263 – Ergonomia

Nível: Especialização

OFERTADO PARA 2024/01

Resolução: n° 26/2013

Resolução CA n° 060/2017

Número de Vagas: 20/40

Mensalidade:R$ 395,00

Parcelas: 18

Carga Horária: 450h

Frequência de Aulas:5ª feiras – período noturno
Sábados – período matutino
Duração:As aulas serão ministradas semanalmente. O curso tem a duração de 3 períodos letivos (18 meses), sendo 2 períodos para o cumprimento das disciplinas e 1 período para entrega da Monografia.
Local das aulas:O curso será ofertado no modo “remoto síncrono” conforme resolução CEPE n° 013/2021, até sua conclusão
Público Alvo:Graduados ou graduandos em Administração, Arquitetura, Ciências Sociais, Comunicação, Engenharia, Design de Interiores, Design de Moda, Design Gráfico, Design de Produto, Desenho Industrial, Direito, Economia, Psicologia, Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Educação Física (bacharelado) e áreas afins, desde que comprovem a conclusão de curso reconhecido de graduação na data da matrícula.
E-mail:spg.latosensu@uel.br

Cronograma

ProcedimentosDatas
Período de Isenção Justiça Eleitoral e Doação de Sangue18 a 20/10/2023
Resultado de Isenção da Justiça
Eleitoral e Doação de Sangue
25/10/2023, a partir das 17h00
Período de Recurso da Isenção Justiça Eleitoral e Doação de Sangue26/10/2023
Resultade de Recurso da Isenção Justiça Eleitoral e Doação de Sangue30/10/2023 a partir das 17h00
Período de Inscrição06/10/20201/11/2023 a 07/02/2024
Período de envio de documentos, via email, para homologação da inscrição01/11/2023 a 07/02/2024
Período de seleção08 e 09/02/2024
Divulgação do Edital de Resultado e Convocação para Matrícula17/02/2024, a partir das 17h00, na
página do curso:
https://sites.uel.br/ceca/lato-sensu/
Período de Matrícula21/02 à 23/02/2024, via WEB – Portal do Estudante de Pós- Graduação
Período de envio de documentos para confirmação da matrículaDeverá ser entregue pessoalmente na Secretaria de Pós-Graduação do CECA no período vespertino ou enviado via SEDEX21/02/2024 a 23/02/2024

Atenção: O candidato deverá acompanhar os atos relativos ao processo de seleção disponíveis no site do Curso (https://sites.uel.br/ceca/lato-sensu/), obrigando-se a atender aos prazos e às condições estabelecidas no presente edital e àqueles que vierem a ser divulgados durante a execução da seleção.

Disciplinas

2 DGN 051 – FATORES HUMANOS NO TRABALHO – 2CR – 30H

Abrangência, conceitos e critérios dos fatores humanos no trabalho. Percepção e comunicação no trabalho. Exigências psicológicas do trabalho. Análise e diagnóstico. Resolução de problemas. O erro humano. A confiabilidade humana. Prevenção e promoção da saúde do trabalhador. Qualidade de vida no trabalho. Desenvolvimento interpessoal e profissional.

2 DGN – 054 ERGONOMIA COGNITIVA – 3CR – 45H

Conceito de atividade mental. Condicionantes e determinantes do funcionamento cognitivo. Conceitos Básicos (dados, informação e conhecimento). Conhecimentos e representações: Tipos de Conhecimento, construção da representação, a aquisição do conhecimento. Imagem Mental. Representação e compreensão. Raciocínios dedutivo, indutivo e diante de situações. Tomada de decisão. Estudo da carga mental de trabalho. Solução de problemas baseada em conhecimento intensivo; conhecimento nas organizações. A espiral do conhecimento.

2 DGN 111 – INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR: ERGODESIGN E USABILIDADE – 2CR – 30H

Conceitos fundamentais de IHC e de usabilidade. Análise da tarefa como meio efetivo para desenvolver o projeto centrado no usuário. Principais métodos e técnicas para projeto e avaliação de sistemas de comunicação e de informação. Aspectos fisiológicos, perceptivos e cognitivos da interação.

2 DGN 057 – MACROERGONOMIA – 3CR – 45H

Introdução à ergonomia. Doenças ocupacionais. Tipos de Intervenção Ergonômica. Consultoria em Ergonomia. Macroergonomia: caracterização e processo metodológico.

2 DGN 060 – ATIVIDADES PRÁTICAS DE CAMPO – 6CR – 90H

Pesquisas de campo que farão parte do Trabalho de Conclusão de Curso de Pós-Graduação.

2 DGN 080 – ERGONOMIA: FUNDAMENTOS E PRÁTICA PROFISSIONAL – 2CR – 30H

Módulo 1: Fundamentos, histórico, abordagens e abrangências da Ergonomia. Saúde. Segurança do trabalho. Módulo 2: Normas brasileiras relacionadas à Ergonomia. NR 17. Normas ERG BR ABERGO. Certificações AS 8000, ISSO 9000. OHSAS 18001. Contratos de Serviços de Ergonomia. Deontologia do Ergonomista.

2 CIF 246 – FUNDAMENTOS DA FISIOLOGIA DO TRABALHO – 2CR – 30H

Introdução à Fisiologia Humana. Regulação fisiológica. Sistema nervoso central. Coluna vertebral. Sistemas motores. Ritmos biológicos. Doenças ocupacionais relacionadas ao Trabalho.

2 DGN 081 – ANTROPOMETRIA E BIOMECÂNICA OCUPACIONAL – 2CR cr – 30H

Investigação científica aplicada à inovação e design. Planejamento e execução de projeto de pesquisa

2 DGN 082 – CONFORTO AMBIENTAL EM ERGODESIGN – 2CR – 30H

Conforto ambiental. Conforto térmico humano: índices de conforto. Conforto acústico humano: tratamento sonoro e isolamento acústico. Conforto lumínico: percepção humana da luz. Normas técnicas e instrumentação de conforto térmico, acústico e lumínico aplicadas a ambientes, produtos e postos de trabalho.

2 DGN 083 – ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO – 2CR – 30H

Fundamentação do trabalho. Determinantes da organização do trabalho. Cultura organizacional. Aspectos e modelos organizacionais. Gestão participativa. Princípios ergonômicos para a organização do trabalho.

2 DGN 084 – ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO – 3CR – 45H

Introdução a antropotecnologia. Análise ergonômica do trabalho – AET. Ação Ergonômica. Demanda. Tarefa. Atividade. Metodologia da AET.

2 DGN 085 – PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM ERGONOMIA – 1 cr – 15 h

Pesquisa científica. Desenvolvimento prático e teórico em ergonomia. Artigo científico.

2 DGN 061 – TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO

Inscrição

Local para HOMOLOGAÇÃO DA INSCRIÇÃO: Os documentos deverão ser encaminhados via e-mail para o endereço spg.latosensu@uel.br com cópia para vanessa@uel.br conforme cronograma – item 1. A documentação deve estar completa, caso contrário, o candidato será automaticamente excluído do processo seletivo.

O e-mail deverá ser identificado com o assunto “Inscrições Especialização – NOME DO/A CANDIDATO/A”. (Exemplo: Inscrições Especialização em Ergonomia – nome do aluno)

Não haverá entrega física de documentação para a inscrição, o envio será exclusivamente via email, para o endereço indicado. Obrigatoriamente, a documentação exigida deverá ser dividida em arquivos digitalizados no formato PDF, não podendo ultrapassar 8MB em cada arquivo.

Documentações de inscrições recebidas no e-mail após o horário indicado serão indeferidas. Portanto, verifique a configuração de seu e-mail e faça o ajuste para o horário de Brasília.

Não nos responsabilizaremos por quaisquer problemas de ordem técnica que acarretem o envio fora do prazo estabelecido no presente Edital.

Não serão aceitos arquivos compartilhados em Google Drive ou compactados, apenas anexados ao e-mail e em formato PDF.

Documentos para inscrição

Os documentos serão encaminhados via e-mail para o endereço spg.latosensu@uel.br com cópia para vanessa@uel.br. A documentação deve estar completa, caso contrário, o candidato será automaticamente excluído do processo seletivo.

  1. Comprovante de inscrição (devidamente assinada), disponível em: https://www.sistemasweb.uel.br/index.php?contents=system/inscpos/index.php&pagina=view/ListarDadosCurso.php&cd_curso=263&nr_resolucao=26/2013
  2. Comprovante de recolhimento do preço público de inscrição correspondente ao valor de R$ 81,00 (oitenta e um reais) – conforme instruções no boleto bancário e horários das Instituições Financeiras (boleto disponível somente no período das inscrições);
  3. Fotocópia da Cédula de Identidade – Obrigatório o RG para fins acadêmicos;
  4. Fotocópia do C.P.F.: quando na Cédula de Identidade não constar o nº do CPF,fica obrigatória a apresentação de cópia legível do mesmo ou Comprovante de Situação Cadastral no CPF, retirado do site da Receita Federal: https://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/SSL/ATCTA/CPF/ConsultaSituacao/ConsultaPublica.asp;
  5. fotocópia do Documento Militar, (somente para sexo masculino até 45 anos de idade, no ano de seu ingresso na Pós-Graduação);
  6. Certidão de Nascimento ou Casamento (frente e verso, sem tarja nem dobras);
  7. fotocópia do histórico escolar da Graduação;
  8. cópia frente e verso do diploma do curso de Graduação (autenticada para aqueles emitidos por outras Instituições de Ensino Superior). Caso o candidato ainda não possua o diploma, deverá apresentar documento de colação de grau. Caso ainda esteja cursando a graduação, deverá apresentar atestado que demonstre estar matriculado no último ano de graduação e término previsto com data anterior ao início do período letivo da UEL (06/03/2024);
  9. Perfil Profissiográfico (Clique aqui para efetuar o download do arquivo).

Candidatos estrangeiros deverão apresentar os seguintes documentos:

1. Cópia do passaporte;
2. Cópia autenticada do diploma de graduação (idioma de origem);
3. Cópia autenticada da tradução juramentada do diploma de graduação;
4. Cópia autenticada da Certidão de Nascimento ou Casamento (idioma de origem);
5. Cópia autenticada da tradução juramentada da Certidão de Nascimento ou Casamento;
6. Cópia do CPF;
7. Visto de permanência no país, atualizado.

Atenção: O candidato que apresentar documento que não o diploma deve ter ciência de que, se aprovado no processo seletivo, deverá apresentar, no ato da matrícula, documento comprobatório no qual a data (dia/mês/ano) de conclusão do curso de Graduação seja anterior ao início do semestre letivo na UEL (06/03/2024), sem o qual não poderá efetuar a matrícula e perderá o direito à vaga, sem restituição do valor do preço público referente à inscrição. E ainda, realizar a entrega da cópia autenticada do Diploma de Graduação, dentro de 90 (noventa) dias a contar da data da colação de grau, na Secretaria de Pós-Graduação do CECA.

Isenção da taxa de inscrição

Isenção – Lei 19.196 – 26 de outubro 2017 (Justiça Eleitoral do Paraná – eleitores convocados e nomeados pela Justiça Eleitoral do Paraná que prestarem serviços no período eleitoral)

a) Haverá isenção do valor total do preço público de inscrição para eleitores convocados e nomeados pela Justiça Eleitoral do Paraná que prestaram serviços no período eleitoral visando à preparação, execução e apuração de eleições oficiais, plebiscitos ou referendos em dois eventos eleitorais consecutivos ou não, válido por um período de 2 (dois) anos (totalizando dois turnos no período de 17/10/2021 a 17/10/2023), conforme Lei 19196- 26 de outubro 2017;

b) O requerente deverá preencher, digitalmente ou em letra legível, o Requerimento de Isenção disponível em http://www.uel.br/proppg/portalnovo/pages/mais/formularios.php, informando o nome do Curso que pretende se inscrever, juntamente com a cópia da comprovação do serviço prestado, expedido pela Justiça Eleitoral, encaminhar no período de 22 a 26 de setembro de 2022 para o e-mail isencaoceca@gmail.com, digitalizados em ARQUIVO ÚNICO, no formato PDF com o assunto “Isenção – nome do requerente – Especialização em Ergonomia – nome do Curso. (Exemplo: Isenção – nome do requerente – Especialização em Ergonomia);

c) O resultado da análise do pedido de isenção do valor do preço público de inscrição será publicado na página do curso https://sites.uel.br/ceca/lato-sensu/ no dia 25 de outubro de 2023, a partir das 17h00;

d) O candidato cujo pedido de isenção do valor do preço público de inscrição tenha sido indeferido, poderá apresentar recurso contra o indeferimento das 08h às 23h59min do dia 26 de setembro de 2023 no e-mail: isencaoceca@gmail.com;

e) O resultado da análise de eventuais recursos será apresentado no endereço (https://sites.uel.br/ceca/lato-sensu/) a partir das 17h do dia 03 de outubro de 2023;

f) O candidato cujo pedido de isenção do recolhimento do valor do preço público de inscrição tenha sido deferido, deverá se inscrever no endereço eletrônico http://www.uel.br/proppg/portalnovo/pages/inscricoes-programas-cursos/inscricoespor- nivel.php, no período de 01 de novembro de 2023 a 07 de fevereiro de 2024;

g) O candidato cujo pedido de isenção do recolhimento do valor do preço público de inscrição tenha sido indeferido, deverá se inscrever no endereço eletrônico http://www.uel.br/proppg/portalnovo/pages/inscricoes-programas-cursos/inscricoes-por-nivel.php, no período de 01 de novembro de 2023 a 07 de fevereiro de 2024, realizar o recolhimento do preço público de inscrição correspondente ao valor de R$ 81,00 (oitenta e um reais) – conforme Instruções no boleto bancário e horários das Instituições Financeiras.;

Importante:

Não esquecer de informar no requerimento o nome do Curso (Especialização em Ergonomia) para o qual está requerendo a isenção;
Não esquecer de informar no assunto do e-mail: “Isenção – nome do requerente – Especialização em Ergonomia”;
Não serão analisados pedidos de isenção com informação incompleta, ilegível ou fora do prazo estabelecido neste Edital.

Isenção – Lei 19.293 – 13 de dezembro de 2017 (Doador de sangue a órgão oficial de saúde ou à entidade credenciada pela União, Estado ou Município).

a) Haverá isenção do valor total da taxa de inscrição para doadores de sangue realizado em órgão oficial ou à entidade credenciada pela União, pelo Estado ou pelo Município, conforme Lei 19.293 – 13 de dezembro de 2017.

b) O requerente deverá preencher, digitalmente ou em letra legível, o Requerimento de Isenção disponível em http://www.uel.br/proppg/portalnovo/pages/mais/formularios.php informando o nome do Curso que pretende se inscrever, juntamente com documento comprovando que realizou duas doações dentro do período de doze meses anterior à data de publicação desde edital (totalizando duas doações no período de 17/10/2022 a 17/10/2023), emitida por órgão oficial ou entidade credenciada pela União, pelo Estado ou pelo Município, encaminhar no período de 18 a 20 de setembro de 2023 para o e-mail isencaoceca@gmail.com, digitalizados em ARQUIVO ÚNICO, no formato PDF com o assunto “Isenção – nome do requerente – Especialização em Ergonomia – nome do Curso. (Exemplo: Isenção – nome do requerente – Especialização em Ergonomia);

c) O resultado da análise do pedido de isenção do valor do preço público de inscrição será publicado na página do curso https://sites.uel.br/ceca/lato-sensu/, no dia 25 de outubro de 2023, a partir das 17h00;

d) O candidato cujo pedido de isenção do valor do preço público de inscrição tenha sido indeferido, poderá apresentar recurso contra o indeferimento das 08h às 23h59min do dia 26 de outubro de 2023 no e-mail: isencaoceca@gmail.com;

e) O resultado da análise de eventuais recursos será apresentado no endereço (https://sites.uel.br/ceca/263-ergonomia/) a partir das 17h do dia 30 de outubro de 2023;

f) O candidato cujo pedido de isenção do recolhimento do valor do preço público de inscrição tenha sido deferido, deverá se inscrever no endereço eletrônico http://www.uel.br/proppg/portalnovo/pages/inscricoes-programas-cursos/inscricoes-por-nivel.php, no período de 01 de novembro de 2023 a 7 de fevereiro de 2024;

g) O candidato cujo pedido de isenção do recolhimento do valor do preço público de inscrição tenha sido indeferido, deverá se inscrever no endereço eletrônico http://www.uel.br/proppg/portalnovo/pages/inscricoes-programas-cursos/inscricoes-por-nivel.php, no período de 01 de novembro de 2023 a 7 de fevereiro de 2024, realizar o recolhimento do preço público de inscrição correspondente ao valor de R$ 81,00 (oitenta e um reais) – conforme instruções no boleto bancário e horários das Instituições Financeiras.;

Importante:

Não esquecer de informar no requerimento o nome do Curso (Especialização em Ergonomia) para o qual está requerendo a isenção.

Não esquecer de informar no assunto do e-mail: “Isenção – nome do requerente – Especialização em Ergonomia”;

Não serão analisados pedidos de isenção com informação incompleta, ilegível ou fora do prazo estabelecido neste Edital.

Entrega da Documentação:

Não haverá entrega presencial de documentação.

O envio da documentação é exclusivamente via e-mail para o endereço spg.latosensu@uel.br com cópia para vanessa@uel.br.

Atenção: O candidato que enviar documentação incompleta será automaticamente excluído do processo. Em caso de desistência do processo seletivo ou em qualquer outra situação, não será devolvido o valor referente ao preço público de inscrição.

Seleção

A seleção dos candidatos será de responsabilidade da Comissão Coordenadora do Curso, ou de Comissão de Seleção por ela designada.

Processo de seleção

A seleção acontecerá por meio de avaliação de currículo

Resultado do processo de seleção

Os candidatos aprovados e classificados serão convocados para a efetivação de matrícula por meio de Edital publicado pela Coordenação do Curso no site https://sites.uel.br/ceca/lato-sensu/ e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e PósGraduação no site http://www.uel.br/proppg/portalnovo/pages/editais/resultados.php,17h do dia 19 de fevereiro de 2024.

Do Recurso

O candidato que não concordar com o resultado do processo de seleção terá o prazo de 2 (dois) dias úteis, a partir da data de sua divulgação, para a interposição de recurso. A solicitação deverá ser dirigida ao(a) Coordenador(a) do Curso de PósGraduação, via e-mail spg.latosensu@uel.br e vanesssa@uel.br. Os recursos interpostos fora de prazo não serão admitidos, nem analisados quanto ao mérito. Os recursos deverão estar devidamente fundamentados e as respostas aos recursos interpostos serão encaminhadas ao requerente via e-mail, pela Coordenação do Curso Ergonomia.

Convocação para Matrícula

Os candidatos aprovados e classificados serão convocados para a efetivação de matrícula por meio de Edital publicado pela Coordenação do Curso no site https://sites.uel.br/ceca/lato-sensu/ e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e PósGraduação no site http://www.uel.br/proppg/portalnovo/pages/editais/resultados.php, a partir das 17h do dia 19 de fevereiro de 2024.

Documentos para Matrícula

A entrega dos documentos é imprescindível para a EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA realizada via WEB. A não apresentação de todos os documentos abaixo mencionados de forma LEGÍVEL resultará no indeferimento ou cancelamento da matrícula a qualquer tempo.

a) Fotocópia da Cédula de Identidade – Obrigatório o RG para fins acadêmicos;
b) Fotocópia do C.P.F.: quando na Cédula de Identidade não constar o nº do CPF, fica obrigatória a apresentação de cópia legível do mesmo ou Comprovante de Situação Cadastral no CPF, retirado do site da Receita Federal: https://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/SSL/ATCTA/CPF/ConsultaSituacao/ConsultaPublica.asp
c) Fotocópia do Documento Militar (somente para sexo masculino até 45 anos, no ano de seu ingresso no Curso de Pós-Graduação);
d) Fotocópia legível da Certidão de Nascimento ou Casamento (frente e verso, sem tarja nem dobras);
e) Fotocópia frente e verso do Diploma do Curso de Graduação (autenticada para aqueles emitidos por outras Instituições de Ensino Superior). Considerando o parecer nº 303/2000 da Câmara de Ensino Superior do MEC, o candidato aprovado poderá apresentar, no ato da matrícula: fotocópia do certificado ou atestado de conclusão do curso de graduação, juntamente ao documento que comprove que o mesmo está reconhecido pelo órgão competente, o qual deverá estar devidamente datado e assinado. Neste caso a matrícula se dará em caráter precário e provisório, até a apresentação do respectivo diploma.

Caso seja apresentado o atestado de conclusão do curso de graduação, deverá constar no documento a data (dia/mês/ano) de conclusão anterior ao início do semestre letivo da UEL (06/03/2023), deverá constar também a data de previsão de colação de grau (dia/mês/ano).

E dentro de 90 (noventa) dias a contar da data da colação de grau, o estudante deverá apresentar a fotocópia (autenticada para aqueles emitidos por outras Instituições de Ensino Superior) do Diploma do Curso de Graduação à Secretaria de Pós-Graduação Lato sensu do CECA, Campus/UEL.

CANDIDATOS ESTRANGEIROS deverão apresentar:

  1. Cópia do Passaporte;
  2. Cópia autenticada do Diploma de Graduação (idioma de origem);
  3. Cópia autenticada da tradução juramentada do Diploma de Graduação;
  4. Cópia autenticada da Certidão de Nascimento ou Casamento (idioma de origem);
  5. Cópia autenticada da tradução juramentada da Certidão de Nascimento ou Casamento;
  6. Cópia do CPF;
  7. Visto de Permanência no País, atualizado.

Período e Local para entrega dos documentos

Os candidatos classificados e convocados para matrícula deverão realizá-la Via Internet, por meio do Portal do Estudante de Pós-Graduação da UEL: sistemas.uel.br/portaldepos no período de 23 a 28 de fevereiro de 2023.
Obs.: Seguir as orientações que serão divulgadas no Edital de Resultado para a entrega dos documentos da matrícula.

Disposições Finais

Os casos omissos neste edital serão analisados pela Comissão Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em ERGONOMIA da UEL.

Utilizados pelos DISCENTESIndicação de Banca – Monografia/Artigo
Declaração de Autoria – Monografia (TCCPG)
Boletim de Inclusão/Cancelamento de Disciplinas
Ficha de Atendimento/Crianças – Psicopedagógico
Requerimento Geral
Formulário de Solicitação de Créditos Escolares
Utilizados pelos DOCENTESCadastro de Professor – Convidado
Indicador de Banca – Avaliação Final
Indicador de Orientadores/Alunos
Indicadores para Avaliação de Monografias
Indicadores para Avaliação de TCCPG / Artigos
Oferta de Nova Turma
Quadro de Horário
Recibo de Táxi
Relatório Técnico de Viagens
Solicitação de Diárias
  • Estar atento às informações do Calendário das atividades do curso de Pós-Graduação Lato Sensu, do Regulamento e da Resolução vigente do programa (Link disponível no inicio desta página). Estas informações ajudarão o aluno a entender os procedimentos do curso e o cumprimento dos prazos, evitando assim, aborrecimentos no decorrer de suas atividades acadêmicas.
  • O endereço de E-mail do aluno deverá estar sempre atualizado no Sistema UEL, pois este é o caminho que a Secretaria de Pós/CECA tem para se comunicar com o aluno, caso aconteça mudança no endereço eletrônico, o aluno deverá comunicar a Secretaria de Pós/CECA e solicitar atualização.

Primeiros passos para o aluno providenciar a entrega da monografia:



Documentos a serem enviados
MONOGRAFIA

Para homologação, o aluno deverá entregar conforme calendário das atividades do curso de Pós-Graduação Lato sensu, disponível na página da UEL, para isso observar primeiro a data de término de seu Curso. Depois de entregue, a comissão terá 50 dias para apresentar as notas da Avaliação ou solicitar Reformulação. Seráa aprovado, na Monografia ou no TCCPG, o estudante que obtiver a média mínima 7,0 (sete). Obs.: os exemplarese deverão ser entregues na Secretaria de Pós-Gradução do CECA.
01 Formulário de Indicação de Banca, preenchido por completo, de forma legível, sem abreviaturas e assinado pela Orientação;

03 (Três) exemplares separados, em espiral


01 CD em PDF, quando exigido pelo Curso.
REFORMULAÇÃO

Quando solicitada pela comissão, após lançamento no sistema UEL, o aluno será informado da data final para reformulação da monografia, sendo estre prazo de 60 dias para reformular e entregar na Secretaria de Pós/CECA. A comissão, após recebimento da monografia reformulada, terá prazo de 30 dias para informar à Secretaria de Pós/CECA as notas da Avaliação Final.
03 (Três) exemplares separados, em espiral
VERSÃO FINAL

Após aprovação, obtendo média igual ou superior a 9,0.
01 Exemplar em Capa Dura para envio à Biblioteca Central/UEL.



Passos para Deferimento da Matrícula
PRORROGAÇÃO
(valor da taxa para solicitação R$84,00)
O estudante do Lato sensu tem direito em solicitar somente uma prorrogação, que vale no máximo por um período letivo.


A PRORROGAÇÃO é solicitada pelo estudante via Portal do Estudante, dentro do período estipulado no Calendário vigente da PROPPG, (verificar Calendário disponível na página da PROPPG);


A solicitação de Prorrogação deverá ser feita somente quando NÃO houver a possibilidade de conclusão da MONOGRAFIA dentro do prazo final de seu curso
Após a solicitação de PRORROGAÇÃO via Portal do Estudante, será direcionado Via Web um comunicado ao Orientador do Estudante, onde este dará seu parecer Deferindo ou Indeferindo, após, será direcionado ao Coordenador do Curso que finalizará a solicitação, na sequencia será disparado um e-mail ao estudante comunicando o resultado da solicitação, sendo favorável, será comunicado ao estudante para confirmar sua matrícula Via Portal do Estudante, que após confirmação dará sequência a impressão dos boletos referente as mensalidades dos meses da Prorrogação.

Na Prorrogação, o estudante após depositar sua Monografia na Secretaria de Pós/CECA, poderá solicitar cancelamento do compromisso financeiro através do formulário Requerimento Geral
REINGRESSO
(Valor da taxa para solicitação R$17,00)
O aluno do Lato sensu só poderá solicitar reingresso para conclusão da Monografia, enquanto não houver reestruturação de seu Curso e ter turma em andamento.


Para o reingresso o aluno tem seis meses corridos para conclusão da Monografia.


O Reingresso é solicitado através do 
formulário Requerimento Geral, que após retirado o BOLETO no balcão de atendimento da PROPPG, efetuado o pagamento, o solicitante preenche o Requerimento e protocola no Setor de Protocolo da UEL – SAUEL.
O Requerimento Geral, depois de protocolado e Deferido pela Coordenação do Curso, a PROPPG enviará um comunicado ao estudante estabelecendo um período para vir até o balcão de atendimento da PROPPG, realizar sua Matrícula.


No Reingresso, o estudante deverá pagar no mínimo 3 (três) parcelas e no máximo 6 parcelas para concluir o Curso. “Caso”, o estudante tenha terminado antes do vencimento do prazo, após três parcelas pagar, poderá solicitar o cancelamento do compromisso financeiro através do formulário Requerimento Gera




A PROPPG – Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UEL tem atendimento à comunidade nos seguintes horários: das 08h00 às 11h30, das 14h00 às 17h30, de segunda a sexta-feira.