito especial para a UEL que, em outubro, completa 55 anos e nasceu da luta pela junção de faculdades isoladas que completassem uma comunidade de ensino em nível superior”. Ainda ressaltou o impacto transformador da Universidade na vida dos que passam por ela, seja por meio do ensino, pesquisa e, sobretudo, pela extensão.
Ao final da cerimônia foi realizado um sorteio de três Perobas de Honra, cada uma simbolizando uma das categorias de homenageados – graduação, mestrado e doutorado. A Peroba-rosa é a árvore símbolo da UEL e representa a força da instituição. A Peroba de Honra é produzida artesanalmente com árvores já tombadas no Campus Universitário.
A homenagem é resultado do trabalho da Comissão de Política de Acompanhamento dos Egressos e a organização da campanha SER UEL 2025, formada pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex); Coordenadoria de Comunicação Social (COM) e Assessoria de Comunicação do HU-UEL.
Entre os egressos homenageados, estão dez profissionais que atualmente atuam no HU e no CCS.
A lista completa de todos os 131 homenageados está no Portal do Egresso da UEL, no LINK.
Profissionais do HU e CCS homenageados
Graduação

Iara Aparecida de Oliveira Secco
Indicada pelo curso de Enfermagem, no qual graduou-se em 1983. É enfermeira no HU-UEL desde 1995, onde foi diretora de Enfermagem de 2022 até o início de 2025 quando assumiu a Diretoria Superintendente.
Durante a cerimônia, Iara foi sorteada e a agraciada com a Peroba de Honra na categoria graduação.
Maria Luiza Hiromi Iwakura Kasai
Graduou-se em Odontologia pela UEL em 1984 e atualmente é professora associada do curso de Odontologia, tendo atuado como coordenadora do colegiado e chefe de departamento.
Mestrado


Andréa Name Colado Simão
Indicada pelo Programa de Pós-graduação em Patologia Experimental, do CCB, no qual defendeu mestrado em 2004. É docente do Departamento de Patologia e Análises Clínicas. Atualmente é diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UEL (gestão 2022-2026).
Danielle Ruiz Miyazawa Ferreira
Em 2022, concluiu mestrado em Fisiopatologia Clínica e Laboratorial pela UEL. Coordena o Núcleo de Vigilância Epidemiológica do HU, como médica, e na área acadêmica, atua como preceptora da Residência de Infectologia Pediátrica no HU.
Ao lado de Iara, Danielle foi sorteada e também recebeu a Peroba de Honra, na categoria Mestrado.
Ricardo José Rodrigues
Atualmente é professor adjunto do Departamento de Clínica Médica-Cardiologia Clínica e coordenador do Ambulatório de Coronariopatias do AEHU. Realizou o mestrado e o doutorado em Ciências da Saúde, programa que o indicou para homenagem.
Sílvia Karla Azevedo Vieira Andrade
Em 2017, concluiu o mestrado em Saúde Coletiva. Atualmente, tem se destacado na atuação como docente no Departamento de Saúde Coletiva.
Doutorado


Gilselena Kerbauy Lopes
Doutorada em 2013 em Microbiologia pela UEL. É docente do Departamento de Enfermagem, onde atualmente é exerce a chefia, e da Pós-Graduação Lato Sensu em Controle de Infecção em Serviços de Saúde.
Marsileni Pelisson
Concluiu o doutorado em Fisiopatologia Clínica e Laboratorial em 2023. Atua como docente do Departamento de Patologia, Análises Clínicas e Toxicológicas do CCS. No HU é chefe do Setor de Microbiologia da Divisão de Análises Clínicas e como Microbiologista da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).
Nidia Aparecida Hernandes
Com doutorado em Ciências da Saúde pela UEL, defendido em 2012, atua como professora adjunta do Departamento de Fisioterapia e como pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Fisioterapia Pulmonar da UEL.
Vivian Biazon El Reda Feijó
Possui mestrado em Saúde Coletiva e doutorado em Enfermagem, concluído em 2021, ambos pela UEL. Foi superintendente do Hospital entre 2018 e 2025. Atualmente, é secretária de Saúde da Prefeitura Municipal de Londrina.
Com informações de O Perobal