Biotecnologia

(Centro de Ciências Exatas – CCE)

Perfil Profissional

Objetivos do Curso

Campos de Atuação

Sistema Acadêmico

Organização Curricular


Perfil Profissional

Espera-se que o Bacharel em Biotecnologia formado pela UEL tenha o seguinte perfil:  “um profissional multidisciplinar, com sólida formação básica, científica e tecnológica, que lhe permita degradar, sintetizar e produzir materiais (bioconversões – biossíntese), à partir da matéria viva, moléculas ou células de natureza microbiana, animal ou vegetal, na perspectiva de disponibilizar processos e produtos  nas áreas das ciências da saúde, das agrárias, do meio ambiente e de bioenergia. Deverá estar preparado para ser um agente de modificação da realidade presente, por meio do exercício reflexivo e criativo de suas atividades profissionais, que contribuirá para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, bem como para a preservação ambiental. Estará habilitado a diagnosticar, analisar e solucionar problemas, aplicando conhecimentos já existentes ou produzindo novos, bem como a contribuir para a formulação de políticas que permitam a melhoria da qualidade de vida. Também será capaz de coordenar e atuar inter e multidisciplinarmente em equipes de trabalho; a desenvolver ideias inovadoras   e ações estratégicas capazes de ampliar e aperfeiçoar seu campo de atuação”. Em suma, podemos dizer que o Curso de Biotecnologia da UEL formará um profissional que tem qualidades técnicas, capacidade científica para aprender e criar, espírito de organização, empreendedorismo e liderança além de sensibilidade para as questões humanas. 


Objetivo do Curso

Promover a formação de profissionais competentes nas suas atribuições técnicas – científicas, com espírito crítico, reflexivo e questionador, capaz de utilizar eticamente as técnicas e os conhecimentos adquiridos no estudo e na prática da Biotecnologia, exercendo, desta forma, a cidadania e a profissão dignamente. Estimular a criatividade, a autonomia intelectual, o pensamento crítico e a auto-aprendizagem para a sistematização e construção do conhecimento sustentada na relação teórica e prática. Desenvolver a capacidade de observação, planejamento, contextualização e interpretação dos processos biotecnológicos e dos fatores que neles intervém, buscando soluções para os problemas relacionados a sua atividade profissional. Buscar soluções aos desafios e problemas da prática profissional, com cidadania e respeito ao meio ambiente e aos princípios éticos, estéticos e políticos. Desenvolver técnicas e métodos relativos à produção de serviços e bens biotecnológicos. Elaborar, executar, monitorar e/ou acompanhar pesquisas e produções biotecnológicas. Promover a interação entre ciência, tecnologia e produção biotecnológica. Enfim, promover a capacitação de um profissional com características inovadoras, criativas, empreendedoras para atender as demandas de mercado, regionais, nacionais e internacionais, na área de biotecnologia.


Campos de Atuação

O mercado de trabalho está em ampla ascensão. O Bacharel em Biotecnologia atuará em empresas de Biotecnologia do setor público e privado, em Consultorias e Assessorias, Universidades, Instituições de Ensino Técnico, Centros de Pesquisa, Laboratórios e Indústrias nas áreas de saúde, agrárias, ambiental, bioenergia e de alimentos, vinculados à Biotecnologia, bem como poderá dar continuidade à seus estudos visando a Pós-graduação em Biotecnologia ou áreas afins.

Saiba mais sobre o Curso de Biotecnologia:
www.uel.br/prograd/catalogocursos