HISTÓRIA
As discussões sobre a implantação do curso em Londrina surgiram na década de 1970, em pleno desenvolvimento da cidade de Londrina-PR, logo após a criação da Universidade. No auge do crescimento econômico, a região era carente de profissionais especializados, como arquitetos e engenheiros, por isso foi o momento de mobilizar a sociedade civil organizada no sentido de reivindicar a criação do curso.
O arquiteto gaúcho Edgar Albuquerque Graeff, um dos fundadores do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (UnB), participou da história de criação e implantação do curso de Arquitetura e Urbanismo na UEL. Na mesma época, um modelo inovador instituído por Graeff na Pontifícia Universidade Católica (PUC), de Goiânia (GO), também serviu de exemplo, o que resultou no convite para que ele ajudasse na elaboração do plano do futuro curso da UEL.
Criado por meio da Resolução n.º 501, de 21 de outubro de 1978, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade recebeu a primeira turma de estudantes quase um ano depois, em agosto de 1979. Foi reconhecido pela Portaria Ministerial n.º 331, de 26 de julho de 1984, mesmo ano em que entregou ao mercado de trabalho a primeira turma de arquitetos e urbanistas.