HU se mantém como referência em cuidados paliativos
Comunicação HU
atualizado 1 semana atrás
O Dia Mundial dos Cuidados Paliativos é celebrado no dia 12 de outubro, tem como objetivo conscientizar sobre a importância de manter o suporte digno para pacientes com doenças graves e incuráveis. O HU por sua vez, vem se movimentando para a evolução do serviço na instituição. O hospital mantém grupos multiprofissionais de capacitação para colaboradores da instituição, e também atua na manutenção do processo educacional do tema, com a divulgação e apoio da UEL.
“O objetivo é promover o bem-estar desde o diagnóstico até o tratamento e acompanhamento da doença, integrando intervenções curativas e de alívio de sintomas. Ou seja, o paciente pode estar em tratamento ativo e ainda assim receber cuidados paliativos, pois o foco está na pessoa e em sua qualidade de vida, e não apenas na doença”, expõe Fernanda Pegoraro, médica e integrante da Comissão de Cuidados Paliativos do HU.
Iniciativas e implantações do HU
Desde o início dos anos 2000, um grupo multiprofissional começou a capacitar profissionais do HU em Cuidados Paliativos, em parceria com o Centro de Internação Domiciliar da prefeitura, estabelecendo as bases para o desenvolvimento dessa área. No início dos anos 2000, um Comitê de Bioética foi criado e, posteriormente, expandido para incluir Cuidados Paliativos, visando apoiar a gestão de casos complexos.
A partir de 2020, ações paliativas foram integradas à Atenção Primária à Saúde, com foco na identificação de pacientes e na elaboração de planos de cuidados. Nesse mesmo período, surgiu o Grupo Multidisciplinar Cuidado Integral Paliativo Perinatal, que acompanha gestantes e famílias de fetos e neonatos com doenças graves.
Em 2021, foi formado um grupo de trabalho para implantar uma equipe multiprofissional em Cuidados Paliativos, definindo critérios de inclusão e fluxo de atendimentos. Desde então, HU e UEL têm participado ativamente de um grupo municipal para integrar serviços e promover a educação em saúde. Recentemente, foi inaugurada uma Unidade de Cuidados Paliativos para adultos, que conta com uma equipe multiprofissional dedicada ao atendimento integral dos pacientes.
Hospital-escola
O HU também se movimenta em colaboração com o CCS-UEL. O curso de Medicina aprovou a reforma da grade curricular em 2024 e agora existe uma disciplina optativa disponível para os estudantes do 3º ano, que aborda a temática do cuidado paliativo em diferentes frentes de atuação. É importante lembrar que o Hospital serve como um campo de aprendizado prático para aqueles que ingressam nos cursos que residem no Centro de Ciências da Saúde (CCS), localizado no mesmo endereço do HU.
Importância das discussões sobre cuidados paliativos
A conscientização e desmistificação sobre os cuidados paliativos são elementos importantes para que as pessoas possam acessar esse serviço, que é referência no Sistema Único de Saúde (SUS).
“Muitos ainda possuem uma visão equivocada sobre esse tipo de cuidado, o que pode levar à resistência ou ao seu início tardio. A educação adequada ajuda a desmistificar o tema, fazendo com que os cuidados paliativos sejam entendidos como um direito e uma abordagem humanizada, não apenas para o paciente, mas também para a família”, complementa Fernanda.
Confira o vídeo produzido pela Assessoria de Comunicação do HU em parceria com o setor de Cuidados Paliativos: