Atividades

A Comissão Institucional de Avaliação da Pós-Graduação (CIAPG), elaborou durante a gestão as fichas de avaliação Discente, Docente, Egressos e o Relatório de avaliação dos Programas de Pós-Graduação Stricto sensu da UEL.

A CIAPG elaborou o documento do Planejamento estratégico dos Programas da UEL. Onde está documentado as atividades e orientações do processo de Autoavaliação e Planejamento Estratégico Intitucional dos Programas de Pós-Graduação da UEL.

A CIAPG realizou reuniões com as Comissões de autoavaliação (CAA) dos Programas para instrumentalização e discussão sobre as formas de análise dos dados coletados nas diferentes fichas de avaliação. Além disso, discutiu a elaboração do Relatório de autoavaliação dos Programas de Pós-Graduação.

A CIAPG organizou o Fórum de Autoavaliação dos Programas de Pós-Graduação Stricto sensu da UEL. O evento foi realizado nos dias 18 e 19 de maio de 2023. Para as apresentações e discussões no Fórum de autoavaliação institucional, os Programas foram distribuídos em três Colégios: Colégio de Ciências da Vida, Colégio de Humanidades, Colégio de Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar. Para avaliar este processo, Professores externos a UEL foram convidados:
Prof. Dr. Ângelo Ricardo de Souza – Coordenador da Área de Educação na CAPES.
Prof. Dr. Robert Evan Verhine – Professor Titular (aposentado) da Universidade Federal da Bahia
Profa. Dra. Evanilde Benedito – Coordenadora da Área de Biodiversidade na CAPES
Prof. Dr. Edvani Curti Muniz – Coordenador Adjunto da área de Materiais na CAPES

Cerca de 100 professores da UEL participaram deste evento, onde foi feita a divulgação dos resultados das autoavaliações dos Programas de Pós-graduação Stricto sensu; a avaliação destes resultados pelos avaliadores externos e a realização da meta-avaliação deste processo.

A CIAPG promoveu dois eventos pensando na autoavaliação e no planejamento estratégico. O primeiro foi o seminário ‘Planejamento Estratégico e Autoavaliação dos PPGs da UEL’, em 17 de julho, que contou com a experiência de professores da UEL para apresentar cases de sucesso. O segundo, uma palestra com o Prof. Dr. Robert Verhine em 28 de novembro, refletiu sobre a importância dos indicadores qualitativos no processo avaliativo da CAPES.
Assim, a CIAPG organizou os eventos:

Seminários: “Planejamento Estratégico e Autoavaliação dos Programas de Pós-Graduação Stricto sensu da UEL“, realizado em 17 de julho de 2024.
Palestrantes Convidados:
• Profa. Dra. Sandra Regina Ferreira de Oliveira (Doutorado em Educação pela Universidade de Campinas e Professora Associada da UEL).
• Prof. Dr. André Luis Laforga Vanzela (Doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo e Professor Associado da UEL).
Objetivo: Os palestrantes apresentaram as trajetórias e os desdobramentos que os PPGs implementaram a partir dos resultados de suas autoavaliações.

Palestra: “Seminário: Reflexões sobre o Papel de Indicadores Qualitativos na Avaliação da CAPES“, realizada em 28 de novembro de 2024.
• Palestrante: Prof. Dr. Robert Verhine.
Objetivo: O Prof. Verhine compartilhou suas reflexões sobre os caminhos que os PPGs devem considerar para aprimorar seus processos e resultados.

A CIAPG elaborou o documento do Planejamento estratégico dos Programas da UEL (2022-2026). Onde está documentado as atividades e orientações do processo de Autoavaliação e Planejamento Estratégico Intitucional dos Programas de Pós-Graduação da UEL. E o relatório institucional da autoavaliação dos Programas de Pós-Graduação Stricto sensu da UEL.