183 – Curso de Pós-Graduação Lato sensu MBA em Inovação e Design Thinking

Nível: Especialização

Curso conveniado com FAUEL

Cronograma

PROCEDIMENTOSDATAS
Período de isenção Justiça Eleitoral e Doação de Sangue22 a 26/09/2022
Resultado de Isenção da Justiça Eleitoral e Doação de Sangue28/09/2022, a partir das 17h00
Período de Recurso da Isenção da Justiça Eleitoral e Doação de Sangue29/09/2022
Resultado de Recurso da Isenção da Justiça Eleitoral e Doação de Sangue03/10/2022, a partir das 17h00
Período de Inscrição06/10/2022 a 14/02/2023
Período de envio de documentos, via e-mail (spg.latosensu@uel.br), para homologação da inscrição06/10/2022 a 14/02/2023
Período de seleção15 a 16/02/2023
Divulgação do Edital de Resultado e Convocação para Matrícula17/02/2023, a partir das 17h00, na página do curso: https://sites.uel.br/ceca/https-sites-uel-br-ceca-183-curso-de-especializacao-em-mba-em-inovacao-e-design-thinking/
Período de Matrícula via webPortal do Estudante de Pós-Graduação23/02/2023 à 28/02/2023
Período de envio de documentos – Deverá ser entregue na Secretaria de Pós-Graduação do CECA no período Vespertino (das 14h00 às 18h00) ou enviado via SEDEX – para Confirmação da matrícula23/02/2023 a 28/02/2023

Atenção: O candidato deverá acompanhar os atos relativos ao processo de seleção disponíveis no site do Curso (https://sites.uel.br/ceca/lato-sensu/), obrigando-se a atender aos prazos e às condições estabelecidas no presente edital e àqueles que vierem a ser divulgados durante a execução da seleção.

Reformulação: Officio

Resolução:07/2020

Deliberação: Colegiado LSP N° 25/2022

Número de Vagas: 20/40

Carga Horária: 360h

Público Alvo:Graduados e graduados em Design e Moda, Administração, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, que também atuam como Gerentes de Departamentos de Desenvolvimento de Negócios e Empreendimentos, desde a conclusão de um certificado de graduação reconstituído.
Estudantes de outras áreas que pretendem trabalhar com inovação Design Gráfico, Produto, Moda e outros
Especialmente nas áreas:
●  Administração, Marketing

●  Comunicação, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Relações Públicas
●  Arquitetura, Engenharia, Computação, Tecnologia da informação
●  Artes, Educação, Letras

Empresários que desejam capacitar seus colaboradores para a inovação e o design.
Empreendedores em geral
Colaboradores ou autônomos
Participantes de eventos de startups (hackathons, anjos, aceleradoras, envolvidos com governanças ligadas a polos de inovação), incubadoras, agências de inovação, sistema S e afins

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

Módulo 1
CódigoDisciplinaCréditosCarga horária
2 DGN 222Gestão estratégica de Design e inovação2Cr30h
2 DGN 223Gestão de comunicação e comportamento de consumo2Cr30h
2 DGN 224Design para novos cenários e tendências2Cr30h
2 DGN 225Design Thinking2Cr30h
2 DGN 226Gestão da Inovação2Cr30h
2 ADM 478Fundamentos da Administração de Empresas2Cr30h
Total do Módulo 112Cr180h
Módulo 2
CódigoDisciplinaCréditosCarga Horária
2 DGN 227Gestão de Equipes de Inovação com Base em
Design
2Cr30h
2 DGN 228Gestão do Conhecimento e a Aprendizagem
Organizacional
2Cr30h
2 DGN 229Sustentabilidade e Inovação Social pelo Design2Cr30h
2 DGN 230Branding e Cognição2Cr30h
2 DGN 231Design para um novo Marketing2Cr30h
2 DGN 232Gestão de Design Operacional2Cr30h
Total do Módulo 212Cr180h
Módulo 3
CódigoDisciplinaCréditosCarga horária
2 DGN 233Empreendedorismo2Cr30h
2 DGN 234Gestão Financeira em Design2Cr30h
2 DGN 220Design Thinking para o Planejamento Pessoal e
Profissional
2Cr30h
2 DGN 236Pesquisa e Desenvolvimento em Design Estratégico
e Inovação
2Cr30h
2 DGN 237Tópicos Especiais em Gestão Estratégica de Design
e Inovação
1Cr15h
2 DGN 022Trabalho de Conclusão de Curso de Pós-Graduação30h
Total do Módulo 39Cr165h
Disciplinas Optativas
CódigoDisciplinaCréditosCarga horária
2 DGN 006Moda, Cultura e Sociedade2Cr30h
2 DGN 157Marketing Digital1Cr15
Total das Disciplinas Optativas3Cr45h

Ementário

Ementário do Módulo 1
CódigoDisciplinaCréditosCarga horária
2 DGN 222Gestão Estratégica de Design e Inovação – Gestão de Design. Níveis da Gestão de design (estratégico, tático e operacional). Design estratégico. Introdução à Inovação. Desenvolvimento do pensamento sistêmico.2Cr30h
2 DGN 223Gestão de Comunicação e Comportamento de
Consumo
-Comportamento social e design. Cultura, comunicação e mercado. A organização Ponto Zero. Novos perfis de consumo, consumidores e colaboradores. Inovação em comunicação e empreendedorismo.
2Cr30h
2 DGN 224Design para novos cenários e tendências – Gestão das Tendências no processo de inovação: análise de sinais da dinâmica cultural contemporânea que apontam tendências a serem consideradas estrategicamente na criação de novos produtos, serviços, comunicação e modelos de negócios. Zeitgeist: Visão e análise do entorno, fundamentos da hipermodernidade e da pós-modernidade. Coleta de dados: análise de padrões e anomalias. Métodos para leitura do universo simbólico por trás do consumo. Macro e microtendências. Leitura de perfil atitudinal nas gerações.2Cr30h
2 DGN 225Design Thinking Origens do termo. Design Thinking (DT) como modelo mental. Bases do DT no Human centered design. Processo de DT. Habilidades evidenciadas pelo modelo mental. Aplicações como método de Resolução de problemas, abordagem de inovação, e estratégias de ensino-aprendizagem. Desenvolvimento do modelo mental do DT.2Cr30h
2 DGN 226Gestão da Inovação – Inovação aberta. Métodos, processos e indicadores para inovação.2Cr30h
2 ADM 478Fundamentos da Administração de Empresas – O pensamento administrativo atual.2Cr30h
Total do Módulo 112Cr180h
Ementário do Módulo 2
CódigoDisciplinaCréditosCarga Horária
2 DGN 227Gestão de equipes de inovação com base em design Tipologias organizacionais para a inovação. Criatividade individual e coletiva. Pensamento sistêmico. Abordagem arquetípica aplicada à gestão de equipes. Gestão e liderança de equipes de inovação. Conceitos, fundamentos, métodos e ferramentas.2Cr30h
2 DGN 228Gestão do Conhecimento e a Aprendizagem
Organizacional

Caracterização, tipos, conversão e gestão do conhecimento. Integração do conhecimento. Caracterização e mecanismos de aprendizagem. Gestão do design e aprendizagem organizacional.
2Cr30h
2 DGN 229Sustentabilidade e Inovação Social pelo Design – Design como elemento motivador e guia da inovação social e da sustentabilidade. Fundamentos e histórico da discussão do desenvolvimento sustentável. Dimensões contemporâneas da sustentabilidade e de seus impactos sociais. Design de ciclo de vida dos sistemas de produção e utilização – análise e estratégias para sua otimização quanto a impactos ambientais, econômicos e sociais.2Cr30h
2 DGN 230Branding e Cognição – Marca. Branding. Branding digital. Imagem e identidade. Design e branding. Sistemas de percepção e de cognição humana. Introdução aos fundamentos em Neurociência, Neuromarketing e Neuroestética. Neurodesign.2Cr30h
2 DGN 231Design para um novo Marketing – MKT digital para negócios. Estratégias e Design; Conceito de Produto; ações midiáticas integradas e inovadoras; redes sociais; componentes e dispositivos da Internet; Gestão de Marcas no Ciberespaço; Marketing de Conteúdo e de Atração pelo Design2Cr30h
2 DGN 232Gestão de Design Operacional – Experiência do Usuário. Design para novas tecnologias. Gestão do processo de design thinking em nível operacional (o projeto; o fazer).2Cr30h
Total do Módulo 212Cr180h
Ementário do Módulo 3
CódigoDisciplinaCréditosCarga horária
2 DGN 233Empreendedorismo – Perfil do Empreendedor. Empreendedorismo e Inovação. Startups.
Modelagem de negócios. Estratégias e Mercado.
2Cr30h
2 DGN 234Gestão Financeira em Design – Ferramentas de gestão financeira – Balanço Patrimonial; DRE; DFC; Orçamento empresarial. Gestão de Custos e Pricing – Métodos de custeio aplicáveis a empresas de serviços; Gestão de Preços; Análise de Margem de Contribuição e Ponto de Equilíbrio. Abertura de Empresa no Brasil – Tipos de Empresa; Tributação sobre serviços de Design; Etapas para abertura da empresa e obrigações mensais.2Cr30h
2 DGN 220Design Thinking para o Planejamento Pessoal e
Profissional –
Design Thinking como modelo mental e processo de inovação pessoal e profissional.
Autoconhecimento e autoaprimoramento. Definição de propósito, objetivos e metas de
vida e carreira. Exploração e prototipagam de possibilidades. Plano de ação pessoal e
profissional.
2Cr30h
2 DGN 236Pesquisa e Desenvolvimento em Design Estratégico
e Inovação
– Pesquisa científica. O meio científico. Aplicação da pesquisa científica em projetos de
design.
2Cr30h
2 DGN 237Tópicos Especiais em Gestão Estratégica de Design
e Inovação

● Gestão do Conhecimento (incorporação)
● Gestão da qualidade no design
● Macroergonomia
1Cr15h
Total do Módulo 39Cr135h
Ementário do Trabalho de conclusão de curso de pós-graduação
2 DGN 022Desenvolvimento de projeto com aplicação prática de inovação: em design, pelo design, de design, com design e/ou para o design, documentado

Documento: em forma das seguintes publicações cientificas
30h
Trabalho de conclusão de curso de pós-graduação30h
Ementário das Disciplinas Optativas
2 DGN 006Moda, Cultura e Sociedade – Reflexão e análise crítica do significado de tendência. Antecipação e construção de
tendência. Interpretação de sinais socioculturais e estéticos. Observação das mudanças
de comportamento, das aparências e do consumo.
2Cr30h
2 DGN 157Marketing Digital – Fundamentos e ferramentas do marketing digital. Marketing para mídias sociais. Inbound
marketing e criação de conteúdo. Estratégias e estudo de casos em campanhas de
marketing digital.
1Cr30h
Total das disciplinas optativas3Cr60h

Horário das Aulas

A oferta será remota síncrona com aulas nas quintas das 19h00 às 23h00 e aos sábados das 8h00 às 12h00 utilizando a plataforma google Meet, tendo uma semana livre entre as disciplinas.

Inscrição

Os documentos deverão ser encaminhados via e-mail para o endereço spg.latosensu@uel.br, conforme cronograma – item 1. A documentação deve estar completa, caso contrário, o candidato será automaticamente excluído do processo seletivo.

O e-mail deverá ser identificado com o assunto “Inscrições Especialização – NOME DO/A CANDIDATO/A”. (Exemplo: Inscrições Especialização em Direção de Arte: design e comunicação – nome do aluno)

Não haverá entrega física de documentação, o envio será exclusivamente via e-mail, para o endereço indicado. Obrigatoriamente, a documentação exigida deverá ser dividida em arquivos digitalizados no formato PDF, não podendo ultrapassar 8MB em cada arquivo.

Documentações de inscrições recebidas no e-mail após o horário indicado serão indeferidas. Portanto, verifique a configuração de seu e-mail e faça o ajuste para o horário de Brasília.


Não nos responsabilizaremos por quaisquer problemas de ordem técnica que acarretem o envio fora do prazo estabelecido no presente Edital.

Não serão aceitos arquivos compartilhados em Google Drive ou compactados, apenas anexados ao e-mail e em formato PDF.

Dos documentos para a inscrição:

Os documentos serão encaminhados via e-mail para o endereço spg.latosensu@uel.br. A documentação deve estar completa, caso contrário, o candidato será automaticamente excluído do processo seletivo.

a) comprovante de inscrição (devidamente assinada), disponível em: http://www.uel.br/proppg/portalnovo/pages/inscricoes-crogramas-cursos;

b) comprovante de recolhimento do preço público de inscrição correspondente ao valor de R$ 81,00 (oitenta e um reais) – conforme instruções no boleto bancário e horários das Instituições Financeiras (boleto disponível somente no período das inscrições);
c) fotocópia da Cédula de Identidade – Obrigatório o RG para fins acadêmicos;
d) fotocópia do C.P.F.: quando na Cédula de Identidade não constar o nº do CPF, fica obrigatória a apresentação de cópia legível do mesmo ou Comprovante de Situação Cadastral no CPF, retirado do site da Receita Federal: https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/ConsultaSituacao/ConsultaPublica.asp;
e) fotocópia do Documento Militar, (somente para sexo masculino até 45 anos de idade, no ano de seu ingresso na Pós-Graduação);
f) Certidão de Nascimento ou Casamento (frente e verso, sem tarja nem dobras)
g) fotocópia do histórico escolar da Graduação;
h) cópia frente e verso do diploma do curso de Graduação (autenticada para aqueles emitidos por outras Instituições de Ensino Superior). Caso o candidato ainda não possua o diploma, deverá apresentar documento de colação de grau. Caso ainda esteja cursando a graduação, deverá apresentar atestado que demonstre estar matriculado no último ano de graduação e término previsto com data anterior ao início do período letivo da UEL (06/03/2023);

Candidatos estrangeiros deverão apresentar:

  1. cópia do passaporte;
  2. cópia autenticada do diploma de graduação (idioma de origem);
  3. cópia autenticada da tradução juramentada do diploma de graduação;
  4. cópia autenticada da Certidão de Nascimento ou Casamento (idioma de origem);
  5. cópia autenticada da tradução juramentada da Certidão de Nascimento ou Casamento;
  6. cópia do CPF;
  7. visto de permanência no país, atualizado.

Atenção: O candidato que apresentar documento que não o diploma deve ter ciência de que, se aprovado no processo seletivo, deverá apresentar, no ato da matrícula, documento comprobatório no qual a data (dia/mês/ano) de conclusão do curso de Graduação seja anterior ao início do semestre letivo na UEL (06/03/2023), sem o qual não poderá efetuar a matrícula e perderá o direito à vaga, sem restituição do valor do preço público referente à inscrição. E ainda, realizar a entrega da cópia autenticada do Diploma de Graduação, dentro de 90 (noventa) dias a contar da data da colação de grau, na Secretaria de Pós-Graduação do CECA.

Da isenção da taxa de inscrição

Isenção – Lei 19.196 – 26 de outubro 2017 (Justiça Eleitoral do Paraná – eleitores convocados e nomeados pela Justiça Eleitoral do Paraná que prestarem serviços no período eleitoral)

a) Haverá isenção do valor total do preço público de inscrição para eleitores convocados e nomeados pela Justiça Eleitoral do Paraná que prestaram serviços no período eleitoral visando à preparação, execução e apuração de eleições oficiais, plebiscitos ou referendos em dois eventos eleitorais consecutivos ou não, válido por um período de 2 (dois) anos (totalizando dois turnos no período de 20/09/2020 a 20/09/2022), conforme Lei 19196- 26 de outubro 2017;


b) O requerente deverá preencher, digitalmente ou em letra legível, o Requerimento de Isenção disponível em http://www.uel.br/proppg/portalnovo/pages/mais/formularios.php, informando o nome do Curso que pretende se inscrever, juntamente com a cópia da comprovação do serviço prestado, expedido pela Justiça Eleitoral, encaminhar no período de 22 a 26 de setembro de 2022 para o e-mail isencaoceca@gmail.com, digitalizados em ARQUIVO ÚNICO, no formato PDF com o assunto “Isenção – nome do requerente – Especialização em MBA em Inovação e Design Thinking – nome do Curso. (Exemplo: Isenção – nome do requerente – Especialização em MBA em Inovação e Design Thinking);

c) O resultado da análise do pedido de isenção do valor do preço público de inscrição será publicado na página do curso https://sites.uel.br/ceca/lato-sensu/ no dia 28 de setembro de 2022, a partir das 17h00;


d) O candidato cujo pedido de isenção do valor do preço público de inscrição tenha sido indeferido, poderá apresentar recurso contra o indeferimento das 08h às 23h59min do dia 29 de setembro de 2022 no e-mail: isencaoceca@gmail.com;

e) O resultado da análise de eventuais recursos será apresentado no endereço (https://sites.uel.br/ceca/lato-sensu/) a partir das 17h do dia 03 de outubro de 2022;
f) O candidato cujo pedido de isenção do recolhimento do valor do preço público de inscrição tenha sido deferido, deverá se inscrever no endereço eletrônico http://www.uel.br/proppg/portalnovo/pages/inscricoes-programas-cursos/inscricoes-por-nivel.php , no período de 06 de outubro de 2022 a 14 de fevereiro de 2023;

g) O candidato cujo pedido de isenção do recolhimento do valor do preço público de inscrição tenha sido indeferido, deverá se inscrever no endereço eletrônico http://www.uel.br/proppg/portalnovo/pages/inscricoes-programas-cursos/inscricoes-por-nivel.php , no período de 06 de outubro de 2022 a 14 de fevereiro de 2023, realizar o recolhimento do preço público de inscrição correspondente ao valor de R$ 81,00 (oitenta e um reais) – conforme instruções no boleto bancário e horários das Instituições Financeiras.;


IMPORTANTE:


Não esquecer de informar no requerimento o nome do Curso (Especialização em MBA em Inovação e Design Thinking) para o qual está requerendo a isenção.

Não esquecer de informar no assunto do e-mail:

“Isenção – nome do requerente – Especialização em MBA em Inovação e Design Thinking”;

Não serão analisados pedidos de isenção com informação incompleta, ilegível ou fora do prazo estabelecido neste Edital.

Isenção – Lei 19.293 – 13 de dezembro de 2017 (Doador de sangue a órgão oficial de saúde ou à entidade credenciada pela União, Estado ou Município).

a) Haverá isenção do valor total da taxa de inscrição para doadores de sangue realizado em órgão oficial ou à entidade credenciada pela União, pelo Estado ou pelo Município, conforme Lei 19.293 – 13 de dezembro de 2017.

b) O requerente deverá preencher, digitalmente ou em letra legível, o Requerimento de Isenção disponível em
http://www.uel.br/proppg/portalnovo/pages/mais/formularios.php informando o nome do Curso que pretende se inscrever, juntamente com documento comprovando que realizou duas doações dentro do período de doze meses anterior à data de
publicação desde edital (totalizando duas doações no período de 20/09/2021 a 20/09/2022)
, emitida por órgão oficial ou entidade credenciada pela União, pelo Estado ou pelo Município, encaminhar no período de 22 a 26 de setembro de 2022 para o e-mail isencaoceca@gmail.com, digitalizados em ARQUIVO ÚNICO, no formato PDF com o assunto “Isenção – nome do requerente – Especialização em MBA em Inovação e Design Thinking – nome do Curso. (Exemplo: Isenção – nome do
requerente – Especialização em MBA em Inovação e Design Thinking);

c) O resultado da análise do pedido de isenção do valor do preço público de inscrição será publicado na página do curso https://sites.uel.br/ceca/lato-sensu/, no dia 28 de setembro de 2022, a partir das 17h00;

d) O candidato cujo pedido de isenção do valor do preço público de inscrição tenha sido indeferido, poderá apresentar recurso contra o indeferimento das 08h às 23h59min do dia 29 de setembro de 2022 no e-mail: isencaoceca@gmail.com;

e) O resultado da análise de eventuais recursos será apresentado no endereço (página do curso) a partir das 17h do dia 03 de outubro de 2022;

f) O candidato cujo pedido de isenção do recolhimento do valor do preço público de inscrição tenha sido deferido, deverá se inscrever no endereço eletrônico http://www.uel.br/proppg/portalnovo/pages/inscricoes-programas-cursos/inscricoes-por-nivel.php, no período de 06 de outubro de 2022 a 14 de fevereiro de 2023;

g) O candidato cujo pedido de isenção do recolhimento do valor do preço público de inscrição tenha sido indeferido, deverá se inscrever no endereço eletrônico http://www.uel.br/proppg/portalnovo/pages/inscricoes-programas-cursos/inscricoes-por-nivel.php, no período de 06 de outubro de 2022 a 14 de fevereiro de 2023, realizar o recolhimento do preço público de inscrição correspondente ao valor de R$ 81,00 (oitenta e um reais) – conforme instruções no boleto bancário e horários das Instituições Financeiras;

IMPORTANTE:


Não esquecer de informar no requerimento o nome do Curso (Especialização em MBA em Inovação e Design Thinking) para o qual está requerendo a isenção.

Não esquecer de informar no assunto do e-mail: “Isenção – nome do requerente – Especialização em MBA em Inovação e Design Thinking”;

Não serão analisados pedidos de isenção com informação incompleta, ilegível ou fora do prazo estabelecido neste Edital.

Do local de entrega dos documentos

Não haverá entrega presencial de documentação.

O envio da documentação é exclusivamente via e-mail para o endereço spg.latosensu@uel.br.

Atenção: O candidato que enviar documentação incompleta será automaticamente excluído do processo. Em caso de desistência do processo seletivo ou em qualquer outra situação, não será devolvido o valor referente ao preço público de inscrição.

Procedimentos para Confirmação da Matrícula Via Web (Portal do Estudante):

Obs.: Na confirmação de matrícula o candidato recebe dois e-mails um com a senha e o número de matrícula, e outro com a informação da confirmação da matrícula. Para estas confirmações, quando o candidato recebe o primeiro e-mail, ele deverá entrar novamente no portal do estudante com os dados recebidos, e ir em, confirmar matrícula até o final do processo salvando-o, só depois de feito isto é que o candidato receberá o segundo e-mail informando a confirmação de matrícula. Caso não receba o segundo e-mail, sua matrícula não estará confirmada, então, favor ligar ainda dentro do período de matricula no horário de expediente para (43) 3371-4665, que a Secretaria de Pós/CECA dará apoio. Após o período de matrícula o candidato não conseguirá mais concluir a matrícula.

Procedimentos para Impressão dos Boletos e Termo de Compromisso – (Curso Conveniado – FAUEL):

Obs.: O candidato deverá recolher a 1ª mensalidade do curso (referente à matrícula), por meio do site da FAUEL através do link www.aluno.fauel.org.br, ativar o perfil de seu número de matrícula, emitir o boleto bancário e termo de compromisso. Se V.Sa. não conseguir ativar o perfil ou emitir os documentos (boleto e termo) ou se tiver dúvidas em relação a este item, por favor entre em contato com o ITEDES (43)3321-3262 ou contasareceber@fauel.org.br.

Não há possibilidade de emitir boleto bancário na matrícula via portal do estudante.

Seleção

A seleção dos candidatos será de responsabilidade da Comissão Coordenadora do Curso, ou de Comissão de Seleção por ela designada.

Processo de seleção

A seleção será realizada pela comissão de seleção designada pela comissão coordenadora do curso, considerando toda a documentação entregue pelo candidato e o formulário preenchido no ato da inscrição.

Resultado da Seleção:

Os candidatos aprovados e classificados serão convocados para a efetivação de matrícula por meio de Edital publicado pela Coordenação do Curso no site https://sites.uel.br/ceca/lato-sensu/ e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação no site http://www.uel.br/proppg/portalnovo/pages/editais/resultados.php, a partir das 17h do dia 17 de fevereiro de 2022.

Recurso

O candidato que não concordar com o resultado do processo de seleção terá o prazo de 2 (dois) dias úteis, a partir da data de sua divulgação, para a interposição de recurso. A solicitação deverá ser dirigida ao(a) Coordenador(a) do Curso de Pós-Graduação, via e-mail spg.latosensu@uel.br.Os recursos interpostos fora de prazo não serão admitidos, nem analisados quanto ao mérito. Os recursos deverão estar devidamente fundamentados e as respostas aos recursos interpostos serão encaminhadas ao requerente via e-mail, pela Coordenação do Curso em MBA em Inovação e Design Thinking.

Convocação para Matrícula dos Candidatos

Os candidatos aprovados e classificados serão convocados para a efetivação de matrícula por meio de Edital publicado pela Coordenação do Curso no site https://sites.uel.br/ceca/lato-sensu/ e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação no site http://www.uel.br/proppg/portalnovo/pages/editais/resultados.php, a partir das 17h do dia 17 de fevereiro de 2023.

Documentos para matrícula

A entrega dos documentos é imprescindível para a efetivação da matrícula realizada via WEB. A não apresentação de todos os documentos abaixo mencionados de forma LEGÍVEL resultará no indeferimento ou cancelamento da matrícula a qualquer tempo.

a) Fotocópia da Cédula de Identidade – Obrigatório o RG para fins acadêmicos;
b) Fotocópia do C.P.F.: quando na Cédula de Identidade não constar o nº do CPF,fica obrigatória a apresentação de cópia legível do mesmo ou Comprovante de Situação Cadastral no CPF, retirado do site da Receita Federal: https://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/SSL/ATCTA/CPF/ConsultaSituacao/ConsultaPublica.asp;
c) Fotocópia do Documento Militar (somente para sexo masculino até 45 anos, no ano de seu ingresso no Curso de Pós-Graduação);
d) Fotocópia legível da Certidão de Nascimento ou Casamento (frente e verso, sem tarja nem dobras);
e) Fotocópia frente e verso do Diploma do Curso de Graduação (autenticada para aqueles emitidos por outras Instituições de Ensino Superior). Considerando o parecer nº 303/2000 da Câmara de Ensino Superior do MEC, o candidato aprovado poderá apresentar, no ato da matrícula: fotocópia do certificado ou atestado de conclusão do curso de graduação, juntamente ao documento que comprove que o mesmo está reconhecido pelo órgão competente, o qual deverá estar devidamente datado e assinado. Neste caso a matrícula se dará em caráter precário e provisório, até a apresentação do respectivo diploma.

Caso seja apresentado o atestado de conclusão do curso de graduação, deverá constar no documento a data (dia/mês/ano) de conclusão anterior ao início do semestre letivo da UEL (06/03/2023), deverá constar também a data de previsão de colação de grau (dia/mês/ano).

E dentro de 90 (noventa) dias a contar da data da colação de grau, o estudante deverá apresentar a fotocópia (autenticada para aqueles emitidos por outras Instituições de Ensino Superior) do Diploma do Curso de Graduação à Secretaria de Pós-Graduação Lato sensu do CECA, Campus/UEL.

Candidatos Estrangeiros

Deverão apresentar:

  1. Cópia do Passaporte;
  2. Cópia autenticada do Diploma de Graduação (idioma de origem);
  3. Cópia autenticada da tradução juramentada do Diploma de Graduação;
  4. Cópia autenticada da Certidão de Nascimento ou Casamento (idioma de origem);
  5. Cópia autenticada da tradução juramentada da Certidão de Nascimento ou Casamento;
  6. Cópia do CPF; 7.Visto de Permanência no País, atualizado.

Período e Local para entrega dos documentos

Os candidatos classificados e convocados para matrícula deverão realizá-la Via Internet, por meio do Portal do Estudante de Pós- graduação da UEL: sistemas.uel.br/portaldepos no período de 23 a 28 de fevereiro de 2023.

Obs.: Seguir as orientações que serão divulgadas no Edital de Resultado para a entrega dos documentos da matrícula.

Endereço para entrega de Documentos via SEDEX:

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Secretaria de Pós-Graduação
A/C (nome do curso)
Rodovia Celso Garcia Cid – Pr 445, Km 380 – Campus Universitário
Caixa Postal 10.011
CEP 86057-970
Londrina/PR

Disposições Finais:

Os casos omissos neste edital serão analisados pela Comissão Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em MBA EM INOVAÇÃO E DESIGN THINKING da UEL.

É de exclusiva responsabilidade do candidato inscrito acompanhar a publicação ou divulgação dos atos relativos ao Edital de Inscrição para os Cursos de Pós-Graduação Lato sensu, divulgados na internet, no endereço eletrônico de cada Curso https://www.sistemasweb.uel.br/index.php?contents=system/inscpos/index.php&pagina=view/ListarCursos.php&nv_curso=1&sq_nivel=1 (Selecionar o Curso e observar as informações), obrigando-se a atender aos prazos e condições estipulados neste Edital e nos que forem publicados durante a execução da seleção pública.

Calendário de Atendimento ao Público Secretaria de Pós-Graduação do CECA

O atendimento da Secretaria de Pós/CECA é de segunda a sexta-feira das 8:30 às 11:30 e das 14:30 às 17:30

Formulários Disponíveis para Download

Utilizados pelos DISCENTESIndicação de Banca – Monografia/Artigo
Declaração de Autoria – Monografia (TCCPG)
Boletim de Inclusão/Cancelamento de Disciplinas
Ficha de Atendimento/Crianças – Psicopedagógico
Requerimento Geral
Formulário de Solicitação de Créditos Escolares
Utilizados pelos DOCENTESCadastro de Professor – Convidado
Indicador de Banca – Avaliação Final
Indicador de Orientadores/Alunos
Indicadores para Avaliação de Monografias
Indicadores para Avaliação de TCCPG / Artigos
Oferta de Nova Turma
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Obrigações do ALUNO

  • Estar atento às informações do Calendário das atividades do curso de Pós-Graduação Lato Sensu, do Regulamento e da Resolução vigente do programa (Link disponível no inicio desta página). Estas informações ajudarão o aluno a entender os procedimentos do curso e o cumprimento dos prazos, evitando assim, aborrecimentos no decorrer de suas atividades acadêmicas.
  • O endereço de E-mail do aluno deverá estar sempre atualizado no Sistema UEL, pois este é o caminho que a Secretaria de Pós/CECA tem para se comunicar com o aluno, caso aconteça mudança no endereço eletrônico, o aluno deverá comunicar a Secretaria de Pós/CECA e solicitar atualização.

Procedimentos para conclusão do Curso

Primeiros passos para o aluno providenciar a entrega da monografia:

  • Verificar no Calendário do Lato Sensu o período de entrega de Artigos;
     
  • Antes da entrega da Monografia, o aluno deverá comparecer a Secretaria de Pós/CECA e solicitar a “Análise Curricular” para saber se está APTO ou NÃO para conclusão do curso, caso não esteja APTO, o aluno deverá regularizar sua situação e só depois entregar a Monografia, que deve aconteça dentro do prazo do Calendário.
    Obs.: A Secretaria de Pós/CECA não receberá Monografias em que a situação do aluno na “Análise Curricular” não esteja Apto

    Disciplinas – obrigatório aprovação em todas as disciplinas, bem como a obtenção de 24cr para conclusão do curso.

Documentos a serem entregues


Documentos a serem enviados
MONOGRAFIA

Para homologação, o aluno deverá entregar conforme calendário das atividades do curso de Pós-Graduação Lato sensu, disponível na página da UEL, para isso observar primeiro a data de término de seu Curso. Depois de entregue, a comissão terá 50 dias para apresentar as notas da Avaliação ou solicitar Reformulação. Seráa aprovado, na Monografia ou no TCCPG, o estudante que obtiver a média mínima 7,0 (sete). Obs.: os exemplarese deverão ser entregues na Secretaria de Pós-Gradução do CECA.

01 Formulário de Indicação de Banca, preenchido por completo, de forma legível, sem abreviaturas e assinado pela Orientação;

03 (Três) exemplares separados, em espiral

01 CD em PDF, quando exigido pelo Curso.

REFORMULAÇÃO

Quando solicitada pela comissão, após lançamento no sistema UEL, o aluno será informado da data final para reformulação da monografia, sendo estre prazo de 60 dias para reformular e entregar na Secretaria de Pós/CECA. A comissão, após recebimento da monografia reformulada, terá prazo de 30 dias para informar à Secretaria de Pós/CECA as notas da Avaliação Final.
03 (Três) exemplares separados, em espiral
VERSÃO FINAL

Após aprovação, obtendo média igual ou superior a 9,0.

01 (um) Exemplar em Capa Dura para envio à Biblioteca Central/UEL.

Procedimentos para emissão de Documentos de Conclusão de Curso e CERTIFICADO

Passos para Deferimento da Matrícula
PRORROGAÇÃO
(valor da taxa para solicitação R$84,00)
O estudante do Lato sensu tem direito em solicitar somente uma prorrogação, que vale no máximo por um período letivo.


A PRORROGAÇÃO é solicitada pelo estudante via Portal do Estudante, dentro do período estipulado no Calendário vigente da PROPPG, (verificar Calendário disponível na página da PROPPG);


A solicitação de Prorrogação deverá ser feita somente quando NÃO houver a possibilidade de conclusão da MONOGRAFIA dentro do prazo final de seu curso
Após a solicitação de PRORROGAÇÃO via Portal do Estudante, será direcionado Via Web um comunicado ao Orientador do Estudante, onde este dará seu parecer Deferindo ou Indeferindo, após, será direcionado ao Coordenador do Curso que finalizará a solicitação, na sequencia será disparado um e-mail ao estudante comunicando o resultado da solicitação, sendo favorável, será comunicado ao estudante para confirmar sua matrícula Via Portal do Estudante, que após confirmação dará sequência a impressão dos boletos referente as mensalidades dos meses da Prorrogação.

Na Prorrogação, o estudante após depositar sua Monografia na Secretaria de Pós/CECA, poderá solicitar cancelamento do compromisso financeiro através do formulário Requerimento Geral
REINGRESSO
(Valor da taxa para solicitação R$17,00)
O aluno do Lato sensu só poderá solicitar reingresso para conclusão da Monografia, enquanto não houver reestruturação de seu Curso e ter turma em andamento.


Para o reingresso o aluno tem seis meses corridos para conclusão da Monografia.


O Reingresso é solicitado através do formulário Requerimento Geral, que após retirado o BOLETO no balcão de atendimento da PROPPG, efetuado o pagamento, o solicitante preenche o Requerimento e protocola no Setor de Protocolo da UEL – SAUEL.
O Requerimento Geral, depois de protocolado e Deferido pela Coordenação do Curso, a PROPPG enviará um comunicado ao estudante estabelecendo um período para vir até o balcão de atendimento da PROPPG, realizar sua Matrícula.


No Reingresso, o estudante deverá pagar no mínimo 3 (três) parcelas e no máximo 6 parcelas para concluir o Curso. “Caso”, o estudante tenha terminado antes do vencimento do prazo, após três parcelas pagar, poderá solicitar o cancelamento do compromisso financeiro através do formulário Requerimento Gera

Procedimentos para emissão de Documentos de Conclusão de Curso e CERTIFICADO

  • Após o recebimento da Ata de Avaliação Final ou Defesa na PROPPG – Divisão de Registro Acadêmico, o estudante será cadastrado como CONCLUÍDO no Sistema Acadêmico de Pós-Graduação e serão realizados os procedimentos para emissão dos documentos de conclusão de curso, sem a necessidade de que o estudante requeir
  • Neste período em que o estudante foi cadastrado como CONCLUÍDO no Sistema Acadêmico de Pós-Graduação, ele poderá retirar via Portal do Estudante um Atestado de Conclusão de Curso, para utilizar temporariamente até que seja expedido o documento oficial (aproximadamente 30 dias para expedição).
  • Após o registro do documento oficial de conclusão de curso, não será mais possível à emissão do atestado, sendo que o estudante deverá retirar no balcão de atendimento da PROPPG o documento oficial (CERTIFICADO).

A PROPPG – Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UEL tem atendimento à comunidade nos seguintes horários: das 08h00 às 11h30, das 14h00 às 17h30, de segunda a sexta-feira.