🌿🦟🏙️ Projeto de Extensão – Monitoramento e Controle de Culicidae em Áreas Urbanas do Norte do Paraná e Ações Integradas de Educação Ambiental 🌿🦟🏙️

CCB


atualizado 2 meses atrás


No dia 14/09, uma equipe de docentes, técnicos e discentes do Centro de Ciências Biológicas da UEL, ligados ao Departamento de Biologia Animal e Vegetal (Laboratório de Entomologia Geral e Médica) e o Departamento de Biologia Geral (Laboratório de Genética de bactérias e bioinseticida), iniciou mais um projeto de extensão na busca por um ambiente mais saudável e seguro quanto a infestação de Aedes, Culex e arboviroses.

📍 A equipe fez uma reunião técnica nas cidades de Sertanópolis e Porecatu, onde demos o pontapé inicial ao “Projeto: 02761 – Monitoramento e Controle de Culicidae em Áreas Urbanas do Norte do Paraná e Ações Integradas de Educação Ambiental”.

✅ Em parceria com esses municípios, a UEL e a equipe técnica realizarão um amplo mapeamento de ambas as cidades, implementando armadilhas georreferenciadas em pontos estratégicas para monitorar a infestação dos vetores responsáveis por transmitir arbovírus como a Dengue, Chikungunya e Zika vírus.

💪 Nossa missão é agir proativamente, aplicando medidas de controle biológico sempre que necessário e envolvendo ativamente a comunidade local através de um checklist ambiental, que visa reduzir a infestação e, consequentemente, a circulação viral.

🦟 Além disso, teremos equipes dedicadas à aspiração de mosquitos adultos em áreas críticas, alimentando nossa pesquisa sobre pesquisas de monitoramento de arbovírus e ações estratégica com o município.  

🤝 Acreditamos na integração e capacitação da população local, fornecendo conhecimento, aprendendo com a população local e traçar habilidades necessárias para proteger nossa comunidade.

🎓 Durante o projeto, serão desenvolvidos quatro trabalhos de conclusão de curso, proporcionando uma oportunidade única para nossos alunos crescerem e contribuírem para o avanço da ciência.

💰 Este projeto é possível graças ao financiamento do FNDE e à valiosa parceria com a UFPR, que nos permite unir forças em busca de um futuro mais saudável e sustentável para todos.

Junte-se a nós nesta jornada rumo a uma comunidade mais segura e consciente! 💚🌍 #MonitoramentoCulicidae #EducaçãoAmbiental #UEL #UFPR #NorteDoParaná #SaúdeComunitária.

Reunião técnica equipe UEL e prefeitura de Porecatu (foto acima), prefeitura de Sertanópolis (imagem abaixo)

Leia também

Curso de Ciências Biológicas da UEL comemora seus 52 anos!!!

O Curso de Ciências Biológicas da UEL foi criado por meio da Resolução FUEL nº 053/71, de 26 de outubro de 1971, tendo como base legal o Parecer 107/70 e a Resolução CFE s/n de 04 de fevereiro de 1970, sendo implantado em 18 de fevereiro de 1972. Esse modelo inicial obedecia ao regime seriado […]


Treinamento em sequ̻nciamento utilizando t̩cnica de Nanopore РMinION

É com muito prazer que anunciamos o nosso NanoSeq DAY na UEL!Essa será uma oportunidade única de reunir profissionais, especialistas e entusiastas da área para compartilhar conhecimentos, experiências e avanços recentes! 📆 Data: 11/10/2023⏰ Horário: 09h00 às 13h00📍 UEL – Anfiteatro Cyro Grossi “Pinicão” Se inscreva pelo link: https://forms.gle/SYAQT9NB5nVz7cCG6


Hernando Borges, professor do CCB / PGAC apresentará e discutirá pesquisas feitas na UEL sobre fake news e desinformação em um evento organizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Seminário promovido pelo STF em parceria com universidades públicas discute desinformação e defesa da democracia Evento a ser realizado nos dias 14 e 15 de setembro reúne ministros, professores nacionais e internacionais e representantes da sociedade civil. O Seminário “Combate à Desinformação e Defesa da Democracia”, promovido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em parceria com […]


Mestranda do CCB ganha primeiro lugar na categoria pitch cientifico no Simpósio Brasileiro de Engenharia da Nanotecnologia

A Natália Yukari Kashiwaqui, aluna de mestrado em Microbiologia, do Laboratório de Bacteriologia Básica e Aplicada – NIP3, do Departamento de Microbiologia do Centro de Ciências Biológicas/UEL, representou a Universidade Estadual de Londrina pelo Centro de Ciências Biológicas e ficou em primeiro lugar na categoria pitch científico, no Simpósio Brasileiro de Engenharia da Nanotecnologia, promovido […]