081 – Docência na Educação Superior
NÍVEL: Especialização
OFERTADO PARA 2022/1
Resolução: 13/2020
Local das aulas: | O curso será ofertado no modo “Remoto Síncrono”, conforme resolução CEPE Nº 013/2021, até a sua conclusão. |
Duração: | O curso tem duração de 18 meses, sendo os primeiros 12 meses com disciplinas (terças e quintas-feiras das 19h às 22h30min – online 2022). Os últimos 06 meses são dedicados à pesquisa e produção do artigo acadêmico. O artigo deverá ser apresentado em banca pública. |
Público Alvo: | Graduados ou graduandos de qualquer área, desde que comprovem a conclusão da graduação até a matrícula. |
Email: | spg.latosensu@uel.br |
Evento | Período |
---|---|
Período de Inscrição – Via Web | De 18/10/2021 08h00 a 14/02/2022 12h00 |
Período de entrega Documentos para Seleção (formulário via link e e-mail para homologação da inscrição) | De 18/10/2021 08h00 a 14/02/2022 17h00 – observar o item 3 do edital |
Período de Seleção | De 10/02/2022 a 11/02/2022 |
Divulgação do Edital de Resultado e Convocação para Matrícula | Dia 18/02/2022 (PROPPG após 16h/) |
Período de Envio dos Documentos – Correio/Via SEDEX | De 21/02/2022 a 25/02/2022 – Via e-mail – spg.latosensu@uel.br |
Período de Matrícula – Portal do estudante de Pós-Graduação (via web) | De 21/02/2022 08h00 a 25/02/2022 23h59 |
Período de envio de documentos – via correio – para Confirmação da matrícula | 21/02/2022 a 25/02/2022 |
Atenção: O candidato deverá acompanhar os atos relativos ao processo de seleção disponíveis no site do Curso (https://sites.uel.br/ceca/lato-sensu/), obrigando-se a atender aos prazos e às condições estabelecidas no presente edital e àqueles que vierem a ser divulgados durante a execução da seleção.
Código do Curso | Nome do Curso | Descrição | Créditos |
---|---|---|---|
2EDU662 | AVALIAÇÃO DA PRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR | Práticas e funções da avaliação da aprendizagem. Instrumentos avaliativos implementados no ensino superior com sentido formativo. | 2 |
2EDU666 | CIBERCULTURA E EDUCAÇÃO | Cibercultura no contexto social e educacional. A articulação entre as tecnologias digitais e as práticas didáticas na mediação do processo educativo universitário. | 3 |
2EDU466 | CURRÍCULO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE | Implicações do currículo e do planejamento didático na organização do trabalho docente: aspectos políticos e organizacionais. | 2 |
2EDU668 | EDUCAÇÃO INCLUSIVA | A produção social da normalidade e da anormalidade. A constituição da Educação Especial e as propostas de escolarização das pessoas com deficiência em diferentes momentos históricos. Conceito de inclusão. Estudos sobre a deficiência no ensino superior. | 2 |
2EDU663 | EDUCAÇÃO SUPERIOR: ASPECTOS HISTÓRICOS E POLÍTICOS | Políticas educacionais para a Educação Superior e suas implicações para o trabalho docente. Aspectos históricos, políticos, econômicos e conceituais sobre a Educação Superior no Brasil. Profissionalização docente no Ensino Superior no século XXI. | 2 |
2EDU667 | EPISTEMOLOGIA E EDUCAÇÃO | A lógica do conhecimento, sua produção e a questão pedagógica no Ensino Superior. | 2 |
2EDU468 | LABORATÓRIO DE ENSINO | A organização do trabalho pedagógico no cotidiano de sala de aula a partir da intencionalidade estabelecida no processo de elaboração e execução da aula. | 3 |
2EDU660 | PESQUISA EM EDUCAÇÃO I | Abordagens teórico-metodológicas de pesquisa em Educação. Projeto de pesquisa, elementos e etapas. Relato da pesquisa por meio de artigo científico. | 2 |
2EDU661 | PESQUISA EM EDUCAÇÃO II | Seminário de pesquisa. | 1 |
2EDU665 | PLANEJAMENTO E METODOLOGIAS DA AÇÃO DOCENTE | Planejamento e Metodologias de Ensino: conceitos, pressupostos e aplicação. Alternativas metodológicas na organização do trabalho docente na Educação Superior. | 3 |
2EDU664 | PROCESSOS DE APRENDIZAGEM: ABORDAGENS TEÓRICAS | Processo de Aprendizagem: conceitos e suas relações sob a ótica da Psicologia. Abordagens cognitivistas contemporâneas e suas implicações no processo de ensino. | 3 |
2EDU477 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO |
Horário das aulas para o primeiro, segundo semestre de 2021 e primeiro semestre de 2022.
Calendário das atividades dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu.
- Ficha de inscrição preenchida – disponível em: Inscrições via Web
- Apresentar comprovante de recolhimento do preço público de inscrição correspondente ao valor de R$ 81,00 (oitenta e um reais);
- Cópia do histórico escolar de graduação;
- Currículum Plataforma Lattes – documentado;
(Obs.: Currículum vitae DOCUMENTADO é o curriculum impresso e com as fotocópias de todos os documentos comprobatórios anexos). - Fotocópia autenticada* do Diploma do curso de Graduação;
- Fotocópia autenticada* do certificado ou atestado de conclusão do curso de graduação, bem como o documento que comprove que o mesmo está reconhecido pelo órgão competente, o qual deverá estar devidamente datado e assinado. Neste caso a matrícula se dará em caráter precário e provisório, até a apresentação do respectivo diploma;
- Até o final do curso de pós-graduação o estudante deverá apresentar fotocópia autenticada do diploma do curso de graduação
- Candidatos Estrangeiros deverão apresentar cópia do passaporte com visto de permanência no país, cópias autenticadas do diploma de graduação e tradução do mesmo, por órgão oficial.
Procedimentos para Confirmação da Matrícula Via Web (Portal do Estudante):
Local de Entrega da Documentação:
Não haverá entrega presencial de documentação.
O envio da documentação para inscrição é exclusivamente via formulário no endereço
Somente o envio do currículo documentado deverá ser via e-mail para o endereço spg.latosensu@uel.br com cópia para diene.eire@uel.br
O envio da documentação para matrícula deverá ser via correio.
Endereço para entrega de Documentos via SEDEX:
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Secretaria de Pós-Graduação
A/C (nome do curso)
Rodovia Celso Garcia Cid – Pr 445, Km 380 – Campus Universitário
Caixa Postal 10.011
CEP 86057-970
Londrina/PR
- Prova Escrita de caráter eliminatório que consistirá na dissertação sobre um tema a ser sorteado no início da avaliação escrita no dia 17/02/2020, das 19h30min às 21h30min, salas 641 e 646. (nota mínima para aprovação: 7,0)
Obs.: Chegar com 30 minutos de antecedência na sala de aula. Após às 19h30min NÃO SERÁ AUTORIZADO A ENTRADA DO CANDIDATO PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA. É obrigatória a apresentação de documento com FOTO.
Obs.: A comissão de seleção selecionará três temas ligados à educação superior. Ás 19h30 será sorteado um dos três temas para a realização da prova dissertativa. Importante: Não há indicação de bibliografia. A Comissão irá avaliar tanto conteúdo quanto forma do texto e a articulação das ideias desenvolvidas. - Análise de Curriculum vitae; (somente dos aprovados na Prova Escrita)
- Havendo suplentes, a convocação e matrícula destes serão realizadas via Internet, no site da Instituição: Portal do Estudante de Pós-Graduação. O candidato suplente terá que se cadastrar primeiro para ter acesso ao Portal do Estudante de Pós-Graduação e realizar a matrícula. As instruções sobre o procedimento de matrícula, bem como o Sistema para efetuar a matrícula eletrônica estarão disponíveis no site mencionado.
- Dia 20 de fevereiro de 2020, por meio de Edital a ser publicado via internet pelos Editais de Resultado após as 16h. Não Será informado resultado por telefone.
Matrícula dos Candidatos Aprovados: Consulte o MANUAL
- A matrícula será realizada via internet, por meio do site da Instituição: Portal do Estudante de Pós-Graduação. O candidato aprovado e classificado terá que se cadastrar previamente para ter acesso ao Portal do Estudante de Pós-Graduação e realizar a matrícula. O cadastro deverá ocorrer no mesmo período em que será realizada a matrícula. As instruções sobre o procedimento de matrícula e o sistema para efetuar a matrícula eletrônica estarão disponíveis no site mencionado.
- É de exclusiva responsabilidade de o candidato inscrito acompanhar a publicação ou divulgação dos atos relativos ao Edital de Inscrição para os Cursos de Pós-Graduação Lato sensu, divulgados na internet, no endereço eletrônico de cada Curso (Selecionar o Curso e observar as informações), obrigando-se a atender aos prazos e condições estipulados neste Edital e nos que forem publicados durante a execução da seleção pública.
- Estar atento às informações do Calendário das atividades do curso de Pós-Graduação Lato Sensu, do Regulamento e da Resolução vigente do programa (Link disponível no inicio desta página). Estas informações ajudarão o aluno a entender os procedimentos do curso e o cumprimento dos prazos, evitando assim, aborrecimentos no decorrer de suas atividades acadêmicas.
- O endereço de E-mail do aluno deverá estar sempre atualizado no Sistema UEL, pois este é o caminho que a Secretaria de Pós/CECA tem para se comunicar com o aluno, caso aconteça mudança no endereço eletrônico, o aluno deverá comunicar a Secretaria de Pós/CECA e solicitar atualização.
Primeiros passos para o aluno providenciar a entrega da monografia:
- Verificar no Calendário do Lato Sensu o período de entrega de Artigos;
- Antes da entrega da Monografia, o aluno deverá comparecer a Secretaria de Pós/CECA e solicitar a “Análise Curricular” para saber se está APTO ou NÃO para conclusão do curso, caso não esteja APTO, o aluno deverá regularizar sua situação e só depois entregar a Monografia, que deve aconteça dentro do prazo do Calendário.
Obs.: A Secretaria de Pós/CECA não receberá Monografias em que a situação do aluno na “Análise Curricular” não esteja Apto. - 24 CRÉDITOS – obrigatórios a serem cumpridos para conclusão do curso.
- Após o recebimento da Ata de Avaliação Final ou Defesa na PROPPG – Divisão de Registro Acadêmico, o estudante será cadastrado como CONCLUÍDO no Sistema Acadêmico de Pós-Graduação e serão realizados os procedimentos para emissão dos documentos de conclusão de curso, sem a necessidade de que o estudante requeir
- Neste período em que o estudante foi cadastrado como CONCLUÍDO no Sistema Acadêmico de Pós-Graduação, ele poderá retirar via Portal do Estudante um Atestado de Conclusão de Curso, para utilizar temporariamente até que seja expedido o documento oficial (aproximadamente 30 dias para expedição).
- Após o registro do documento oficial de conclusão de curso, não será mais possível à emissão do atestado, sendo que o estudante deverá retirar no balcão de atendimento da PROPPG o documento oficial (CERTIFICADO).