176 – CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM COMUNICAÇÃO POPULAR E COMUNITÁRIA

Nível: Especialização

Ofertado para: 1/2024

Número da Resolução: 021/2023

Mensalidade: R$100,00 – Res CA nº 183/2005

Carga Horária: 360

Número de Vagas: 15/30

Número de Parcelas: 12

Aulas:Sextas-feiras e sábados.
Horários:Das 19 às 23 horas (sextas-feiras)
Das 08 às 12 / 14 às 18 horas (sábados)
Sala:682

A Comissão Coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato sensu em Comunicação Popular e Comunitária da Universidade Estadual de Londrina UEL, no uso de suas atribuições administrativas e em conformidade com o Edital PROPPG/DPG/DAM, torna público aos interessados as normas e os procedimentos a serem obedecidos no processo de seleção para o preenchimento de vagas regulares do curso de Especialização em Comunicação Popular e Comunitária, a ter início em 04 de março de 2024, primeiro período letivo de 2024.

Todos os horários indicados no presente edital referem-se ao horário de Brasília, portanto, verifique a configuração de seu e-mail e seu computador.

As inscrições serão realizadas somente via Internet e estarão abertas a candidatos que possuam curso de graduação que seja reconhecido pelo órgão competente – MEC.

Antes de efetuar o recolhimento do preço público de inscrição, o/a candidato/a deve inteirar-se das regras deste Edital, certificar-se de que preenche ou preencherá, até a data da matrícula, todos os requisitos exigidos. Não haverá a devolução do valor do preço público de inscrição após a sua efetivação, quaisquer que sejam os motivos. As dúvidas sobre o processo seletivo deverão ser enviadas para o e-mail ncp@uel.br

Público Alvo

Graduados e graduandos de diferentes áreas de conhecimento, em especial comunicação, ciências sociais, serviço social, história, filosofia, geografia, psicologia, letras e pedagogia, dando-se preferência a profissionais que atuam ou tenham atuado na área de comunicação, desde que comprovem a conclusão da graduação na data da matrícula.

PROCEDIMENTOSDATAS
Período para Requerimento de Isenção do preço público de inscrição: Justiça Eleitoral e Doação de Sangue18 a 20 de outubro de 2023
Resultado dos pedidos de Isenção: Eleitoral e Doação de Sangue25 de outubro de 2023
Período de Recurso ao Resultado da Isenção: Justiça Eleitoral Doação de Sangue26 de outubro de 2023
Resultado do pedido Recurso: Isenção – Justiça Eleitoral e Doação de Sangue30 de outubro de 2023
Período de Inscrição01 de novembro de 2023 a 31 de janeiro de 2024
Período de envio de documentos, para homologação da inscrição01 de novembro de 2023 a 31 de janeiro de 2024
Período de seleção05 a 09 de fevereiro de 2024
Divulgação do Edital de Resultado e convocação para Matrícula19 de fevereiro de 2024
Período de Matrícula21 a 23 de fevereiro de 2023
Período de envio de documentos – via correio – para Confirmação da matrícula21 a 23 de fevereiro de 2023

Atenção: O/a candidato/a deverá acompanhar os atos relativos ao processo de seleção disponíveis na página do Curso (https://sites.uel.br/ceca/lato-sensu/), obrigando-se a atender dos prazos e às condições estabelecidas no presente edital e àqueles que vierem a ser divulgados durante a execução da seleção

Isenção – Lei 19.196 – 26 de outubro 2017, Justiça Eleitoral do Paraná – eleitores convocados e nomeados pela Justiça Eleitoral do Paraná que prestarem serviços no período eleitoral.

Haverá isenção do valor total do preço público de inscrição para eleitores/as convocados/as e nomeados/as pela Justiça Eleitoral do Paraná que prestaram serviços no período eleitoral visando à preparação, execução e apuração de eleições oficiais, plebiscitos ou referendos em dois eventos eleitorais consecutivos ou não, válido por um período de 2 (dois) anos, conforme Lei 19196- 26 de outubro 2017;

O/a requerente deverá preencher, digitalmente, o Requerimento de Isenção disponível em http://www.uel.br/proppg/portalnovo/pages/mais/formularios.php, informando o nome do Curso que pretende se inscrever, juntamente com a cópia da comprovação do serviço prestado, expedido pela Justiça Eleitoral, encaminhar no período de 18 a 20 de outubro de 2023 para o email ncp@uel.br, digitalizados em ARQUIVO ÚNICO, no formato PDF com o assunto “Isenção – nome do/a requerente – Especialização em Comunicação Popular e Comunitária);

O/a requerente com pedido de isenção deferido ou indeferido será comunicado via e-mail até dia 25 de outubro de 2023.

O/a requerente cujo pedido de isenção do recolhimento do valor do preço público de inscrição tenha sido indeferido, poderá apresentar recurso contra o indeferimento das 8h às 23h59min do dia 26 de outubro de 2023, enviando e-mail para ncp@uel.br. O requerimento deverá apresentar justificativa circunstanciada para fundamentar a interposição do recurso e informar o item, alínea e/ou inciso do Edital em que se baseia a interposição.

O resultado da análise de eventuais recursos apresentados será divulgado por e-mail a partir das 17h do dia 30 de outubro de 2023.

O/a requerente cujo pedido de isenção do recolhimento do preço público de inscrição for deferido deverá se inscrever no endereço eletrônico http://www.uel.br/proppg/portalnovo/pages/inscricoes-programascursos.php, em Inscrições/Programas/Cursos, no período de 01 de novembro de 2023  a 31 de janeiro de 2024.

O/a requerente cujo pedido de isenção do recolhimento do preço público de inscrição for indeferido deverá, para efetivar sua inscrição na Seleção Pública, acessar o endereço eletrônico http://www.uel.br/proppg/portalnovo/pages/inscricoes-programascursos.php, em Inscrições/Programas/Cursos, no período de 01 de novembro de 2023  a 31 de janeiro de 2024, preencher Formulário de Inscrição, imprimir o boleto bancário e recolher do valor do preço público de inscrição, conforme instrução no boleto e horário compatível com as Intuições Financeiras.

Isenção – Lei 19.293 – 13 de dezembro de 2017 (Doador de sangue a órgão oficial de saúde ou à entidade credenciada pela União, Estado ou Município).

Haverá isenção do valor total da taxa de inscrição para doadores de sangue realizado em órgão oficial ou à entidade credenciada pela União, pelo Estado ou pelo Município, conforme Lei 19.293 – 13 de dezembro de 2017.

O/a requerente deverá preencher, digitalmente, o Requerimento de Isenção disponível em http://www.uel.br/proppg/portalnovo/pages/mais/formularios.php informando o nome do Curso que pretende se inscrever, juntamente com documento comprovando que realizou duas doações dentro do período de doze meses anterior à data de publicação desde edital, emitida por órgão oficial ou entidade credenciada pela União, pelo Estado ou pelo Município, encaminhar no período de 18 a 20 de outubro de 2023 para o e-mail ncp@uel.br, digitalizados em ARQUIVO ÚNICO, no formato PDF com o assunto “Isenção – nome do/a requerente – Especialização emComunicação Popular e Comunitária).

O/a requerente com pedido de isenção deferido ou indeferido será comunicado via e-mail até dia 25 de outubro de 2023.

O/A requerente cujo pedido de isenção do recolhimento do valor do preço público de inscrição tenha sido indeferido, poderá apresentar recurso contra o indeferimento das 8h às 23h59min do dia 26 de outubro de 2023, enviando e-mail para ncp@uel.br. O requerimento deverá apresentar justificativa circunstanciada para fundamentar a interposição do recurso e informar o item, alínea e/ou inciso do Edital em que se baseia a interposição

O resultado da análise de eventuais recursos apresentados será divulgado por e-mail a partir das 17h do dia 30 de outubro de 2023.

O requerente cujo pedido de isenção do recolhimento do preço público de inscrição for deferido deverá se inscrever no endereço eletrônico http://www.uel.br/proppg/portalnovo/pages/inscricoes-programascursos.php, em Inscrições/Programas/Cursos, no período de 01 de novembro de 2023  a 31 de janeiro de 2024.

IMPORTANTE:

Não esquecer de informar no requerimento o nome do Curso (Especialização em Comunicação Popular e Comunitária) para o qual está requerendo a isenção.

Não esquecer de informar no assunto do e-mail: “Isenção – nome do/a requerente – Especialização em Comunicação Popular e Comunitária”;  Não serão analisados pedidos de isenção com informação incompleta ou fora do prazo estabelecido neste Edital.


Os documentos deverão ser encaminhados via e-mail para o endereço ncp@uel.br, conforme cronograma – item 1.  A documentação deve estar completa, caso contrário, o/a candidato/a será automaticamente excluído do processo seletivo. 

O e-mail deverá ser identificado com o assunto “Inscrições Especialização Comunicação Popular e Comunitária – NOME DO/A CANDIDATO/A”.

Não haverá entrega física de documentação, O envio será exclusivamente via e-mail, para o endereço indicado. Obrigatoriamente, a documentação exigida deverá ser dividida em arquivos digitalizados no formato PDF, não podendo ultrapassar 8MB em cada arquivo.

Documentações de inscrições recebidas no e-mail após o horário indicado serão indeferidas. Portanto, verifique a configuração de seu e-mail e faça o ajuste para o horário de Brasília.

Não nos responsabilizaremos por quaisquer problemas de ordem técnica que acarretem o envio fora do prazo estabelecido no presente Edital.

Não serão aceitos arquivos compartilhados em Google Drive ou compactados, apenas anexados ao e-mail e em formato PDF.


Os documentos serão encaminhados via e-mail para o endereço: ncp@uel.br. A documentação deve estar completa, caso contrário, o/a candidato/a será automaticamente excluído do processo seletivo.
a) Ficha de inscrição preenchida, que está disponível em: http://www.uel.br/proppg/portalnovo/pages/inscricoes-programascursos/inscricoes-por-nivel.php;
b) Comprovante de recolhimento do preço público de inscrição correspondente ao valor de R$ 81,00 (oitenta e um reais) – conforme instruções no boleto bancário e horários das Instituições Financeiras;
c) Fotocópia da Cédula de Identidade – Obrigatório o RG para fins acadêmicos;
d) Fotocópia do C.P.F.: quando na Cédula de Identidade não constar o nº do CPF, fica obrigatória a apresentação de cópia legível do mesmo ou Comprovante de Situação Cadastral no CPF, retirado do site da Receita Federal: https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/ConsultaSituacao/ConsultaPublica.asp
e) Documento Militar (M), para os que possuem até 45 anos de idade;
f) Certidão de Nascimento ou Casamento (frente e verso, sem tarja nem dobras)
g) Cópia do histórico escolar da Graduação;
h) ópia frente e verso do diploma do curso de Graduação (autenticada para aqueles emitidos por outras Instituições de Ensino Superior). Caso o candidato ainda não possua o diploma, deverá apresentar documento de colação de grau. Caso Cainda esteja cursando a graduação, deverá apresentar atestado que demonstre estar matriculado no último ano/semestre de graduação e término previsto até o início do período letivo (04/03/2024);
i) Carta de intenções do candidato justificando a escolha do curso (documento necessário para o processo de seleção).
j) Arquivo do Currículo Lattes com documentação comprobatória.

Candidatos estrangeiros deverão apresentar:

1. cópia do passaporte;
2. cópia autenticada do diploma de graduação (idioma de origem);
3. cópia autenticada da tradução juramentada do diploma de graduação;
4. cópia autenticada da Certidão de Nascimento ou Casamento (idioma de origem);
5. cópia autenticada da tradução juramentada da Certidão de Nascimento ou Casamento;
6. cópia do CPF;
7. visto de permanência no país, atualizado.

Atenção: O/a candidato/a que apresentar documento que não o diploma deve ter ciência de que, se aprovado no processo seletivo, deverá apresentar, no ato da matrícula, documento comprobatório no qual a data (dia/mês/ano) de conclusão do curso de Graduação seja anterior ao início do período letivo (04/03/2024), sem o qual não poderá efetuar a matrícula e perderá o direito à vaga, sem restituição do valor do preço público referente à inscrição. E ainda, realizar a entrega da cópia autenticada do Diploma de Graduação, tão logo ingresse no Curso de Especialização.

Não haverá entrega presencial de documentação. 

O envio da documentação é exclusivamente via e-mail para o endereço ncp@uel.br

Atenção: O/a candidato/a que enviar documentação incompleta será automaticamente excluído do processo. Em caso de desistência do processo seletivo ou em qualquer outra situação, não será devolvido o valor referente ao preço público de inscrição.

A seleção dos candidatos será de responsabilidade da Comissão Coordenadora do Curso, ou de Comissão de Seleção por ela designada.

  • Carta de intenções do candidato justificando a escolha do curso (01 a 02 laudas)
  • Entrevista individual
  • Análise de currículo lattes
  • Histórico escolar da graduação

O candidato que não concordar com o resultado do processo de seleção terá o prazo de 2 (dois) dias úteis, a partir da data de sua divulgação, para a interposição de recurso. A solicitação deverá ser dirigida ao(a) Coordenador(a) do Curso de Pós-Graduação, via e-mail ncp@uel.br.

Os recursos interpostos fora de prazo não serão admitidos, nem analisados quanto ao mérito. Os recursos deverão estar devidamente fundamentados e as respostas aos recursos interpostos serão encaminhadas ao requerente via email, pela Coordenação do Curso de Especialização em Comunicação Popular e Comunitária.

Os candidatos aprovados e classificados serão convocados para a efetivação de matrícula por meio de Edital publicado pela Coordenação do Curso no site https://sites.uel.br/ceca/lato-sensu/ e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação    no       site http://www.uel.br/proppg/portalnovo/pages/editais/resultados.php , a partir das 17h do dia 19 de fevereiro de 2024.


a) Fotocópia do C.P.F.; (ou do RG que comprove o número, ou do Comprovante da Situação Cadastral no CPF retirado do site da Receita Federal)

Fotocópia da Cédula de Identidade (RG); (obrigatório cópia do próprio RG)

Fotocópia do Certificado de Reservista; (fotocópia Frente e Verso – obrigatório Cópia da Digital)

Fotocópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;

b) Fotocópia autenticada do Diploma do curso de Graduação; (sendo da UEL, não há necessidade de autenticação)

Considerando o Parecer nº 303/2000 da Câmara de Ensino Superior do MEC, o candidato aprovado poderá apresentar, no ato da matrícula:

Fotocópia autenticada do certificado ou atestado de conclusão do curso de graduação, bem como o documento que comprove que o mesmo está reconhecido pelo órgão competente, o qual deverá estar devidamente datado e assinado. Neste caso a matrícula se dará em caráter precário e provisório, até a apresentação do respectivo diploma; (sendo da UEL, não há necessidade de autenticação)

Até o final do curso de pós-graduação o estudante deverá apresentar fotocópia autenticada do diploma do curso de graduação.

c) Candidatos Estrangeiros deverão apresentar cópia do passaporte com visto de permanência no país, cópias autenticadas do diploma de graduação e tradução do mesmo, por órgão oficial.

Procedimentos para Confirmação da Matrícula Via Web (Portal do Estudante):

Obs.: Na confirmação de matrícula o candidato recebe dois e-mails um com a senha e o número de matrícula, e outro com a informação da confirmação da matrícula. Para estas confirmações, quando o candidato recebe o primeiro e-mail, ele deverá entrar novamente no portal do estudante com os dados recebidos, e ir em, confirmar matrícula até o final do processo salvando-o, só depois de feito isto é que o candidato receberá o segundo e-mail informando a confirmação de matrícula. Caso não receba o segundo e-mail, sua matrícula não estará confirmada, então, favor ligar ainda dentro do período de matricula no horário de expediente para (43) 3371-4665, que a Secretaria de Pós/CECA dará apoio. Após o período de matrícula o candidato não conseguirá mais concluir a matrícula.

Seção de Pós-Graduação, Centro de Educação, Comunicação e Artes/CECA – Campus Universitário, de 2ª a 6ª feira, no horário das 14h30min às 17h30min.
Mais informações pelo telefone (43) 3371-4665.

Endereço para entrega de Documentos via SEDEX

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Secretaria de Pós-Graduação
A/C (Informe o nome do curso)
Rodovia Celso Garcia Cid – Pr 445, Km 380 – Campus Universitário
Caixa Postal 10.011
CEP 86057-970
Londrina/PR

Matrícula dos Candidatos Aprovados (Consulte o MANUAL)

A matrícula será realizada via internet, por meio do site da Instituição: Portal do Estudante de Pós-Graduação. O candidato aprovado e classificado terá que se cadastrar previamente para ter acesso ao Portal do Estudante de Pós-Graduação e realizar a matrícula. O cadastro deverá ocorrer no mesmo período em que será realizada a matrícula. As instruções sobre o procedimento de matrícula e o sistema para efetuar a matrícula eletrônica estarão disponíveis no site mencionado.

Convocação de Suplentes

Havendo suplentes, a convocação e matrícula destes serão realizadas via Internet, no site da Instituição: Portal do Estudante de Pós-Graduação. O candidato suplente terá que se cadastrar primeiro para ter acesso ao Portal do Estudante de Pós-Graduação e realizar a matrícula. As instruções sobre o procedimento de matrícula, bem como o Sistema para efetuar a matrícula eletrônica estarão disponíveis no site mencionado.

Disposições Finais

É de exclusiva responsabilidade de o candidato inscrito acompanhar a publicação ou divulgação dos atos relativos ao Edital de Inscrição para os Cursos de Pós-Graduação Lato sensu, divulgados na internet, no endereço eletrônico de cada Curso (Selecionar o Curso e observar as informações), obrigando-se a atender aos prazos e condições estipulados neste Edital e nos que forem publicados durante a execução da seleção pública.



COMUNICAÇÃO E CAPITAL SOCIAL
Conceito de capital social. Cultura política, capital social e sociedade participativa. Redes de comunicação e desenvolvimento do capital social.

COMUNICAÇÃO E CIDADANIA
Conceito de cidadania. A cidadania no Brasil. Exclusão social e construção da cidadania. Formas de exercício da cidadania. Voluntariado. Militância. Democratização da comunicação.

COMUNICAÇÃO E POLÍTICA
As relações entre a comunicação e o campo da política. Comunicação, ética e política. Comunicação, política e sociabilidade. Comunicação, cenários e imaginários políticos. Processos eleitorais. Discurso da política.

COMUNICAÇÃO E SUBJETIVIDADE
Subjetividade e o sujeito das práticas comunitárias. Desenvolvimento humano: atividade, consciência, representação social e subjetividade. O processo de construção do ser humano e a comunicação: história social e singular. Alteridade, exclusão social e cidadania. Construção de identidade pessoal e coletiva. O comunicador popular.

COMUNICAÇÃO POPULAR E MUNDO DO TRABALHO
Comunicação e mundo do trabalho. Conceito de trabalho. O trabalho na sociedade contemporânea. Processo e organização do trabalho. Comunicação e nova ordem capitalista. Globalização, mundialização do capital e neoliberalismo. Transformações no mundo do trabalho. Reestruturação produtiva.

COMUNICAÇÃO SINDICAL
Teoria e prática da comunicação sindical no Brasil. Imprensa sindical e assessoria de comunicação sindical. Sindicalismo e comunicação inter-pessoal.

DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Docência no Ensino Superior. O processo ensino e aprendizagem e suas múltiplas dimensões. Planejamento de ensino: elementos constitutivos e suas relações. Avaliação.

ECONOMIA POLÍTICA DA INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO E CULTURA
As matrizes materialistas da Economia Política da Informação, Comunicação e Cultural (EPICC) e suas principais escolas. Meios de comunicação como meios de produção. A comunicação como forma do capitalismo e suas funções. Comunicação e crise do capitalismo. Dos modelos de regulação à socialização dos meios de comunicação.

EDUCAÇÃO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS
A educação como objeto do conhecimento científico. Políticas educacionais. A educação formal e não formal. A educação e os processos de mobilização social. A realidade escolar. Planejamento de ações pedagógicas.

ESTADO E LUTAS SOCIAIS NA AMÉRICA LATINA
Teoria e Política do Estado na América Latina. Lutas sociais e resistência popular na América Latina. As classes sociais no Brasil.

GESTÃO E PRODUÇÃO EM COMUNICAÇÃO POPULAR E COMUNITÁRIA
Política de Comunicação. Produção em comunicação popular e comunitária: texto coletivo e processo de edição. Gestão de políticas em comunicação popular e comunitária: planejamento, execução, avaliação.

HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES E DOS MOVIMENTOS SOCIAIS
Origem e desenvolvimento das instituições. História das ONGs e dos movimentos sociais. Sindicatos no Brasil. As organizações sociais na atualidade.

HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO
Conceito de comunicação. Comunicação das classes subalternas. Imprensa operária e sindical. Rádio comunitária. Vídeo popular. Teatro popular. Meios alternativos de comunicação no Brasil.

MÍDIA, MANIPULAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS
Economia política da comunicação. A propriedade dos meios de comunicação. Manipulação, poder e ética na mídia. Cobertura jornalística dos movimentos sociais. MST e mídia.

OFICINA DE COMUNICAÇÃO
Prática e produção em comunicação. As diferentes linguagens comunicativas: impresso, rádio, televisão, internet. As etapas do processo de produção comunicativa. Critérios e prática de edição.

PESQUISA EM COMUNICAÇÃO
Teoria e método de pesquisa em Comunicação. Comunicação e ciência. Pesquisa participante e pesquisa-ação. Planejamento e elaboração de projeto de pesquisa.

PLANEJAMENTO E POLÍTICAS SOCIAIS
Relação Estado e sociedade civil na constituição de políticas sociais. Políticas sociais: história e processos de gestão. Lutas sociais e formação de conselhos populares. Políticas setoriais. Planejamento social: conceito, história e o papel do Estado. Planejamento: acompanhamento e avaliação.

PRÁTICAS EDUCATIVAS E COMUNICAÇÃO
O campo Comunicação e Educação. Comunicação e mudanças sociais. Processo educativo, aprendizagem e comunicação das classes populares. Estudo de recepção.

PRÁXIS DA COMUNICAÇÃO POPULULAR E COMUNITÁRIA
Conceito de comunicação. Filosofia da linguagem e as práticas comunicacionais. Popular e comunitário em suas distinções conceituais. Teoria e prática da comunicação popular e comunitária no Brasil. A comunicação nos movimentos sociais. Comunicação, ideologia e edição do mundo. A participação e seus níveis.

SEMINÁRIO TEMÁTICO EM COMUNICAÇÃO POPULAR E COMUNITÁRIA
Temas diversos em comunicação popular e comunitária.

SEMINÁRIO DE PESQUISA
Estado da arte dos estudos em comunicação popular e comunitária. Definição e discussão coletiva dos projetos de pesquisa.

SOCIEDADE, ESTADO E DEMOCRACIA NO BRASIL
O Estado brasileiro e a prevalência das relações políticas de caráter privado. A relação público/privado e a democracia no Brasil. (Im)possibilidades de efetivação de práticas políticas democráticas.

TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
Contribuições teóricas de diferentes escolas. Modelo comportamental e modelo funcionalista. Teoria crítica e a Escola de Frankfurt. Novas teorias da comunicação.

TÓPICOS ESPECIAIS EM COMUNICAÇÃO POPULAR E COMUNITÁRIA
Estudos avançados sobre questões contemporâneas, temas, autores, teorias e/ou conceitos relevantes no âmbito da Comunicação Popular e Comunitária que visem a abordagem do capitalismo. Dos modelos de regulação à socialização dos meios de comunicação.de novas tendências ou atualizações teórico metodológicas.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO
Produção de artigo científico.


O atendimento da Secretaria de Pós/CECA é de 2ª a 6ª feira, no horário das 14h30min às 17h30min.
Mais informações pelo telefone (43) 3371-4665.


Utilizados pelos DISCENTES Indicação de Banca – Monografia/Artigo
Declaração de Autoria – Monografia (TCCPG)
Boletim de Inclusão/Cancelamento de Disciplinas
Formulário de Solicitação de Créditos Escolares
Requerimento Geral
Utilizados pelos DOCENTESCadastro de Professor – Convidado
Indicador de Banca – Avaliação Final
Indicador de Orientadores/Alunos
Indicadores para Avaliação de Monografias
Indicadores para Avaliação de TCCPG / Artigos
Oferta de Nova Turma
Quadro de Horário
Recibo de Táxi
Relatório Técnico de Viagens
Solicitação de Diárias


  • O endereço de E-mail do aluno deverá estar sempre atualizado no Sistema UEL, pois este é o caminho que a Secretaria de Pós/CECA tem para se comunicar com o aluno, caso aconteça mudança no endereço eletrônico, o aluno deverá comunicar a Secretaria de Pós/CECA e solicitar atualização.

Primeiros passos para o Aluno providenciar a entrega da TCCPG :

  • Verificar no Calendário do Lato Sensu o período de entrega de TCCPG ;
  • Antes da entrega da TCCPG , o aluno deverá comparecer a Secretaria de Pós/CECA e solicitar a “Análise Curricular” para saber se está APTO ou NÃO para conclusão do curso, caso não esteja APTO, o aluno deverá regularizar sua situação e só depois entregar a TCCPG , que deve aconteça dentro do prazo do Calendário. Obs.: A Secretaria de Pós/CECA não receberá TCCPG em que a situação do aluno na “Análise Curricular” não esteja Apto.
  • 24 CRÉDITOS – obrigatórios a serem cumpridos para conclusão do curso.

Quantidade de Documentos a serem providenciados
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE PÓS-
GRADUAÇÃO – para Homologação, o estudante
deverá entregar conforme Calendário das atividades
do curso de Pós-Graduação Lato sensu, disponível
na página da UEL, para isso observar primeiro a data
de término de seu Curso. Depois de entregue, a
comissão terá 50 dias para apresentar as notas da
Avaliação ou solicitar Reformulação.
Será aprovado no TCCPG o estudante que obtiver
a média mínima 7,0 (sete).
01 – Formulário de Indicação de Banca, preenchido por completo, de forma legível, sem abreviaturas e assinado pela Orientação.

Envio do PDF para os membros da Banca
REFORMULAÇÃO – quando solicitada pela comissão, após lançamento no sistema UEL, o aluno será informado da data final para reformulação da TCCPG, sendo este prazo de 60 dias para reformular e entregar na Secretaria de Pós/CECA. A comissão, após recebimento da TCCPG Reformulada, terá prazo de 30 dias para informar à Secretaria de Pós/CECA as notas da Avaliação Final.Envio do PDF para os membros da Banca

01 – Exemplar em Capa Dura


Passos para Deferimento e Matrícula
PRORROGAÇÃO
Será cobrada Taxa.
O estudante do Lato sensu tem direito em solicitar somente uma prorrogação, que vale no máximo por um período letivo.

A PRORROGAÇÃO é solicitada pelo estudante via Portal do Estudante, dentro do período estipulado no Calendário vigente da PROPPG, (verificar Calendário disponível na página da PROPPG),

A solicitação de Prorrogação deverá ser feita somente quando NÃO houver a possibilidade de conclusão da TCCPG dentro do prazo final de seu curso.
Após a solicitação de PRORROGAÇÃO via Portal do Estudante, será direcionado Via Web um comunicado ao Orientador do Estudante, onde este dará seu parecer Deferindo ou Indeferindo, após, será direcionado ao Coordenador do Curso que finalizará a solicitação, na sequencia será disparado um e-mail ao estudante comunicando o resultado da solicitação, sendo favorável, será comunicado ao estudante para confirmar sua matrícula Via Portal do Estudante, que após confirmação dará sequência a impressão dos boletos referente as mensalidades dos meses da Prorrogação.

Na Prorrogação, o estudante após depositar seu TCCPG na Secretaria de Pós/CECA, poderá solicitar cancelamento do compromisso financeiro através do formulário Requerimento Geral.
REINGRESSO
Será cobrada Taxa.
O aluno do Lato sensu só poderá solicitar reingresso para conclusão da TCCPG, enquanto não acontecer reestruturação de seu Curso e ter turma em andamento.

Para o reingresso o aluno tem seis meses corridos para conclusão da TCCPG.

O Reingresso é solicitado através do formulário Requerimento Geral, que após retirado o BOLETO no balcão de atendimento da PROPPG, efetuado o pagamento, o solicitante preenche o Requerimento e protocola.
O Requerimento Geral, depois de protocolado e Deferido pela Coordenação do Curso, a PROPPG enviará um comunicado ao estudante estabelecendo um período para vir até o balcão de atendimento da PROPPG, realizar sua Matrícula.

No Reingresso, o estudante deverá pagar no mínimo 3 (três) parcelas e no máximo 6 parcelas para concluir o Curso. “Caso”, o estudante tenha terminado antes do vencimento do prazo, após três parcelas pagar, poderá solicitar o cancelamento do compromisso financeiro através do formulário Requerimento Geral


  •  Após o recebimento da Ata de Avaliação Final ou Defesa na PROPPG – Divisão de Registro Acadêmico, o estudante será cadastrado como CONCLUÍDO no Sistema Acadêmico de Pós-Graduação e serão realizados os procedimentos para emissão dos documentos de conclusão de curso, sem a necessidade de que o estudante requeira.
  • Neste período em que o estudante foi cadastrado como CONCLUÍDO no Sistema Acadêmico de Pós-Graduação, ele poderá retirar via Portal do Estudante um Atestado de Conclusão de Curso, para utilizar temporariamente até que seja expedido o documento oficial (aproximadamente 30 dias para expedição).
  • Após o registro do documento oficial de conclusão de curso, não será mais possível à emissão do atestado, sendo que o estudante deverá retirar no balcão de atendimento da PROPPG o documento oficial (CERTIFICADO).
  • A PROPPG – Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UEL tem atendimento à comunidade nos seguintes horários: das 08h00 às 11h30, das 14h00 às 17h30, de segunda a sexta-feira.

PROPPG – Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e-mail: atendimentoproppg@uel.br – Atendimento: 0XX 43 3371-4780