HU se consolida como instituição referência em inovação

Assessoria de Comunicação UEL


atualizado 2 semanas atrás


O HU-UEL participou, na última semana, da inclusão do FABI-HU na Rota de Inovação do Estação 43 e do Festival Internacional de Inovação de Londrina 2024 (FILL). Os dois acontecimentos são importantes para reafirmar o HU-UEL como centro de inovação em saúde de referência no Paraná. O Hospital também participou do Hackathon Health Tech, realizado em Novembro.

A Rota de Inovação é composta por visitas guiadas que percorre espaços estratégicos da cidade

FABI-HU na Rota de Inovação

A Rota de Inovação é uma estratégia criada pelo Estação 43, com o objetivo de apresentar e conectar os diversos ambientes de inovação de Londrina a instituições, empresas e pessoas interessadas em soluções inovadoras, tanto do Paraná quanto de outras regiões do Brasil.

O FABI-HU participou da Rota de Inovação, no dia 4 de dezembro, pela primeira vez, uma das atividades preparatórias para o FILL. Durante essa participação, o FABI-HU recebeu um grupo de profissionais e investidores do Rio Grande do Sul, que tiveram a oportunidade de conhecer de perto as iniciativas inovadoras do Hospital e seu potencial no desenvolvimento de soluções para a saúde.

FILL 2024

No Festival, o FABI-HU teve destaque com a apresentação na Arena Sebrae e no recebimento do certificado de credenciamento do Separtec. A palestra intitulada Impressão 3D na Saúde: Tecnologia a Serviço de um Cuidado Mais Humano”, foi ministrada pelos docentes da UEL Sônia Fabris e Cláudio Pereira, a apresentação destacou a importância da impressão 3D no SUS e ressaltou casos práticos mediados pelo projeto.

Outro grande momento foi o recebimento do certificado, oficializando o Hospital como integrante da rede estadual de parques e ambientes de tecnologia. A diretora de enfermagem Iara Seco foi quem recebeu o certificado. A cerimônia contou também com a presença de Ana Fonseca, assessora de inovação do HU, reforçando o compromisso da instituição com a inovação tecnológica.

Autoridades do HU receberam o certificado de credenciamento do Separtec

Hackathon Health Tech

Vale lembrar, que apesar da realização nos dias 8 a 10 de novembro, na Santa Casa de Londrina, o Hackaton Health Tech trouxe à tona a importância dos projetos realizados no FABI-HU, sendo dois deles premiados com o 2º (UVEye) e 3º lugar (Talis). Ambas as equipes foram orientadas pelo professor Cláudio Pereira, coordenador do FABI-HU, que destacou o potencial inovador dos projetos e seu impacto positivo na saúde pública.

Essas conquistas reforçam o papel do HU como um polo de inovação, ciência e tecnologia. O credenciamento no Separtec, os prêmios no Hackathon Health Tech e a apresentação na Arena Sebrae evidenciam o impacto transformador das iniciativas do Hospital.

Os projetos premiados reúnem alunos dos cursos de Fisioterapia e Design da UEL

Leia também