081 – Docência na Educação Superior


NÍVEL: Especialização

OFERTADO PARA 2022/1




Local das aulas:O curso será ofertado no modo “Remoto Síncrono”, conforme resolução CEPE Nº
013/2021, até a sua conclusão.
Duração:O curso tem duração de 18 meses, sendo os primeiros 12 meses com disciplinas (terças e quintas-feiras das 19h às 22h30min – online 2022). Os últimos 06 meses são dedicados à pesquisa e produção do artigo acadêmico. O artigo deverá ser apresentado em banca pública.
Público Alvo:Graduados ou graduandos de qualquer área, desde que comprovem a conclusão da graduação até a matrícula.
Email:spg.latosensu@uel.br


EventoPeríodo
Período de Inscrição – Via WebDe 18/10/2021 08h00 a 14/02/2022 12h00
Período de entrega Documentos para Seleção (formulário via link e e-mail para homologação da inscrição)De 18/10/2021 08h00 a 14/02/2022 17h00 – observar o item 3 do
edital
Período de SeleçãoDe 10/02/2022 a 11/02/2022
Divulgação do Edital de Resultado e
Convocação para Matrícula 
Dia 18/02/2022 (PROPPG após 16h/)
Período de Envio dos Documentos – Correio/Via SEDEXDe 21/02/2022 a 25/02/2022 – Via e-mail – spg.latosensu@uel.br
Período de Matrícula – Portal do estudante de Pós-Graduação (via web)De 21/02/2022 08h00 a 25/02/2022 23h59
Período de envio de documentos – via correio – para Confirmação da matrícula21/02/2022 a 25/02/2022

Atenção: O candidato deverá acompanhar os atos relativos ao processo de seleção disponíveis no site do Curso (https://sites.uel.br/ceca/lato-sensu/), obrigando-se a atender aos prazos e às condições estabelecidas no presente edital e àqueles que vierem a ser divulgados durante a execução da seleção.



Código do Curso Nome do Curso Descrição Créditos
2EDU662 AVALIAÇÃO DA PRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR Práticas e funções da avaliação da aprendizagem. Instrumentos avaliativos implementados no ensino superior com sentido formativo. 2
2EDU666CIBERCULTURA E EDUCAÇÃOCibercultura no contexto social e educacional. A articulação entre as tecnologias digitais e as práticas didáticas na mediação do processo educativo universitário.3
2EDU466CURRÍCULO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE Implicações do currículo e do planejamento didático na organização do trabalho docente: aspectos políticos e organizacionais.2
2EDU668EDUCAÇÃO INCLUSIVA A produção social da normalidade e da anormalidade. A constituição da Educação Especial e as propostas de escolarização das pessoas com deficiência em diferentes momentos históricos. Conceito de inclusão. Estudos sobre a deficiência no ensino superior.2
2EDU663EDUCAÇÃO SUPERIOR: ASPECTOS HISTÓRICOS E POLÍTICOSPolíticas educacionais para a Educação Superior e suas implicações para o trabalho docente. Aspectos históricos, políticos, econômicos e conceituais sobre a Educação Superior no Brasil. Profissionalização docente no Ensino Superior no século XXI.2
2EDU667EPISTEMOLOGIA E EDUCAÇÃOA lógica do conhecimento, sua produção e a questão pedagógica no Ensino Superior.2
2EDU468LABORATÓRIO DE ENSINOA organização do trabalho pedagógico no cotidiano de sala de aula a partir da intencionalidade estabelecida no processo de elaboração e execução da aula.3
2EDU660PESQUISA EM EDUCAÇÃO I Abordagens teórico-metodológicas de pesquisa em Educação. Projeto de pesquisa, elementos e etapas. Relato da pesquisa por meio de artigo científico.2
2EDU661PESQUISA EM EDUCAÇÃO IISeminário de pesquisa. 1
2EDU665 PLANEJAMENTO E METODOLOGIAS DA AÇÃO DOCENTEPlanejamento e Metodologias de Ensino: conceitos, pressupostos e aplicação. Alternativas metodológicas na organização do trabalho docente na Educação Superior.3
2EDU664PROCESSOS DE APRENDIZAGEM: ABORDAGENS TEÓRICAS Processo de Aprendizagem: conceitos e suas relações sob a ótica da Psicologia. Abordagens cognitivistas contemporâneas e suas implicações no processo de ensino.3
2EDU477 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO


Horário das aulas para o primeiro, segundo semestre de 2021 e primeiro semestre de 2022.



Calendário das atividades dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu.



Documentos para inscrição:

  1. Ficha de inscrição preenchida – disponível em: Inscrições via Web
  2. Apresentar comprovante de recolhimento do preço público de inscrição correspondente ao valor de R$ 81,00 (oitenta e um reais);
  3. Cópia do histórico escolar de graduação;
  4. Currículum Plataforma Lattes – documentado;
    (Obs.: Currículum vitae DOCUMENTADO é o curriculum impresso e com as fotocópias de todos os documentos comprobatórios anexos).
  5. Fotocópia autenticada* do Diploma do curso de Graduação;
  6. Fotocópia autenticada* do certificado ou atestado de conclusão do curso de graduação, bem como o documento que comprove que o mesmo está reconhecido pelo órgão competente, o qual deverá estar devidamente datado e assinado. Neste caso a matrícula se dará em caráter precário e provisório, até a apresentação do respectivo diploma;
  7. Até o final do curso de pós-graduação o estudante deverá apresentar fotocópia autenticada do diploma do curso de graduação
  8. Candidatos Estrangeiros deverão apresentar cópia do passaporte com visto de permanência no país, cópias autenticadas do diploma de graduação e tradução do mesmo, por órgão oficial.

Procedimentos para Confirmação da Matrícula Via Web (Portal do Estudante):

Obs.: Na confirmação de matrícula o candidato recebe um e-mails com a senha e o número de matrícula, o mesmo deverá entrar no portal do estudante com os dados recebidos, e ir em: confirmar matrícula até o final do processo salvando-o, só depois que o candidato receberá um segundo e-mail confirmando a matrícula. Caso não receba o segundo e-mail, sua matrícula não estará confirmada. Após o período de matrícula o candidato não conseguirá mais concluir a matricula.

Obs.:Pedimos que no ato da entrega da Documentação para INSCRIÇÃO, também seja entregue a Documentação para MATRÍCULA, para que, caso seja aprovado, não tenha que vir novamente à Secretaria de Pós/CECA para entrega dos documentos referentes à matrícula.


Local de Entrega da Documentação:


Não haverá entrega presencial de documentação.

O envio da documentação para inscrição é exclusivamente via formulário no endereço

Somente o envio do currículo documentado deverá ser via e-mail para o endereço spg.latosensu@uel.br com cópia para diene.eire@uel.br

O envio da documentação para matrícula deverá ser via correio.

Endereço para entrega de Documentos via SEDEX:

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Secretaria de Pós-Graduação
A/C (nome do curso)
Rodovia Celso Garcia Cid – Pr 445, Km 380 – Campus Universitário
Caixa Postal 10.011
CEP 86057-970
Londrina/PR

Critério para Seleção:

  • Prova Escrita de caráter eliminatório que consistirá na dissertação sobre um tema a ser sorteado no início da avaliação escrita no dia 17/02/2020, das 19h30min às 21h30min, salas 641 e 646. (nota mínima para aprovação: 7,0)

    Obs.: Chegar com 30 minutos de antecedência na sala de aula. Após às 19h30min NÃO SERÁ AUTORIZADO A ENTRADA DO CANDIDATO PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA. É obrigatória a apresentação de documento com FOTO.

    Obs.: A comissão de seleção selecionará três temas ligados à educação superior. Ás 19h30 será sorteado um dos três temas para a realização da prova dissertativa. Importante: Não há indicação de bibliografia. A Comissão irá avaliar tanto conteúdo quanto forma do texto e a articulação das ideias desenvolvidas.
  • Análise de Curriculum vitae; (somente dos aprovados na Prova Escrita)

Resultado da Seleção:

Convocação de Suplentes:

  • Havendo suplentes, a convocação e matrícula destes serão realizadas via Internet, no site da Instituição: Portal do Estudante de Pós-Graduação. O candidato suplente terá que se cadastrar primeiro para ter acesso ao Portal do Estudante de Pós-Graduação e realizar a matrícula. As instruções sobre o procedimento de matrícula, bem como o Sistema para efetuar a matrícula eletrônica estarão disponíveis no site mencionado.

Resultados da Seleção:

  • Dia 20 de fevereiro de 2020, por meio de Edital a ser publicado via internet pelos Editais de Resultado após as 16h. Não Será informado resultado por telefone.

Matrícula dos Candidatos Aprovados: Consulte o MANUAL

  • A matrícula será realizada via internet, por meio do site da Instituição: Portal do Estudante de Pós-Graduação. O candidato aprovado e classificado terá que se cadastrar previamente para ter acesso ao Portal do Estudante de Pós-Graduação e realizar a matrícula. O cadastro deverá ocorrer no mesmo período em que será realizada a matrícula. As instruções sobre o procedimento de matrícula e o sistema para efetuar a matrícula eletrônica estarão disponíveis no site mencionado.

Disposições Finais:

  • É de exclusiva responsabilidade de o candidato inscrito acompanhar a publicação ou divulgação dos atos relativos ao Edital de Inscrição para os Cursos de Pós-Graduação Lato sensu, divulgados na internet, no endereço eletrônico de cada Curso (Selecionar o Curso e observar as informações), obrigando-se a atender aos prazos e condições estipulados neste Edital e nos que forem publicados durante a execução da seleção pública.


Utilizados pelos DISCENTESIndicação de Banca – Monografia/Artigo
Declaração de Autoria – Monografia (TCCPG)
Boletim de Inclusão/Cancelamento de Disciplinas
Formulário de Solicitação de Créditos Escolares
Requerimento Geral
Utilizados pelos DOCENTESCadastro de Professor – Convidado
Indicador de Banca – Avaliação Final
Indicador de Orientadores/Alunos
Indicadores para Avaliação de Monografias
Indicadores para Avaliação de TCCPG / Artigos
Oferta de Nova Turma
Quadro de Horário
Recibo de Táxi
Relatório Técnico de Viagens
Solicitação de Diárias


  • Estar atento às informações do Calendário das atividades do curso de Pós-Graduação Lato Sensu, do Regulamento e da Resolução vigente do programa (Link disponível no inicio desta página). Estas informações ajudarão o aluno a entender os procedimentos do curso e o cumprimento dos prazos, evitando assim, aborrecimentos no decorrer de suas atividades acadêmicas.
  • O endereço de E-mail do aluno deverá estar sempre atualizado no Sistema UEL, pois este é o caminho que a Secretaria de Pós/CECA tem para se comunicar com o aluno, caso aconteça mudança no endereço eletrônico, o aluno deverá comunicar a Secretaria de Pós/CECA e solicitar atualização.


Primeiros passos para o aluno providenciar a entrega da monografia:



Documentos a serem enviados
MONOGRAFIA

para Homologação, o aluno deverá entregar conforme Calendário das atividades do curso de Pós-Graduação Lato sensu, disponível na página da UEL, para isso observar primeiro a data de término de seu Curso. Depois de entregue, a comissão terá 50 dias para apresentar as notas da Avaliação ou solicitar Reformulação.
Será aprovado, na Monografia ou no TCCPG, o estudante que obtiver a média mínima 7,0 (sete).
Obs.: os exemplarese deverão ser entregues na Secretaria de Pós-Gradução do CECA.
* Consultar a Coordenação
01 (Um) Formulário de Indicação de Banca, preenchido por completo, de forma legível, sem abreviaturas e assinado pela Orientação.

03 (Três) Exemplares separados, em espiral

01 (Um) CD em PDF, quando solicitado pelo Curso
REFORMULAÇÃO

Quando solicitada pela comissão, após lançamento no sistema UEL, o aluno será informado da data final para reformulação da monografia, sendo estre prazo de 60 dias para reformular e entregar na Secretaria de Pós/CECA. A comissão, após recebimento da monografia reformulada, terá prazo de 30 dias para informar à Secretaria de Pós/CECA as notas da Avaliação Final.
03 (Três) exemplares separados, em espiral
VERSÃO FINAL

após aprovação, obtendo média igual ou superior a 9,0.
01 (Um) Exemplar em Capa Dura para envio à Biblioteca Central/UEL


Passos para Deferimento da Matrícula
PRORROGAÇÃO
(valor da taxa para solicitação R$84,00)
O estudante do Lato sensu tem direito em solicitar somente uma prorrogação, que vale no máximo por um período letivo.


A PRORROGAÇÃO é solicitada pelo estudante via Portal do Estudante, dentro do período estipulado no Calendário vigente da PROPPG, (verificar Calendário disponível na página da PROPPG);


A solicitação de Prorrogação deverá ser feita somente quando NÃO houver a possibilidade de conclusão da MONOGRAFIA dentro do prazo final de seu curso
Após a solicitação de PRORROGAÇÃO via Portal do Estudante, será direcionado Via Web um comunicado ao Orientador do Estudante, onde este dará seu parecer Deferindo ou Indeferindo, após, será direcionado ao Coordenador do Curso que finalizará a solicitação, na sequencia será disparado um e-mail ao estudante comunicando o resultado da solicitação, sendo favorável, será comunicado ao estudante para confirmar sua matrícula Via Portal do Estudante, que após confirmação dará sequência a impressão dos boletos referente as mensalidades dos meses da Prorrogação.

Na Prorrogação, o estudante após depositar sua Monografia na Secretaria de Pós/CECA, poderá solicitar cancelamento do compromisso financeiro através do formulário Requerimento Geral
REINGRESSO
(Valor da taxa para solicitação R$17,00)
O aluno do Lato sensu só poderá solicitar reingresso para conclusão da Monografia, enquanto não houver reestruturação de seu Curso e ter turma em andamento.


Para o reingresso o aluno tem seis meses corridos para conclusão da Monografia.


O Reingresso é solicitado através do 
formulário Requerimento Geral, que após retirado o BOLETO no balcão de atendimento da PROPPG, efetuado o pagamento, o solicitante preenche o Requerimento e protocola no Setor de Protocolo da UEL – SAUEL.
O Requerimento Geral, depois de protocolado e Deferido pela Coordenação do Curso, a PROPPG enviará um comunicado ao estudante estabelecendo um período para vir até o balcão de atendimento da PROPPG, realizar sua Matrícula.


No Reingresso, o estudante deverá pagar no mínimo 3 (três) parcelas e no máximo 6 parcelas para concluir o Curso. “Caso”, o estudante tenha terminado antes do vencimento do prazo, após três parcelas pagar, poderá solicitar o cancelamento do compromisso financeiro através do formulário Requerimento Gera




A PROPPG – Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UEL tem atendimento à comunidade nos seguintes horários: das 08h00 às 11h30, das 14h00 às 17h30, de segunda a sexta-feira.