Aluna do Colégio de Aplicação, bolsista de IC Júnior da UEL recebe menção honrosa em premiação do CNPq

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atualizado 5 horas atrás


O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anunciou os vencedores do 22º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica – Edição 2024. Além de nove bolsistas contemplados com as principais premiações nas categorias Bolsista de Iniciação Científica (IC), Bolsista de Iniciação Tecnológica (IT) e Bolsista de Iniciação Científica Júnior (ICJr) de cada grande área do conhecimento, foram agraciados com menção honrosa um bolsista da área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; três bolsistas da área de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes; e três bolsistas da área de Ciências da Vida.

A estudante Rebeca Rosa Marins foi uma das agraciadas com menção honrosa como bolsista de Iniciação Científica Junior na área de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes, com projeto vinculado ao curso de História, do Centro de Letras e Ciências Humanas da UEL. Rebeca tem 18 anos, é nascida em Londrina e estuda no Colégio de Aplicação Pedagógica da UEL.

Em entrevista à Agência UEL, Receba disse que se interessou em participar das atividades por se tratar de um projeto da UEL. Ela conta que desde criança ouvia falar sobre a instituição, apostando no projeto como uma oportunidade de ter contato com a vida acadêmica e com pessoas do meio acadêmico, diz. Intitulado “Mulheres nas Sagas de Vinland: Representações Femininas na História e na Memória Cultural”, o projeto de pesquisa tratou sobre a forma como as mulheres de antigamente eram vistas e como influenciavam a sociedade.

Questionada sobre os conhecimentos adquiridos com o projeto, a aluna disse que o trabalho contribuiu muito para o seu aprendizado, ao fazê-la “refletir sobre o papel das mulheres na história e sobre como é feita a construção da memória cultural”, destaca.

“Mesmo em contextos antigos, como o da saga nórdica, as mulheres desempenhavam um papel importante na sociedade”, completa. Além do aprendizado sobre um olhar mais crítico a textos da época e maior sensibilidade nas questões de gênero. Rebeca conclui dizendo que, o trabalho foi muito enriquecedor tanto do ponto de vista acadêmico, quanto pessoal”.  

O professor Lukas Gabriel Grzybowski, a aluna Receba Marins e o professor Claudemir Pereira, coordenador do Escritório de Apoio ao Pesquisador, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. (Foto: Acervo pessoal).

Rebeca Marins finalizou dizendo que se sentiu “inspirada pela trajetória de seu orientador e que pretende seguir na vida acadêmica e futuramente trabalhar com a educação”.

Segundo o professor orientador de Rebeca, Lukas Gabriel Grzybowski, a estudante participou por dois anos no projeto e trabalhou no primeiro ano com textos introdutórios relacionados à Idade Média. No segundo ano, a aluna estava inserida no grupo de pesquisa que envolvia diversos temas, como questões históricas e individuais, “demonstrando não apenas rigor acadêmico, mas também sensibilidade e inovação ao abordar temas fundamentais para a compreensão da história e da cultura”, conta o docente.

Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), por meio do diretor de Pesquisa em exercício, professor Eduardo José de Almeida Araújo, parabenizou a estudante pelo empenho e dedicação, bem como, seu orientador, pelo acompanhamento e incentivo fundamentais, e ao Colégio de Aplicação da UEL, pelo ambiente de estímulo à pesquisa e ao pensamento crítico.

Segundo o professor Eduardo José, “a conquista de uma menção honrosa em um prêmio tão competitivo e tradicional, promovido pelo CNPq em parceria com a Academia Brasileira de Ciências e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), é motivo de grande orgulho para nossa instituição, sobretudo, para o Colégio de Aplicação. Pois reafirma o compromisso de todos com a formação científica de excelência e com a valorização da pesquisa desde os primeiros passos na trajetória acadêmica”.

Referências:

Aluna do Colégio de Aplicação, bolsista de IC Júnior da UEL recebe menção honrosa em premiação do CNPq. O Perobal, 2025. Disponível em:<https://operobal.uel.br/proppg/2025/07/04/iniciacao-cientifica/>. Acesso em: 08 jul. 2025.

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