Combate à Dengue no CCB

CCB


atualizado 8 meses atrás


O Centro de Ciências Biológicas realizou na quarta feira, 26/05, um mutirão para eliminação de possíveis focos de criação de Aedes aegypti, o mosquito da Dengue.

O mutirão está sendo feito em cada Centro de Estudos por seus servidores. Para isso, na segunda feira, dia 24/05, houve uma reunião por videochamada entre o prefeito do campus, Prof. Gilson Bergoc, os Diretores dos Centros e o GT Aedes, coordenado pelo Prof. João Zequi, do Departamento de Biologia Animal e Vegetal/CCB, que apresentou a estratégia de combate ao mosquito.

O Prof. João informou que o GT Aedes retomou as atividades de monitoramento do mosquito no Campus após a renovação das bolsas dos estagiários pelo Governo do Estado. Novas armadilhas (61 no total) foram adaptadas e georreferenciadas com o auxílio da Prefeitura do Campus. O índice geral está bom neste momento (mês de maio), mas os pontos marcados em amarelo e em vermelho requerem uma vistoria in loco para eliminar possíveis criadouros, pois nesses locais foi encontrado um número maior de ovos do mosquito nas armadilhas. A  metodologia consiste em vistoriar um raio de 200 metros no entorno desses pontos. Os mapas de infestação são dinâmicos, conforme os meses de maior atividade dos mosquitos, e nos indicam a situação real e atualizada, pois as armadilhas do tipo “ovitraps” são as mais sensíveis para detectar esse vetor.

https://drive.google.com/file/d/1heZWyS-kjwZawE_8mDBvRRm5ewAQHnka/view?usp=sharing

Equipe que fez a varredura de possíveis focos de criação de Aedes no CCB em 26/05. Da esquerda para a direita, os Técnicos Osvaldo, Edson, Agnaldo, Afonso, Osmar e o Prof. João Zequi.

Leia também