25 DE ABRIL, QUINTA-FEIRA |
HORÁRIO | ATIVIDADE | LOCAL | FREQUÊNCIA mínima de 60% |
14h às 15h30 | Comunicações (Sessão 1)
A experiência da Residência Pedagógica na formação acadêmica de docência em Letras-Português Ana Julia Bolfarini Jabur Franciscatte e Ana Renata Ortega
Oralidade: interesse e/ou desinteresse nas aulas? Bruno Fernando da Silva Cubas
A metodologia de ensino para além do livro didático: outras abordagens educacionais dentro de sala de aula Letícia Chockr Rodrigues | Sala de Eventos | 20% |
Comunicações (Sessão 2)
Transformação digital na educação paranaense: explorando o uso das plataformas educacionais nas salas de aula Giovana Sanches Garcia Borges
Sala de aula, contato e aprendizado João Paulo Skau de Aquino
Nas entrelinhas do ensino: novas abordagens para o trabalho com a língua portuguesa Débora Vitória Palhano de Moura | Sala 101 |
15h30 às 17h | Comunicações (Sessão 3)
Fatores externos que moldam a aprendizagem dos alunos: uma visão para além dos muros da escola Mariana dos Reis Chaves
Da teoria à prática: uma reflexão sobre a experiência de estágio com cartaz de campanha Maria das Graças Fonseca e Franciela da Silva Zamariam
O uso de metodologias ativas no ensino pós-pandemia Vitoria Calderone Ferreira, Jéssica Larissa Pais dos Santos e Franciela da Silva Zamariam | Sala de Eventos |
Comunicações (Sessão 4)
O professor mediador de leitura: a roda de conversa como método de ensino de literatura Raphaela Tasmo Rodrigues
O gênero teatro em sala de aula: desafios e possibilidades Miguel Felipe Pereira, Lucas Malezan Pedroso Dantas e Liliane Pereira
Narrativas de estágio em uma escola pública: desafios e crescimento profissional Laura Manuelly Vieira Costa e Liliane Pereira | Sala 101 |
19h30 às 21h | Comunicações (Sessão 5)
Competências socioemocionais e a disciplina de Língua Portuguesa Alessandra Tosti da Silva
Incentivo à leitura no ambiente escolar Blenda Messias de Jesus
Educação inclusiva: os desafios da prática docente para alunos com TOD Clara Galdini | Sala de Eventos | 20% |
Comunicações (Sessão 6)
Experiência no ensino médio e educação integral: as vantagens e desvantagens da educação integral no ensino médio Isabel Ourique Sant’Anna e Ivonete Julian Aparecido
Desafios do ensino descontextualizado de gramática: reflexões e alternativas Isadora Maria Ruffo Nogueira
Classicismo no ensino médio: um movimento para renascer o desejo literário nos estudantes Kawane Isabely Pereira e Letícia Palazzio | Sala 103 |
Comunicações (Sessão 7)
Educação e Literatura como facilitadores do processo sublimatório Guilherme Gabriel Trevizan
Reflexões sobre o processo educacional enquanto atravessado por processos inconscientes Guilherme Gabriel Trevizan
Uma abordagem afetiva: a influência da relação aluno-professor no ensino-aprendizagem Hanely Ramos Silva | Sala 135-A |
21h às 22h30 | Comunicações (Sessão 8)
Qual a importância das obras literárias para o ensino fundamental Gabriel da Silva
A modernidade no ensino médio em tempo integral sob a ótica de um futuro educador Gabriel de Sousa Sutil
Ensino de gramática por meio de canções nas aulas de Língua Portuguesa Juliana Alice Lima | Sala de Eventos |
Comunicações (Sessão 9)
Explorando as raízes literárias: uma Residência Pedagógica na literatura africana Kevin Gabriel da Silva Oliveira
Histórias em quadrinhos no 7º ano: relatos do estágio curricular obrigatório no ensino fundamental Laura Regina Carneiro Lugão
Se liga: aplicação e implicações Rayza Lorrayne Barbosa | Sala 103 |