Simpósio marca término da campanha Setembro Verde
Comunicação HU
atualizado 1 semana atrás
O 2º Simpósio de Doação de Órgãos promovido pela Divisão de Ensino e Pesquisa (DEPE), em parceria com a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (Cihdott), aconteceu nessa quarta-feira (9), marcando o término das campanhas sobre o Setembro Verde. O evento foi realizado no Anfiteatro do HU, e contou com a presença de profissionais que atuam no processo que envolve a doação de órgãos, familiares e pessoas que passaram por esse momento (doação ou recepção).
O Simpósio foi aberto com a palestra sobre “A importância da Doação de Globo Ocular no Processo de Doação de Órgãos e Tecidos”, ministrada pela médica e docente do Departamento de Oftalmologia da UEL, Ana Oguido. Na sequência, foi iniciada a mesa-redonda com a seguinte temática: “O Papel da Equipe Multiprofissional na Doação de Órgãos”, que contou com a participação da coordenadora Médica da Cihdott Raquel Prado; coordenadora de Enfermagem Carolina Marques; psicóloga Viviane Moreira e a assistente social Maria Gabriela da Silva.
No encerramento, foi convidado o Augusto Teixeira, junto com a sua mãe e pai, para receber um reconhecimento a esta família pela jornada de resiliência e esperança, e fazerem um relato da experiência sobre a recepção de órgãos. Também foi chamado para descrever a experiência com esse processo o Carlos Correa, que passou por isso como familiar de um doador de órgãos, e foi reconhecido pela sua compaixão e solidariedade. É válido lembrar que após o diagnóstico de morte encefálica e constatado a viabilidade da doação pelo paciente, a consulta para a realização do procedimento é feito à família do possível doador.