Consultório pré-cirúrgico é inaugurado no HU

Assessoria de Comunicação HU


atualizado 2 dias atrás


O Serviço de Agendamento de Procedimentos Eletivos (SAPE) em parceria com a equipe de Anestesiologia do HU inaugurou, nesta terça-feira (18), um espaço para os atendimentos específicos de consultas pré-anestésicas.

A consulta pré-anestésica, realizada por médicos anestesiologistas, tem como objetivo avaliar as condições clínicas dos pacientes que serão submetidos a procedimentos cirúrgicos sob anestesia. Durante a consulta, são realizados exame físico e anamnese detalhada, permitindo a definição do risco anestésico.

A abertura de mais um espaço reformado é parte do compromisso de revitalização do HU

“Essa abordagem visa não apenas garantir a segurança do paciente, mas também minimizar sua ansiedade e insegurança, fortalecendo, assim, nosso o vínculo com ele”, expõe Rodrigo Oliveira, médico anestesiologista.

Desde a implementação do serviço, em junho de 2023, observamos uma melhora significativa nas condições pré-operatórias, com uma redução nos cancelamentos de cirurgias devido à falta de preparo adequado e avaliação clínica. Anteriormente, muitas orientações eram dadas apenas no dia da cirurgia, o que gerava complicações.

“Após a consulta médica, os pacientes são encaminhados à equipe de enfermagem, que reforça as orientações de preparo pré-operatório e a programação cirúrgica. Buscamos realizar as consultas na semana do procedimento, nossa equipe de enfermeiras realiza o levantamento e agendamento dos pacientes”, comenta a enfermeira do SAPE Emily Alves.

Segundo a enfermeira Giovanna Cascione, em janeiro, mesmo durante a reforma do consultório, o Hospital atendeu 120 pacientes. Com a entrega do novo consultório, a expectativa é dobrar o número de atendimentos diários. A baixa taxa de faltas também indica a importância do serviço para os pacientes, que reconhecem a relevância das orientações recebidas.

“A consulta foi muito importante para tirar as dúvidas que eu e minha mãe tínhamos. Ela possui algumas doenças que nos deixavam preocupadas com a realização do procedimento. Porém, o médico Rodrigo foi muito atencioso, explicou nossas dúvidas e medos, falou sobre a necessidade da UTI, como ela garante segurança para minha mãe. Agora eu vejo a importância da continuação do serviço”, relata a filha de uma paciente que aguarda cirurgia de colecistectomia.

As enfermeiras Giovanna Cascione e Emily Alves (óculos) realizando o primeiro contato com o paciente
Leia também