Junho Vermelho bate recorde em doações de sangue
Assessoria de Comunicação HU
atualizado 2 meses atrás
O Hemocentro Regional de Londrina do HU-UEL registrou, durante a campanha Junho Vermelho 2025, um número inédito em doações de sangue: 1859 bolsas coletada. Superando o recorde de 2024, quando foram coletadas 1749 bolsas, um aumento mais de 6%. O resultado histórico foi possível com o engajamento de diversas parcerias à campanha e a adesão de 2211 candidatos à doação, fortalecendo o estoque do Hemocentro.
A campanha Junho Vermelho, de incentivo à doação de sangue, acontece, todos os anos, no mês em que se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue (14 de junho), com objetivo de estimular uma cultura de doação e incentivar novos doadores. A campanha foi coordenada pelo Hemocentro, vinculado ao Hospital Universitário da UEL (HU-UEL) e ao Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) e este ano contou com parcerias com a Câmara Municipal, a Prefeitura de Londrina, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e as secretarias municipais de Saúde e Cultura e teve apoio da imprensa local para divulgação.
Lançada no dia 30 de maio, a campanha deste ano realizou ações conjuntas com os órgãos parceiros. Entre elas, estabelecimento de uma linha de ônibus exclusiva para facilitar o acesso dos doadores durante a campanha. Chamada de Rota Vermelha, a linha 934 foi uma iniciativa da CMTU, com apoio da TCGL (Transportes Coletivos Grande Londrina), e operou entre os dias 2 e 30 de junho ligando os terminais Central e Oeste com o Hemocentro.
No dia 13 de junho, em celebração antecipada ao Dia Mundial do Doador de Sangue, a linha 934 operou de forma gratuita nos dois sentidos. Neste dia, o Hemocentro, todo decorado, promoveu um acolhimento especial aos doadores.
Como parte da campanha “Ser UEL,” pelos seus 55 anos, a Universidade incentivou a adesão pela comunidade interna e também disponibilizou transporte gratuito para doações em grupo nos dias 18 e 25 de junho.
A campanha foi encerrada no dia 26 de Junho, durante sessão da Câmara Municipal de Londrina, com uma homenagem aos doadores frequentes e instituições parceiras.
A doação de sangue foi um dos temas de um episódio do Podcast Marcão Kareca. Com o título: Saúde em Londrina: Desafios, Histórias e o Futuro, o secretário de Cultura de Londrina recebeu a secretária de Saúde, Vivian Feijó, o coordenador do Hemocentro, Fausto Trigo, e a Docente do curso de Medicina da UEL, Zuleika Tano. O episódio pode foi transmitido pela rádio Paiquerê 91,7, no dia 28, e está disponível no canal Marcão Kareca no YouTube.
O Hemocentro ressalta a importância da doação constante ao longo do ano para a manutenção dos níveis adequados do estoque, que atende 25 hospitais que atendem pelo SUS da 17ª Regional de Saúde, entre eles o Hospital do Câncer (HCL), o Hospital Evangélico e o Hospital Universitário da UEL.

Para ser doador
O doador deve ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam comparecer com o responsável legal), pesar no mínimo 50kg e apresentar bom estado de saúde. É preciso apresentar documento oficial com foto e não estar em jejum. O ideal é ter feito uma refeição leve, uma ou duas horas antes da doação.
As doações de sangue podem ser realizadas no Hemocentro de Londrina de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 17h. Recomenda-se agendamento para mais conforto e agilidade, que pode ser feito pelo site ou por telefone. O endereço é Rua Cláudio Donisete Cavalieri, 156 – Jardim Aruba, anexo ao HU.


Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (43) 3371-2218 e 3371-2356 ou pelo WhatsApp (43) 99115-3927.