ESTUDANTES DO CURSO DE DIREITO VISITAM ESCOLAS

CESA


atualizado 5 meses atrás


Nos dias 02 a 05 de outubro, estudantes de Direito da Universidade Estadual de Londrina (UEL) se dirigem à rede pública de educação de Londrina para realizar dinâmicas de conscientização acerca de questões jurídicas com alunos do Ensino Fundamental e Médio.

Vinculado ao Programa de Formação Complementar “Carreira Jurídica in loco”, o ciclo de palestras, coordenado pelas professoras Juliana Kiyosen Nakayama e Renata Calheiros Zarelli, do Curso de Direito da UEL (CESA), foi concebido com o propósito de apresentar às crianças e aos adolescentes temas jurídicos contemporâneos de grande relevância, além de destacar o curso de Direito e as oportunidades profissionais disponíveis na área.

O grupo é composto por mais de 60 estudantes de graduação e da pós-graduação do Curso de Direito.

VISITAS ÀS ESCOLAS:

Na totalidade, estão programadas palestras nos períodos matutino e vespertino, para cerca de 1.000 alunos dos Colégios Estaduais Prof.º Newton Guimarães (02/10), Albino Feijó Sanches (03/10), Prof.ª Margarida de Barros Lisboa (04/10) e Prof.ª Maria José Balzanelo Aguilera (05/10) e Escola Municipal Maestro Andréa Nuzzi (05/10).

Os representantes discentes do Colégio Estadual Profª. Margarida de Barros Lisboa, sendo Ana Beatriz Mastellini Sanches Silva, Ana Carla Macedo Ramos, Enzo Schirmer Vilarinho Pires e Lara Mendonça Nonato Cerini, construíram um método dinâmico interativo visando uma maior assimilação e diálogo do conteúdo exposto nas palestras com os infantes. Nesse ínterim, focaram em demonstrar que a mudança começa na sala de aula, a fim de obter um futuro mais justo e inclusivo.

Em vista disso, os palestrantes estão preparados para abordar diversas temáticas fundamentais para os alunos, visando ampliar sua compreensão sobre questões sociais cruciais. O enfoque incluirá o entendimento aprofundado sobre racismo e preconceito, abordando o conceito do crime de racismo, suas penalidades associadas e diferentes tipos de racismo. Ainda, serão discutidos assuntos relacionados a assédio, compreendendo seus conceitos, tipos e manifestações tanto no ambiente doméstico quanto no local de trabalho, incluindo chantagem e intimidação, com destaque para exemplos práticos elucidativos. Por fim, também serão explorados os crimes que ocorrem em ambientes virtuais, como o cyberbullying, injúria, difamação e calúnia, apresentando as penas correspondentes e exemplos práticos para uma melhor compreensão.

Prof. Juliana K. Nakayama

Leia também

📚✨ Explore novos horizontes acadêmicos! As inscrições para as pós-graduações do CESA – Universidade Estadual de Londrina estão oficialmente abertas!

Estude em uma das melhores instituições do país e dê um passo significativo em sua jornada educacional. 🚀 Confira os cursos ofertados e obtenha mais informações clicando no link: https://sites.uel.br/cesa/lato-sensu/ Não perca a chance de elevar seu conhecimento e aprimorar suas habilidades estudando com professores renomados em suas áreas.


PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL RECEBE PESQUISADORES HAITIANOS

Na aula da disciplina “Gestão de Política Social II – Gestão de Organizações do Terceiro Setor,” tivemos a participação de dois destacados pesquisadores haitianos. Dominique Antoine, que está atualmente realizando seu doutorado no Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Política Social da UEL, participou da aula como parte de seu estágio doutoral sanduíche na […]


Conselho de Centro do CESA recebe o servidor Luis Fernando Casarim.

O Conselho de Centro do Cesa reuniu-se extraordinariamente na data de 25 de setembro às 10:00 com o servidor Luis Fernando Casarim. A reunião foi marcada para que Casarim apresentasse a metodologia de cálculo da proposta institucional de distribuição das vagas docentes entre os Centros de Estudo. Casarim apresentou a metodologia e tirou dúvidas dos […]


A SECRETARIA GERAL DO CESA RECEBE DOAÇÕES DO PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITO NEGOCIAL

A Secretaria Geral do CESA recebeu quatro caixas com materiais de consumo de doação do Programa de Pós-graduação em Direito Negocial. Segundo o Diretor do CESA Miguel Belinati Piccirillo o material será utilizado pelos servidores e professores do Centro. O Diretor ressalta também que a economia, gerada pela doação, possibilitará que o Centro utilize melhor […]