Histórico

Desde a implantação do curso de agronomia em 1978, trabalhou-se na aquisição de um dos seus laboratórios mais importantes, a FAZENDA ESCOLA. Foi com o Prof. Oswaldo Calzavara na direção do Centro de Ciências Agrárias – CCA – e o Prof. Jorge Bounassar Filho como reitor, contando também com o apoio do DR. Ascêncio Garcia Lopes, Secretário de Estado Ciência e Tecnologia, foi escolhido o terreno da atual Fazenda Escola. Foi quando o Prefeito Municipal Wilson Moreira, sensibilizado com o relato a ele feito pela direção do CCA, engajou-se na luta, com o apoio de Ruy de Jesus Marçal Carneiro, Secretário dos Serviços Públicos do Município e do Dr. Lúcio Marchese, Secretário da Saúde do Município, ambos professores da Universidade.

Desta forma em dezembro de 1988, através da mensagem enviada a Câmara Municipal, conseguiu-se a aprovação da dotação para aquisição da Fazenda Escola. Fato que ocorreu na administração do reitor Prof. Jorge Bounassar Filho e do diretor do CCA o Prof. Oswaldo Calzavara. Até o ano de 1993 a Fazenda Escola foi administrada pela Direção do Centro de Ciências Agrárias a qual estava ligada academicamente e administrativamente. Em junho de 1994 a Fazenda Escola tornou-se Órgão Suplementar através da resolução nº 2.619/94 de 08 de junho de 1994, no final da administração do reitor Prof. João Carlos Thompson e da diretora do CCA Profª. Maria de Fátima Guimarães. 

Coube a administração do reitor Prof. Jackson Proença Testa e da vice-reitora Drª. Nitis Jacon de Araújo Moreira, de 1994 a 1998, a consolidação do órgão suplementar Fazenda Escola através da implantação de grande parte da infra-estrutura básica e da contratação dos recursos humanos que compõem o atual quadro de funcionários, sua maior e principal riqueza.