Minicursos e oficinas
A Avaliação em Fases no Ensino de Geografia
Ministrante: Breno da Conceição Neto
Carga horária: 4h
Data: 07/11/2024, 14:00-17:30
Objetivo: Proporcionar reflexões a respeito da avaliação formativa no Ensino de Geografia com ênfase na Avaliação em Fases.
Conteúdo
- A avaliação para a Aprendizagem
- A avaliação da Aprendizagem
- A avaliação como Aprendizagem
- A avaliação Formativa no Ensino de Geografia
- A avaliação em Fases como possibilidade no Ensino de Geografia.
A Percepção Ambiental do Lugar: Um Caminho para a Conscientização e Ação Sustentável
Ministrantes: Stelly Brenda Pinho Petile; Giovana Sanna Maia
Carga horária: 4h
Data: 07/11/2024, 08:00-12:00
Objetivo: Explorar como os indivíduos e comunidades percebem e se relacionam com o ambiente ao seu redor, identificando fatores que influenciam essa percepção e incentivar a reflexão sobre a importância da sustentabilidade e como a percepção ambiental pode ser um motor para práticas e comportamentos mais responsáveis em relação ao meio ambiente.
Conteúdo
- Percepção ambiental
- Conscientização sustentável
- Objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS)
- Relação sociedade natureza
Curso básico para monitoramento ambiental com uso de Aeronave Remotamente Pilotada (RPA): Identificação e classificação de erosões
Ministrantes: Agostinho Prado Alves Junior; Jessica Mayara Siqueira Silva
Carga horária: 4h
Data: 06/11/2024, 14:00-17:30
Objetivo: O curso básico para monitoramento ambiental com uso de aeronaves remotamente pilotadas (RPA) visa capacitar os participantes na identificação e classificação de erosões utilizando tecnologia de drones. Ao final do curso, os alunos serão capazes de:
1. Compreender a Tecnologia: Adquirir conhecimentos sobre o funcionamento e as aplicações de RPAs (drones) no monitoramento ambiental, com foco na coleta e análise de dados relacionados a erosões;
2. Operar Drones: Desenvolver habilidades práticas para operar aeronaves remotamente pilotadas, incluindo o planejamento de voo, a execução de missões e o uso de software específico para captura e processamento de imagens;
3. Aplicar Normas e Regulamentações: Conhecer e seguir as normas e regulamentações vigentes para o uso de RPAs em monitoramento ambiental, garantindo a conformidade legal e a segurança operacional;
4. Identificar Erosões: Aprender a identificar diferentes tipos de erosões através das imagens aéreas obtidas, utilizando critérios técnicos e metodologias de análise apropriadas;
5. Classificar Erosões: Aplicar métodos de classificação para categorizar as erosões em termos de sua gravidade e tipo, usando ferramentas de análise geoespacial e interpretação de dados.
O curso proporcionará uma formação prática e teórica, permitindo que os participantes utilizem RPAs de forma eficaz para monitorar e gerenciar erosões, contribuindo para a conservação ambiental e a sustentabilidade dos recursos naturais.
Conteúdo
- Introdução aos Drones e RPA:
- Conceitos básicos de RPA (drones).
- Legislação e regulamentação de drones em diferentes países.
- Fundamentos de Voo de Drones:
- Planejamento de missões de voo e considerações de segurança.
- Tecnologia de Drones:
- Tipos de drones e classificações.
- Sensores e câmeras utilizados em drones.
- Aplicações de Drones RPA:
- Aplicações de drones (RPAs) na identificação e classificação de erosões, utilizando critérios técnicos e metodologias de análise apropriadas.
Ecofeminismo: intersecções entre a questão de gênero e a justiça ambiental
Ministrantes: Rafaela Vieira Naiwerth; Larissa Cristina Figueiredo Ramiro
Carga horária: 4h
Data: 07/11/2024, 14:00-17:30
Objetivo: Estabelecer as bases para a conexão entre gênero e meio ambiente, além de explorar como os como diferentes gêneros experienciam e influenciam as questões ambientais, destacando o papel das mulheres na conservação e gestão ambiental.
Conteúdo
- Definição dos conceitos básicos de gênero e meio ambiente, e como eles interagem
- Breve histórico sobre a relação entre gênero e questões ambientais em uma perspectiva do Ecofeminismo
- Análise de como desastres ambientais, mudanças climáticas e degradação ambiental afetam homens e mulheres de maneira distinta
- Como as mulheres em diferentes contextos desempenham papéis cruciais na gestão e conservação dos recursos naturais, e como suas habilidades e conhecimentos contribuem para soluções sustentáveis
- Integração entre a perspectiva de gênero nas políticas e práticas ambientais locais e globais
Fragilidade Ambiental Aplicada em Bacias Hidrográficas
Ministrantes: William Henrique Kurunczi Ferreira; Francisca da Silva Reis; Igor Henrique de Sousa Palmar; Pedro Henrique Brustz Mafort
Carga horária: 4h
Data: 05/11/2024, 14:00-17:30
Objetivo: O principal objetivo do minicurso é apresentar aos alunos diversos aspectos teóricos e práticos para análise da Fragilidade Ambiental aplicada em Bacias Hidrográficas, com base no modelo proposto por Ross (1994).
Conteúdo
- Aspectos teóricos de Fragilidade Ambiental do modelo metodológico proposto por Ross (1994)
- Demonstração de aquisição de arquivos vetoriais (shapefile) e matriciais (raster) em bases oficiais do Estado do Paraná (IAT) e do Projeto MapBiomas, necessários para a elaboração dos produtos cartográficos
- Tratamento de dados e elaboração dos produtos cartográficos dentro do software Qgis (Mapas de Fragilidade Ambiental Potencial e Emergente)
- Possibilidades de validação dos resultados, como a identificação de feições erosivas em imagens de satélite ou trabalhos de campo
Geografia Anticolonial, Educação Pluriversal e o empresariamento da educação pública
Ministrantes: Natália Micheli Villa; Vinícius Augusto Marques dos Santos
Carga horária: 4h
Data: 06/11/2024, 14:00-17:30
Objetivo: Compreender o processo de empresariamento da educação pública e promover a discussão crítica sobre uma educação anticolonialista e antirracista através das abordagens: Geografia Anticolonial e a Educação Pluriversal.
Conteúdo
- Geografia Anticolonial
- Empresariamento da educação pública
- Educação e a desigualdade racial
- Educação Pluriversal: pedagogia antirracista
Multiletramentos e(m) Geografia: Os (geo)memes para ensinar/aprender Geografia na contemporaneidade
Ministrantes: Vitor Colleto dos Santos
Carga horária: 4h
Data: 06/11/2024, 08:00-12:00
Objetivo: Oferecer o conhecimento do potencial educativo dos memes de internet para estudantes e professores/as de Geografia compreendendo as necessidades do mundo e da educação na contemporaneidade. Além de instrumentalizar os/as participantes acerca de práticas, metodologias e atividades para a utilização da linguagem (digital, multimodal e multiletrada) dos memes nos processos de aprendizagem geográfica e de avaliação.
Conteúdo
- Por que ensinar/aprender com memes? O ensino de Geografia diante da (ciber)cultura contemporânea
- De Dawkins aos memes de Internet: As múltiplas versões dos memes a r-evolução da memética
- “A catarse dos memes… é o quê?” Desvelando o potencial comunicativo e educativo dos memes
- “Eles vieram para ficar!” As perspectivas ao processo de ensino-aprendizagem geográfico através dos multiletramentos e dos memes
- “Enfim, na Academia!” Os (geo)memes enquanto possibilidade no/para o ensino de Geografia (metodologias e práticas para a utilização de memes em sala de aula e considerações sobre avaliação com memes)
- Prática: “Mãos ao meme” Produção de memes geográficos a partir de diferentes geografias
- Momento #Bônus: Pensar criativa e criticamente o meme é preciso! O meme como recurso, meio e processo para a transformação da sociedade
Geografia por meio do Teatro do Oprimido: Possibilidade de abordagem na prática
Ministrantes: Daisson Felix Jacinto
Carga horária: 4h
Data: 05/11/2024, 08:00-12:00
Objetivo: Apresentar uma abordagem sobre como o Teatro do Oprimido pode auxiliar no ensino de Geografia.
Conteúdo
- O ensino de Geografia e o Teatro do Oprimido de Augusto Boal
Geografia por meio do Teatro do Oprimido: Possibilidade de abordagem na prática
Ministrantes: Daisson Felix Jacinto
Carga horária: 4h
Data: 05/11/2024, 08:00-12:00
Objetivo: Apresentar uma abordagem sobre como o Teatro do Oprimido pode auxiliar no ensino de Geografia.
Conteúdo
- O ensino de Geografia e o Teatro do Oprimido de Augusto Boal
Impressão 3D e CNC Laser: possibilidades na Geografia
Ministrantes: Ericson Hideki Hayakawa, Anderson Alves Baltazar e Fábio Augusto Guckert Kochen
Carga horária: 4:30h
Data: 06/11/2024, 10:30-12:00 e 14:00-17:00
Objetivo: Apresentar possibilidades da impressão 3D e CNC laser no ensino de conteúdos de geografia, oferecendo aos participantes conhecimentos teóricos e práticos para utilizar essas tecnologias na criação de materiais que possam ser explorados em sala de aula. Ministrante: Ericson Hideki Hayakawa – Anderson Alves Baltazar – Fábio Augusto Guckert Kochen (Unioeste – Campus de Marechal Cândido Rondon)
O que a fotografia tem a nos dizer? reflexões sobre o lugar a partir da Heterologia Levinasiana
Ministrantes: Jéssica Bianca dos Santos
Carga horária: 4h
Data: 06/11/2024, 08:00-12:00
Objetivo: Problematizar como as relações de alteridade nos ajudam a pensar o estudo do lugar a partir de fotografias e da heterologia levinasiana.
Conteúdo
- Mesmidade no pensamento filosófico moderno
- Abordagem fenomenológica do lugar
- Lugar como manifestação da alteridade
- Perspectiva filosófica de Emmanuel Lévina
- Heterologia levinasiana
- Alteridade e responsabilidade ética.
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: priorização
Ministrantes: Andrea Cristina Fontes Silva, Angela Maria de Melo Pagani, Crislaine Mendes e Luciana de Fátima Garcia
Carga horária: 4h
Data: 08/11/2024, 14:00-17:30
Objetivo: Apresentar os ODS em sua transversalidade e aplicação do método SDG-COMPASS para priorização e aplicação.
Conteúdo
- Agendas de Desenvolvimento da ONU
- De ODM para ODS
- ODS e as metas brasileiras priorizando os ODS
- Método SDG-COMPASS
- Engajamento
- Estratégias e metodologias de implementação e perenização dos ODS
Oficina pedagógica de cartografia: uma proposta metodológica para o ensino de Geografia
Ministrantes: Josilaine Amancio Corcóvia
Carga horária: 4h
Data: 08/11/2024, 14:00-17:30
Objetivo: O objetivo desta desta oficina é levar aos graduandos estratégias de ensino. Sendo que a cartografia é necessária para a formação do indivíduo, pois está sendo trabalhada em sala de forma descritiva, sem grandes questionamentos das relações sociedade/espaço e sem atrelamento à prática.
Conteúdo
- A Cartografia como objetivo de estudar as representações da superfície da terra através de símbolos abstratos (Elaboração de croqui).
- O mapa como uma representação necessária dentro da Geografia, sendo um veículo de comunicação do espaço real (Mapa e seus elementos).
- A orientação espacial através da bússola (Construção de bússola).
- O uso da maquete, para proporcionar o aluno a trabalhar da bidimensão para a tridimensão (Maquete da sala de aula).
Sensoriamento Remoto aplicado ao estudo do clima urbano
Ministrantes: Prof. Dr. Lindberg Nascimento Júnior (UFSC)
Carga horária: 4h
Data: 04/11/2024, 14:00
Objetivo: Este minicurso visa proporcionar uma compreensão abrangente destas técnicas, destacando-se as mais convencionais utilizadas para identificação de padrões de temperatura da superfície de alvos, índices de vegetação e estimativas de precipitação. O intuito é oferecer um momento de aprendizado e formação nos estudos geográficos e na pesquisa do clima, e ao mesmo tempo, treinar e ambientar os participantes com os recursos da plataforma Google Earth Engine – https://earthengine.google.com/.
Conteúdo
- Lógica e performance da plataforma Google Earth Engine.
- Scripts para extração de variáveis climáticas (TSA, NDVI e chuva)
- Apresentação de resultados