Programação

24 DE ABRIL, QUARTA-FEIRA
HORÁRIOATIVIDADELOCALFREQUÊNCIA
mínima de 60%
19h30 às 19h45AberturaAnfiteatro Maior20%
19h45 às 21h15Palestra “O conceito de multimodalidade para a formação inicial de professores de Língua Portuguesa: alguns apontamentos”
Prof. Petrilson Pinheiro (Unicamp)

25 DE ABRIL, QUINTA-FEIRA
HORÁRIOATIVIDADELOCALFREQUÊNCIA
mínima de 60%
14h às 15h30Comunicações (Sessão 1)

A experiência da Residência Pedagógica na formação acadêmica de docência em Letras-Português
Ana Julia Bolfarini Jabur Franciscatte e Ana Renata Ortega

Oralidade: interesse e/ou desinteresse nas aulas?
Bruno Fernando da Silva Cubas

A metodologia de ensino para além do livro didático: outras abordagens educacionais dentro de sala de aula
Letícia Chockr Rodrigues
Sala de Eventos20%
Comunicações (Sessão 2)

Transformação digital na educação paranaense: explorando o uso das plataformas educacionais nas salas de aula
Giovana Sanches Garcia Borges

Sala de aula, contato e aprendizado
João Paulo Skau de Aquino

Nas entrelinhas do ensino: novas abordagens para o trabalho com a língua portuguesa
Débora Vitória Palhano de Moura
Sala 101
15h30 às 17hComunicações (Sessão 3)

Fatores externos que moldam a aprendizagem dos alunos: uma visão para além dos muros da escola
Mariana dos Reis Chaves

Da teoria à prática: uma reflexão sobre a experiência de estágio com cartaz de campanha
Maria das Graças Fonseca e Franciela da Silva Zamariam

O uso de metodologias ativas no ensino pós-pandemia
Vitoria Calderone Ferreira, Jéssica Larissa Pais dos Santos e Franciela da Silva Zamariam
Sala de Eventos
Comunicações (Sessão 4)

O professor mediador de leitura: a roda de conversa como método de ensino de literatura
Raphaela Tasmo Rodrigues

O gênero teatro em sala de aula: desafios e possibilidades
Miguel Felipe Pereira, Lucas Malezan Pedroso Dantas e Liliane Pereira

Narrativas de estágio em uma escola pública: desafios e crescimento profissional
Laura Manuelly Vieira Costa e Liliane Pereira
Sala 101
19h30 às 21hComunicações (Sessão 5)

Competências socioemocionais e a disciplina de Língua Portuguesa
Alessandra Tosti da Silva

Incentivo à leitura no ambiente escolar
Blenda Messias de Jesus

Educação inclusiva: os desafios da prática docente para alunos com TOD
Clara Galdini
Sala de Eventos20%
Comunicações (Sessão 6)

Experiência no ensino médio e educação integral: as vantagens e desvantagens da educação integral no ensino médio
Isabel Ourique Sant’Anna e Ivonete Julian Aparecido

Desafios do ensino descontextualizado de gramática: reflexões e alternativas
Isadora Maria Ruffo Nogueira

Classicismo no ensino médio: um movimento para renascer o desejo literário nos estudantes
Kawane Isabely Pereira e Letícia Palazzio
Sala 103
Comunicações (Sessão 7)

Educação e Literatura como facilitadores do processo sublimatório
Guilherme Gabriel Trevizan

Reflexões sobre o processo educacional enquanto atravessado por processos inconscientes
Guilherme Gabriel Trevizan

Uma abordagem afetiva: a influência da relação aluno-professor no ensino-aprendizagem
Hanely Ramos Silva
Sala 135-A
21h às 22h30Comunicações (Sessão 8)

Qual a importância das obras literárias para o ensino fundamental
Gabriel da Silva

A modernidade no ensino médio em tempo integral sob a ótica de um futuro educador
Gabriel de Sousa Sutil

Ensino de gramática por meio de canções nas aulas de Língua Portuguesa
Juliana Alice Lima
Sala de Eventos
Comunicações (Sessão 9)

Explorando as raízes literárias: uma Residência Pedagógica na literatura africana
Kevin Gabriel da Silva Oliveira

Histórias em quadrinhos no 7º ano: relatos do estágio curricular obrigatório no ensino fundamental
Laura Regina Carneiro Lugão

Se liga: aplicação e implicações
Rayza Lorrayne Barbosa
Sala 103

26 DE ABRIL, SEXTA-FEIRA
HORÁRIOATIVIDADELOCALFREQUÊNCIA
mínima de 60%
9h30 às 11hReunião do Grupo de Pesquisa FELIPSala de Reuniões***
14h às 15h30Mesa-redonda “Ensino de Língua Portuguesa e Literatura em contextos cívico-militares”
Profa. Cláudia de Faria Barbeta (Mediadora – UEL)
Profa. Elissandra Oliveira Galassi (C. E. Tsuru Oguido)
Profa. Marileia Cardoso de Miranda (E. E. Mons. Josemaria Escrivá)
Sala de Eventos20%
15h30 às 17hComunicações (Sessão 10)

A diversidade cultural presente dentro da instituição escolar: um olhar sobre o reconhecimento do indivíduo por meio do multiculturalismo
Sandy da Rocha Locatelli

Práticas de multiletramentos para educação ambiental: desafios e possibilidades na formação do professor de Língua Portuguesa
Cláudia de Faria Barbeta e Cláudia Lopes Nascimento
Sala de Eventos
19h30 às 21hComunicações (Sessão 11)

Artigo de opinião: uma análise de produções de alunos de ensino médio de uma escola pública de Londrina
Nathalia Kimberly Prestes Soares e Melissa Gomes de Oliveira

A disciplina de Oratória e Comunicação no ensino médio: os recursos visuais como um aliado em apresentações orais
Paula Franciela de Souza
Sala de Eventos20%
21h às 22hFechamentoSala de Eventos