HU-UEL comemora 54 anos e inaugura Serviço de Ressonância Magnética

Assessoria de Comunicação do HU-UEL


atualizado 1 dia atrás


O Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina (HU-UEL), completa hoje (1º) 54 anos de existência. Com uma trajetória de excelência na assistência, formação, pesquisa e inovação, combinando ciência, tecnologia e cuidado humanizado, o HU-UEL, se consolida como uma referência nacional em saúde.

Em comemoração a esta data, o Hospital inaugurou seu novo Serviço de Ressonância Magnética, durante solenidade realizada nesta manhã, no Anfiteatro do HU. A melhoria irá atender aos pacientes assistidos reduzindo custos com esta modalidade de exames, que anteriormente eram terceirizados, e aperfeiçoando o cuidado e segurança do paciente.

A solenidade contou com a presença do secretário de Estado da Saúde do Paraná, Beto Preto; da reitora da UEL, Marta Favaro; do vice-reitor da UEL, Airton Petris; da diretora do CCS-UEL, Andrea Name Colado Simão; da superintendente do HU, Iara Secco; do prefeito de Londrina, Tiago Amaral; do prefeito de Assaí, Michel Angelo Bomtempo; do deputado estadual, Tercílio Turini; da chefe da 17ª Regional de Saúde do Paraná, Maria Lúcia Lopes; da secretária municipal de Saúde de Londrina, Vivian Feijó; da procuradora do Ministério Público do Trabalho do Paraná, Luciana Estevan Cruz de Oliveira; e da presidente da Associação Londrina Unida pelo Hospital Universitário (LUHU), Célia Nakayama Shiguemoto, também estiveram presentes a deputada federal Luisa Canziani e o secretário de Estado de Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, além de autoridades de Londrina e Região.

O evento de aniversário do HU compõe as celebrações pelos 55 anos da UEL e na abertura contou com apresentação do Coral HU Em Canto. Em seguida, dando as boas-vindas aos presentes, a superintendente destacou a importância da dedicação de cada pessoa envolvida na história do HU ao longo desses 54 anos e agradeceu o empenho da rede envolvida no estabelecimento do Serviço de Ressonância Magnética. “Esta conquista é o resultado de uma construção conjunta e de uma gestão comprometida com a transparência, eficiência e a responsabilidade”, disse a superintendente.

Iara Secco, superintendente do HU

O prefeito de Londrina, Tiago Amaral, ressaltou a importância imprescindível do Hospital para a Saúde do município de Londrina, parabenizando cada profissional envolvido nos serviços que fazem da instituição uma grande referência em várias áreas.  A secretária de Saúde e ex-superintendente do HU, Vivian Feijó, também parabenizou a equipe destacando a força que a instituição representa e ainda destacou a importância da implementação do novo serviço como um passo importante para o fortalecimento da saúde do município. 

Tiago Amaral, prefeito de Londrina 
Vivian Feijó, secretária municipal de Saúde

A reitora da UEL, Marta Favaro, defendeu a importância do HU e da UEL como uma potência transformadora na vida das pessoas. “São 55 anos fazendo a diferença no lugar que nós ocupamos, são 54 anos fazendo a diferença nos pacientes que atendemos e nos profissionais que formamos”, parabenizou a reitora. 

Marta Favaro, reitora da UEL

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, que também esteve em visita pelas instalações do HU e pela obra da nova unidade de coleta do Hemocentro pela manhã, destacou o papel de vanguarda da instituição: “este hospital é fruto de uma luta incessante de uma comunidade [londrinense] que se constituiu em pouco mais de 90 anos, mas que nasceu para liderar”.

Beto Preto, secretário de estado da Saúde do Paraná 

Tercílio Turini, deputado estadual
Célia Nakayama Shiguemoto, presidente da LUHU

O novo Serviço

Para a implementação do novo serviço, foram necessários a aquisição do equipamento e intervenções de adequação do espaço para o atendimento. A aquisição do equipamento foi feita pela LUHU a partir de valores provenientes de processo judicial da Vara do Trabalho de Porecatu, conduzido pelo Ministério Público do Trabalho, totalizando R$ 6.160.014,62.  As obras de adequação viabilizadas com recursos de emenda parlamentar da deputada federal Luísa Canziani e do governo do Estado do Paraná, no total de R$ 1.989.025,30.

A ressonância magnética é um tipo de exame não-invasivo e de alta precisão que não possui radiação e produz imagens de alta resolução do interior do corpo para o diagnóstico de doenças e monitoramento de tratamentos. A implementação do novo serviço proporcionará exames mais precisos e o desenvolvimento de tratamentos mais eficazes.

Como parte das comemorações, o HU inaugurou o Serviço de Ressonância Magnética que vai reduzir custos e aprimorar a assistência

HU – 54 anos

Fundado oficialmente em 1º de agosto de 1971, o HU-UEL, funcionou inicialmente no prédio cedido pela Sociedade Evangélica de Londrina, na esquina da Rua Pernambuco com a Alagoas.

Com o objetivo de oferecer campo para a formação prática dos discentes do curso de Medicina, o HU se destaca pelo pioneirismo desde seus primeiros anos de existência, realizando o primeiro transplante de rim no Paraná, em 1973. Dois anos mais, tarde, em 1975, o “HUzinho”,  como era conhecido em seu antigo endereço, é transferido para a Avenida Robert Koch, 60, ocupando a estrutura do antigo Sanatório Noel Nutels, que atendia pacientes com tuberculose.

Nas décadas seguintes a estrutura do Hospital passou por constantes ampliações e melhorias nos serviços prestados à população como a implementação do Ambulatório de Especialidades do HU (AEHU), do Hemocentro Regional de Londrina, da Unidade de Transplante de Medula Óssea (TMO), do Banco de Olhos de Londrina (BOL), do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), da Maternidade, entre outros.

Durante a pandemia de Covid-19, foi designado pela SESA como Hospital Referência para o enfrentamento epidemiológico na Macrorregião do Norte do Paraná. No auge da pandemia, o HU saltou de 297 para 454 leitos e, hoje, conta 452 leitos.

Atualmente, o complexo hospitalar do HU é a maior instituição de saúde pública do interior do Paraná, referência no atendimento em mais de 39 especialidades médicas, junto ao Ministério da Saúde. É destaque no Ensino, Pesquisa e Extensão, como prestadora de serviços de qualidade para o SUS e como centro de inovação em saúde.

A excelência e a força do HU é fruto do empenho de toda sua comunidade interna, apoio da Universidade Estadual de Londrina, da estrutura do Governo do Estado, do Governo Municipal, de políticos e da sociedade civil organizada. Parabéns.

Leia também