Design Gráfico

(Centro de Educação, Comunicação e Artes – CECA)

Perfil Profissional

Objetivos do Curso

Campos de Atuação

Sistema Acadêmico

Organização Curricular – Parte 1

Organização Curricular – Parte 2


Perfil Profissional

A formação é generalista, humanista, com visão crítica e sistêmica, com capacidade de utilização de tecnologias e é habilitado a desenvolver atividades de caráter técnico, científico e criativo, visando a concepção, desenvolvimento e solução de projetos de comunicação e informação visual, agregando valor, diferencial e inovação a produtos e serviços gráficos, impressos, digitais e outros suportes diversos.


Objetivo do Curso

Formar profissionais em Design Gráfico visando desenvolver a capacidade projetual analítica, crítica e expressiva, integrada à realidade contemporânea. Especificamente visa: aplicar fundamentos teóricos e atividades práticas para atuar nas fases metodológicas do projeto de produtos gráficos; determinar as necessidades humanas e dos sistemas produtivos, assim como sua relação; propiciar ao discente sua integração no sistema socioeconômico e cultural da região; sensibilizar o discente para as questões ambientais e sociais, tornando-o mais participativo e atuante para estas questões, levando em consideração estes fatores em seus projetos; desenvolver a capacidade analítica, crítica, técnica, criativa e expressiva; interpretar a realidade contemporânea; aplicar à prática projetual aspectos ergonômicos, culturais, econômicos, sociais, tecnológicos e estéticos; apontar soluções de comunicação visual para problemas e oportunidades de comunicação e informação; desenvolver a capacidade de análise, reflexão e síntese proveniente das atividades de pesquisa; coordenar, sintetizar e aplicar a metodologia de projeto com características práticas, estéticas e simbólicas, visando a criação de produtos tangíveis e digitais.


Campos de Atuação

Atua em diferentes segmentos mercadológicos e da sociedade em que planeja, configura e sistematiza informações. As imagens são utilizadas como meio de informação e comunicação, como em indústrias, estabelecimentos comerciais, instituições públicas e privadas, escritórios de design, agências de comunicação, propaganda e marketing, e em setores de comunicação. Pode exercer também atividades autônomas e acadêmicas. A profissão não está regulamentada.

Saiba mais sobre o Curso de Design Gráfico:
www.uel.br/prograd/catalogocursos