Combate à Dengue no CCB

CCB


atualizado 1 ano atrás


O Centro de Ciências Biológicas realizou na quarta feira, 26/05, um mutirão para eliminação de possíveis focos de criação de Aedes aegypti, o mosquito da Dengue.

O mutirão está sendo feito em cada Centro de Estudos por seus servidores. Para isso, na segunda feira, dia 24/05, houve uma reunião por videochamada entre o prefeito do campus, Prof. Gilson Bergoc, os Diretores dos Centros e o GT Aedes, coordenado pelo Prof. João Zequi, do Departamento de Biologia Animal e Vegetal/CCB, que apresentou a estratégia de combate ao mosquito.

O Prof. João informou que o GT Aedes retomou as atividades de monitoramento do mosquito no Campus após a renovação das bolsas dos estagiários pelo Governo do Estado. Novas armadilhas (61 no total) foram adaptadas e georreferenciadas com o auxílio da Prefeitura do Campus. O índice geral está bom neste momento (mês de maio), mas os pontos marcados em amarelo e em vermelho requerem uma vistoria in loco para eliminar possíveis criadouros, pois nesses locais foi encontrado um número maior de ovos do mosquito nas armadilhas. A  metodologia consiste em vistoriar um raio de 200 metros no entorno desses pontos. Os mapas de infestação são dinâmicos, conforme os meses de maior atividade dos mosquitos, e nos indicam a situação real e atualizada, pois as armadilhas do tipo “ovitraps” são as mais sensíveis para detectar esse vetor.

https://drive.google.com/file/d/1heZWyS-kjwZawE_8mDBvRRm5ewAQHnka/view?usp=sharing

Equipe que fez a varredura de possíveis focos de criação de Aedes no CCB em 26/05. Da esquerda para a direita, os Técnicos Osvaldo, Edson, Agnaldo, Afonso, Osmar e o Prof. João Zequi.

Leia também

O CCB deseja boas vindas no retorno às atividades presenciais!

Professores, técnicos e, principalmente, estudantes, sejam muito bem vindos novamente ao Campus! Sentimos muitas saudades de vocês e esperamos ansiosamente pelo retorno presencial que, enfim, tem condições de ser iniciado. Aproveitamos para agradecer a compreensão e dedicação durante o período de Ensino Remoto Emergencial. Neste momento, o desejo de ter todos aqui no CCB e […]


Processo Seletivo de Bolsistas para Pós-Doutorado no PIPAD (Programa de Investigação de Paternidade por meio de Análise de DNA)

Local e horário das entrevistas Edital de Homologação das inscrições Edital de Seleção


CCB é destaque entre pesquisadores da UEL mais influentes da América Latina

Com 82 nomes citados no ranking “Latin America Top 10.000 Scientists”, de acordo com o  “AD Scientific Index 2021”, a UEL aparece na 23ª posição. Dentre eles, 24 nomes são do Centro de Ciências Biológicas. Na ordem de colocação, os pesquisadores do CCB são: Waldiceu Ap. Verri Jr., Maria Angélica Ehara Watanabe (2x), Cláudia Bueno […]


Bem-vindos, ingressantes 2021!!

Sejam muito bem-vindos e bem-vindas, ingressantes dos Cursos de Biomedicina, Ciências Biológicas e Psicologia! Fiquem atentos à programação que a PROGRAD os Colegiados de seus cursos prepararam para vocês nesta semana de recepção! A partir de agora, vocês fazem parte da grande comunidade UEL! Desejamos que sejam muito felizes durante todo o período de estudos […]