Onda de Calor no Brasil

Bioma


atualizado 1 ano atrás


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para altas temperaturas devido à onda de calor e risco de baixa umidade.
Essas altas temperaturas devem continuar durante a primavera. Segundo o Instituto Nacional de pesquisas espaciais (Inpe), “O calor extremo que atingiu o país vai continuar na primavera. Não tão intenso quanto o que está ocorrendo agora, que estamos sob um bloqueio atmosférico que impede a chegada de frentes frias a algumas regiões”.

Entenda mais sobre a ocorrência desse calor.

Essa condição atípica em meio à transição do inverno para a primavera acontece devido ao fenômeno climático El Niño junto ao aquecimento global.

O que é o El Niño?
São alterações significativas na distribuição da temperatura da superfície da água do Oceano Pacífico.

Como ocorre?
Durante um ano “comum”, os ventos alísios sopram no sentido leste-oeste através do Oceano Pacífico. Originando um excesso de água no Pacífico oriental.
Isto provoca a ressurgência de águas profundas, mais frias e carregadas de nutrientes na costa ocidental da América do Sul.

Durante o El Niño os ventos sopram com menos força ou até invertem sua direção. O que resulta numa diminuição da ressurgência de águas profundas e na acumulação de água mais quente que o normal na costa oeste da América do Sul

E o aquecimento global?
A mudança climática gerada pela atividade humana contribui para o aumento da frequência e da intensidade deste tipo de fenômeno.

Cuidados básicos que se deve ter no calor:
• Beba bastante líquido
• Evite a exposição ao sol, principalmente em horários mais quentes
• Não faça atividade física muito intensa
• Use protetor solar
• E também hidratante para a pele, pois o calor diminui a umidade do ar

Leia também