Minicursos e oficinas

A Avaliação em Fases no Ensino de Geografia

Ministrante: Breno da Conceição Neto

Carga horária: 4h

Data: 07/11/2024, 14:00-17:30

Objetivo: Proporcionar reflexões a respeito da avaliação formativa no Ensino de Geografia com ênfase na Avaliação em Fases.

Conteúdo
  1. A avaliação para a Aprendizagem
  2. A avaliação da Aprendizagem
  3. A avaliação como Aprendizagem
  4. A avaliação Formativa no Ensino de Geografia
  5. A avaliação em Fases como possibilidade no Ensino de Geografia.

A Percepção Ambiental do Lugar: Um Caminho para a Conscientização e Ação Sustentável

Ministrantes: Stelly Brenda Pinho Petile; Giovana Sanna Maia

Carga horária: 4h

Data: 07/11/2024, 08:00-12:00

Objetivo: Explorar como os indivíduos e comunidades percebem e se relacionam com o ambiente ao seu redor, identificando fatores que influenciam essa percepção e incentivar a reflexão sobre a importância da sustentabilidade e como a percepção ambiental pode ser um motor para práticas e comportamentos mais responsáveis em relação ao meio ambiente.

Conteúdo
  1. Percepção ambiental
  2. Conscientização sustentável
  3. Objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS)
  4. Relação sociedade natureza


Curso básico para monitoramento ambiental com uso de Aeronave Remotamente Pilotada (RPA): Identificação e classificação de erosões

Ministrantes: Agostinho Prado Alves Junior; Jessica Mayara Siqueira Silva

Carga horária: 4h

Data: 06/11/2024, 14:00-17:30

Objetivo: O curso básico para monitoramento ambiental com uso de aeronaves remotamente pilotadas (RPA) visa capacitar os participantes na identificação e classificação de erosões utilizando tecnologia de drones. Ao final do curso, os alunos serão capazes de:
1. Compreender a Tecnologia: Adquirir conhecimentos sobre o funcionamento e as aplicações de RPAs (drones) no monitoramento ambiental, com foco na coleta e análise de dados relacionados a erosões;
2. Operar Drones: Desenvolver habilidades práticas para operar aeronaves remotamente pilotadas, incluindo o planejamento de voo, a execução de missões e o uso de software específico para captura e processamento de imagens;
3. Aplicar Normas e Regulamentações: Conhecer e seguir as normas e regulamentações vigentes para o uso de RPAs em monitoramento ambiental, garantindo a conformidade legal e a segurança operacional;
4. Identificar Erosões: Aprender a identificar diferentes tipos de erosões através das imagens aéreas obtidas, utilizando critérios técnicos e metodologias de análise apropriadas;
5. Classificar Erosões: Aplicar métodos de classificação para categorizar as erosões em termos de sua gravidade e tipo, usando ferramentas de análise geoespacial e interpretação de dados.
O curso proporcionará uma formação prática e teórica, permitindo que os participantes utilizem RPAs de forma eficaz para monitorar e gerenciar erosões, contribuindo para a conservação ambiental e a sustentabilidade dos recursos naturais.

Conteúdo
  1. Introdução aos Drones e RPA:
    • Conceitos básicos de RPA (drones).
    • Legislação e regulamentação de drones em diferentes países.
  2. Fundamentos de Voo de Drones:
    • Planejamento de missões de voo e considerações de segurança.
  3. Tecnologia de Drones:
    • Tipos de drones e classificações.
    • Sensores e câmeras utilizados em drones.
  4. Aplicações de Drones RPA:
    • Aplicações de drones (RPAs) na identificação e classificação de erosões, utilizando critérios técnicos e metodologias de análise apropriadas.


Ecofeminismo: intersecções entre a questão de gênero e a justiça ambiental

Ministrantes: Rafaela Vieira Naiwerth; Larissa Cristina Figueiredo Ramiro

Carga horária: 4h

Data: 07/11/2024, 14:00-17:30

Objetivo: Estabelecer as bases para a conexão entre gênero e meio ambiente, além de explorar como os como diferentes gêneros experienciam e influenciam as questões ambientais, destacando o papel das mulheres na conservação e gestão ambiental.

Conteúdo
  1. Definição dos conceitos básicos de gênero e meio ambiente, e como eles interagem
  2. Breve histórico sobre a relação entre gênero e questões ambientais em uma perspectiva do Ecofeminismo
  3. Análise de como desastres ambientais, mudanças climáticas e degradação ambiental afetam homens e mulheres de maneira distinta
  4. Como as mulheres em diferentes contextos desempenham papéis cruciais na gestão e conservação dos recursos naturais, e como suas habilidades e conhecimentos contribuem para soluções sustentáveis
  5. Integração entre a perspectiva de gênero nas políticas e práticas ambientais locais e globais

Fragilidade Ambiental Aplicada em Bacias Hidrográficas

Ministrantes: William Henrique Kurunczi Ferreira; Francisca da Silva Reis; Igor Henrique de Sousa Palmar; Pedro Henrique Brustz Mafort

Carga horária: 4h

Data: 05/11/2024, 14:00-17:30

Objetivo: O principal objetivo do minicurso é apresentar aos alunos diversos aspectos teóricos e práticos para análise da Fragilidade Ambiental aplicada em Bacias Hidrográficas, com base no modelo proposto por Ross (1994).

Conteúdo
  1. Aspectos teóricos de Fragilidade Ambiental do modelo metodológico proposto por Ross (1994)
  2. Demonstração de aquisição de arquivos vetoriais (shapefile) e matriciais (raster) em bases oficiais do Estado do Paraná (IAT) e do Projeto MapBiomas, necessários para a elaboração dos produtos cartográficos
  3. Tratamento de dados e elaboração dos produtos cartográficos dentro do software Qgis (Mapas de Fragilidade Ambiental Potencial e Emergente)
  4. Possibilidades de validação dos resultados, como a identificação de feições erosivas em imagens de satélite ou trabalhos de campo

Geografia Anticolonial, Educação Pluriversal e o empresariamento da educação pública

Ministrantes: Natália Micheli Villa; Vinícius Augusto Marques dos Santos

Carga horária: 4h

Data: 06/11/2024, 14:00-17:30

Objetivo: Compreender o processo de empresariamento da educação pública e promover a discussão crítica sobre uma educação anticolonialista e antirracista através das abordagens: Geografia Anticolonial e a Educação Pluriversal.

Conteúdo
  1. Geografia Anticolonial
  2. Empresariamento da educação pública
  3. Educação e a desigualdade racial
  4. Educação Pluriversal: pedagogia antirracista

Multiletramentos e(m) Geografia: Os (geo)memes para ensinar/aprender Geografia na contemporaneidade

Ministrantes: Vitor Colleto dos Santos

Carga horária: 4h

Data: 06/11/2024, 08:00-12:00

Objetivo: Oferecer o conhecimento do potencial educativo dos memes de internet para estudantes e professores/as de Geografia compreendendo as necessidades do mundo e da educação na contemporaneidade. Além de instrumentalizar os/as participantes acerca de práticas, metodologias e atividades para a utilização da linguagem (digital, multimodal e multiletrada) dos memes nos processos de aprendizagem geográfica e de avaliação.

Conteúdo

  1. Por que ensinar/aprender com memes? O ensino de Geografia diante da (ciber)cultura contemporânea
  2. De Dawkins aos memes de Internet: As múltiplas versões dos memes a r-evolução da memética
  3. “A catarse dos memes… é o quê?” Desvelando o potencial comunicativo e educativo dos memes
  4. “Eles vieram para ficar!” As perspectivas ao processo de ensino-aprendizagem geográfico através dos multiletramentos e dos memes
  5. “Enfim, na Academia!” Os (geo)memes enquanto possibilidade no/para o ensino de Geografia (metodologias e práticas para a utilização de memes em sala de aula e considerações sobre avaliação com memes)
  6. Prática: “Mãos ao meme” Produção de memes geográficos a partir de diferentes geografias
  7. Momento #Bônus: Pensar criativa e criticamente o meme é preciso! O meme como recurso, meio e processo para a transformação da sociedade

Geografia por meio do Teatro do Oprimido: Possibilidade de abordagem na prática

Ministrantes: Daisson Felix Jacinto

Carga horária: 4h

Data: 05/11/2024, 08:00-12:00

Objetivo: Apresentar uma abordagem sobre como o Teatro do Oprimido pode auxiliar no ensino de Geografia.

Conteúdo
  1. O ensino de Geografia e o Teatro do Oprimido de Augusto Boal

Geografia por meio do Teatro do Oprimido: Possibilidade de abordagem na prática

Ministrantes: Daisson Felix Jacinto

Carga horária: 4h

Data: 05/11/2024, 08:00-12:00

Objetivo: Apresentar uma abordagem sobre como o Teatro do Oprimido pode auxiliar no ensino de Geografia.

Conteúdo
  1. O ensino de Geografia e o Teatro do Oprimido de Augusto Boal

Impressão 3D e CNC Laser: possibilidades na Geografia

Ministrantes: Ericson Hideki Hayakawa, Anderson Alves Baltazar e Fábio Augusto Guckert Kochen

Carga horária: 4:30h

Data: 06/11/2024, 10:30-12:00 e 14:00-17:00

Objetivo: Apresentar possibilidades da impressão 3D e CNC laser no ensino de conteúdos de geografia, oferecendo aos participantes conhecimentos teóricos e práticos para utilizar essas tecnologias na criação de materiais que possam ser explorados em sala de aula. Ministrante: Ericson Hideki Hayakawa – Anderson Alves Baltazar – Fábio Augusto Guckert Kochen (Unioeste – Campus de Marechal Cândido Rondon)


O que a fotografia tem a nos dizer? reflexões sobre o lugar a partir da Heterologia Levinasiana

Ministrantes: Jéssica Bianca dos Santos

Carga horária: 4h

Data: 06/11/2024, 08:00-12:00

Objetivo: Problematizar como as relações de alteridade nos ajudam a pensar o estudo do lugar a partir de fotografias e da heterologia levinasiana.

Conteúdo
  1. Mesmidade no pensamento filosófico moderno
  2. Abordagem fenomenológica do lugar
  3. Lugar como manifestação da alteridade
  4. Perspectiva filosófica de Emmanuel Lévina
  5. Heterologia levinasiana
  6. Alteridade e responsabilidade ética.

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: priorização

Ministrantes: Andrea Cristina Fontes Silva, Angela Maria de Melo Pagani, Crislaine Mendes e Luciana de Fátima Garcia

Carga horária: 4h

Data: 08/11/2024, 14:00-17:30

Objetivo: Apresentar os ODS em sua transversalidade e aplicação do método SDG-COMPASS para priorização e aplicação.

Conteúdo
  1. Agendas de Desenvolvimento da ONU
  2. De ODM para ODS
  3. ODS e as metas brasileiras priorizando os ODS
  4. Método SDG-COMPASS
  5. Engajamento
  6. Estratégias e metodologias de implementação e perenização dos ODS

Oficina pedagógica de cartografia: uma proposta metodológica para o ensino de Geografia

Ministrantes: Josilaine Amancio Corcóvia

Carga horária: 4h

Data: 08/11/2024, 14:00-17:30

Objetivo: O objetivo desta desta oficina é levar aos graduandos estratégias de ensino. Sendo que a cartografia é necessária para a formação do indivíduo, pois está sendo trabalhada em sala de forma descritiva, sem grandes questionamentos das relações sociedade/espaço e sem atrelamento à prática.

Conteúdo
  1. A Cartografia como objetivo de estudar as representações da superfície da terra através de símbolos abstratos (Elaboração de croqui).
  2. O mapa como uma representação necessária dentro da Geografia, sendo um veículo de comunicação do espaço real (Mapa e seus elementos).
  3. A orientação espacial através da bússola (Construção de bússola).
  4. O uso da maquete, para proporcionar o aluno a trabalhar da bidimensão para a tridimensão (Maquete da sala de aula).

Sensoriamento Remoto aplicado ao estudo do clima urbano

Ministrantes: Prof. Dr. Lindberg Nascimento Júnior (UFSC)

Carga horária: 4h

Data: 04/11/2024, 14:00

Objetivo: Este minicurso visa proporcionar uma compreensão abrangente destas técnicas, destacando-se as mais convencionais utilizadas para identificação de padrões de temperatura da superfície de alvos, índices de vegetação e estimativas de precipitação. O intuito é oferecer um momento de aprendizado e formação nos estudos geográficos e na pesquisa do clima, e ao mesmo tempo, treinar e ambientar os participantes com os recursos da plataforma Google Earth Engine – https://earthengine.google.com/.

Conteúdo
  1. Lógica e performance da plataforma Google Earth Engine.
  2. Scripts para extração de variáveis climáticas (TSA, NDVI e chuva)
  3. Apresentação de resultados