Programação

05/11/2025 – QUARTA-FEIRA – NOITE
HORÁRIOATIVIDADELOCALFREQUÊNCIA
total mínimo de 60%
19h30 às 19:45ABERTURAAnfiteatro Maior20%
19h45 às 20hHOMENAGEM A EX-DOCENTES EFETIVOS DA ÁREA DE METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO
20h às 21h30PALESTRA A produção de textos na escola em tempos de IA Generativa Prof. Emerson de Pietri (USP)
06/11/2025 – QUINTA-FEIRA – TARDE
HORÁRIOATIVIDADELOCALFREQUÊNCIA
total mínimo de 60%
14h00 às 15h30COMUNICAÇÕES – SESSÃO 1 Kahoot no trabalho com a literatura no fundamental II Bianca Furlan Polo Murta e Maria Clara Dias O transbordamento da realidade escolar e social nas produções textuais: uma análise de paródias produzidas por alunos do nono ano Julia Stratico Reflexos da leitura no ensino fundamental II Isabella Andresa Alves Dos ReisLAPECH 1º andar NECTS 120%
COMUNICAÇÕES – SESSÃO 2 Silêncio das plataformas, voz dos alunos: análise sobre o ensino de escrita sem o uso do Redação Paraná Larissa Itinoce Mendonça A automatização das redações através de inteligência artificial e de modelos prontos Gabriel Veríssimo Dos Santos e Luana Moizes Santos Práticas de leitura no 9º ano: comparação entre experiências nas redes pública e privada de Londrina Gustavo André Oliveira e Victor Hugo Bento Da Costa TraldiLAPECH 1º andar NECTS 2
15h30 às 17hCOMUNICAÇÕES – SESSÃO 3 Miniconto como estratégia de leitura e escrita Alexandro Wesley de Mello de Oliveira Neurodivergentes e migrantes internacionais no fundamental II: análise das ações de apoio Ellen Aparecida Lourenço Rorato Euclides e Mauro Morais Neto Metodologias de ensino de análise linguística: entre o RCO+ e a universidade Isabela Medeiros Trindade e Larissa Cardozo RodolfoLAPECH 1º andar NECTS 1
COMUNICAÇÕES – SESSÃO 4 Figuras de linguagem, literatura e educação: práticas de leitura na escola Enzo Manzano Stipp e José Luiz Otênio Neto Desafios do professor iniciante: reflexões sobre a práxis na experiência de estágio Mariana Emídio Bonifácio O ensino de língua portuguesa contextualizado: o impacto da descontextualização no afastamento do aluno Rebecca Maria Pereira RibasLAPECH 1º andar NECTS 2
06/11/2025 – QUINTA-FEIRA – NOITE
HORÁRIOATIVIDADELOCALFREQUÊNCIA
total mínimo de 60%
19h às 20h30COMUNICAÇÕES – SESSÃO 5 Plataformização e ensino de língua portuguesa: desafios e potencialidades no 6º ano Maria Eduarda Scaramal Camilo Educação do campo: diferenças sociais e o papel afetivo do professor na aprendizagem Eloisa Martins Silvestre Metodologias ativas no ensino do gênero notícia: um relato de estágio supervisionado em Letras Maicon Antônio PereiraLAPECH 1º andar NECTS 120%
COMUNICAÇÕES – SESSÃO 6 Geração alpha: modernidade líquida e seus impactos no leitor crítico Anna Victorya Rigolon e Gabriel Pimenta Martins Desafios do ensino de língua portuguesa em escolas indígenas kaingang Lucenilda Maria Rodrigues O uso das tecnologias digitais no ensino de língua portuguesa: resultados e desafios de uma experiência no ensino médio noturno Fernanda Mendes AlbergoniLAPECH 1º andar NECTS 2
20h30 às 20h50COFFEE-BREAKSala de Eventos
20h50 às 22h20COMUNICAÇÕES – SESSÃO 7 Estágio curricular obrigatório e afetividade: relato sobre importar-se, educar e humanizar Michelle Matie Morikawa Gênero textual infográfico: uma análise da proposta de ensino disponibilizada pela plataforma RCO+ Guilherme Fabrin Tomaelli Do Barroco ao Romantismo: o letramento literário pela escrita e circulação social do poema Felipe Augusto GuelfiLAPECH 1º andar NECTS 1
COMUNICAÇÕES – SESSÃO 8 Performance, afeto e resistência: um estudo autoetnográfico sobre a escolha pela docência João Vítor Pereira Ukracheski A contribuição da pedagogia dos multiletramentos para a produção de sentidos nas aulas de língua portuguesa José Augusto da Silva Lauzut Os desafios da educação inclusiva em escolas estaduais no Paraná Júlia Egídio SantosLAPECH 1º andar NECTS 2
07/11/2025 – SEXTA-FEIRA – MANHÃ
HORÁRIOATIVIDADELOCALFREQUÊNCIA
total mínimo de 60%
9h30 às 11hREUNIÃO do Grupo de Pesquisa FELIP – Formação e Ensino em Língua Portuguesa (DGP/CNPq)119-Bapenas participantes do grupo e convidados(as)
07/11/2025 – SEXTA-FEIRA – TARDE
HORÁRIOATIVIDADELOCALFREQUÊNCIA
total mínimo de 60%
14h às 15h30MESA-REDONDA Formação de professores em Letras e as novas regras da EAD Profa. Andressa Aparecida Lopes (Mediadora, UEL) Profa. Diene Eire de Mello (UEL) Profa. Idelma Maria Nunes Porto (Unopar)Anfiteatro Maior20%
15h30 às 15h50COFFEE-BREAKSala de Eventos
15h50 às 17h20COMUNICAÇÕES – SESSÃO 9 A precarização do saber na modernidade líquida: reflexos do estágio docente frente à inteligência artificial Ana Beatriz Carmello Mroguschfski e Isabela da Silva Oliveira Marcas da oralidade nas produções textuais Magali Coelho Pereira Falta de interesse e falta de literatura no ambiente escolar Guilherme Gabriel TrevizanLAPECH 1º andar NECTS 1
COMUNICAÇÕES – SESSÃO 10 A formação do leitor nos anos finais do ensino fundamental: desafios e caminhos possíveis Janaína Nocera Oliveira Geraldo A retextualização de textos narrativos como estratégia didática para produção de textos jornalísticos Ana Paula Lourenço Martins de Almeida e Renan Gabriel Coineth de Souza Letramento e produção textual no ensino médio: uma experiência no estágio supervisionado Maria das Graças Fonseca Moraes e Profa. Franciela Silva Zamariam (SEED)LAPECH 1º andar NECTS 2
07/11/2025 – SEXTA-FEIRA – NOITE
HORÁRIOATIVIDADELOCALFREQUÊNCIA
total mínimo de 60%
19h10 às 21hCOMUNICAÇÕES – SESSÃO 11 A aprendizagem de língua portuguesa no ensino técnico Adriana Pereira e Bianca Camila Santos Proença O uso de aparelhos celulares no ambiente escolar pós implementação da lei nº 15.100/2025 Ana Julia de Souza Tukasaki e Ellen Beatriz Souza da Silva Estratégia de leitura no ensino médio: o (des)interesse do aluno contemporâneo em ler e como lidar com esse desafio Alifer Fernandes Queiroz O estudo vale a pena? Compreendendo a importância dos estudos nos tempos atuais Eduarda Loureiro GuedesLAPECH 1º andar NECTS 120%
COMUNICAÇÕES – SESSÃO 12 O impacto da desvalorização docente no ensino médio na rede pública paranaense Amanda dos Santos Bizerra e Diene Quele dos Santos Ensino de literatura e produção textual: reflexões teórico-práticas da regência às lacunas do ensino voltado ao Enem frente aos vestibulares Elisângela Beltrão da Silva O eu que se lê e se escreve: a construção de identidade nas aulas de leitura e produção de textos no ensino médio Ana Clara Borges da Cruz A prova como fim: reflexões críticas sobre a avaliação e o esvaziamento da aprendizagem Thiago Gabriel Cechetti e Vitória Maria de AlmeidaLAPECH 1º andar NECTS 2
21h às 22hENCERRAMENTOSala de Eventos