Hospital São Rafael visita Equipe de Cuidados Paliativos do HU-UEL e reforça articulação em rede
Assessoria de Comunicação HU
atualizado 2 dias atrás
Na manhã da última sexta-feira, o Hospital Universitário da UEL recebeu a visita da equipe de Cuidados Paliativos do Hospital São Rafael, de Rolândia/PR. O objetivo do encontro foi conhecer a estrutura e o funcionamento da Unidade de Cuidados Prolongados, que acolhe pacientes em Cuidados Paliativos, bem como a atuação da Equipe de Cuidados Paliativos Adulto do HU-UEL.
A visita foi iniciada com uma reunião entre as equipes, na qual foi apresentada a trajetória de criação e estruturação da Unidade de Cuidados Prolongados, desde sua concepção até os processos atuais de funcionamento e integração em rede. Os profissionais convidados também puderam conhecer a organização da assistência, os fluxos multiprofissionais e os desafios e conquistas da equipe interdisciplinar ao longo do tempo.
Andrielle Diniz, supervisora da Qualidade e coordenadora da Comissão de Cuidados Paliativos do Hospital São Rafael, destacou a importância da iniciativa: “Iniciamos nosso serviço de Cuidados Paliativos em novembro de 2024 e temos buscado nos aproximar de serviços referência para fortalecer nossas práticas e alinhar processos. A visita ao HU-UEL foi muito especial e nos trouxe muitos aprendizados”.
Durante o encontro, também foram discutidas ações em rede e o fortalecimento da articulação regional, incluindo o interesse de profissionais de Rolândia em integrar o Grupo de Trabalho Municipal de Cuidados Paliativos de Londrina. A proposta visa ampliar a atuação conjunta entre os serviços, reforçando o cuidado contínuo e qualificado. Esse movimento é especialmente relevante, já que quase metade dos pacientes em Cuidados Paliativos no HU-UEL vem de outros municípios da região, como Rolândia.
A enfermeira Erica Pereira, coordenadora da Unidade de Cuidados Prolongados e vice-coordenadora da Equipe de Cuidados Paliativos Adulto, ressaltou: “Foi uma troca potente, que reafirma o HU como espaço de formação, articulação e construção coletiva. É muito gratificante perceber que nossa experiência pode contribuir com outros serviços e, ao mesmo tempo, aprender com as iniciativas e olhares que nos visitam”.
A visita reforça o compromisso do HU-UEL com a qualificação da assistência, o fortalecimento do cuidado paliativo e a promoção de redes colaborativas que colocam o paciente e sua dignidade no centro do cuidado.