Tutor

Avacir Casanova Andrello

Tutor desde: Março de 2020 – Atual

Resumo:

Possui mestrado e doutorado em Física pela Universidade Estadual de Londrina, realizou projetos de pós-doutorado com aplicação de radionuclídeos para conservação de solo e microtomografia no estudo de rochas reservatório. Participa de projetos de pesquisa em física nuclear aplicada, interagindo com outras instituições de pesquisa em co-autorias de trabalhos científicos, e atua como professor associado na graduação e pós-graduação do curso de Física na Universidade Estadual de Londrina. Seus projetos de pesquisa incluem aplicações de radioisótopos naturais e artificiais, fluorescência de raios-x e microtomografia em diversas áreas.

Discentes

Arthur de Souza Molina

Data de Ingresso: 10/01/2022 – Atual

Resumo:

Estudante de graduação do curso Física Bacharelado na Universidade Estadual de Londrina, atualmente cursando o 8º semestre, possui ampla experiência em Python e auxliou na organização de vários projetos como XXVI Semana da Física, Semana da Física para o Ensino Médio e entre outros. Também atuou como professor na Semana da Matemática Básica e Semana da Matemática. Realizou Iniciação Científica (IC) com o tema “Ferramentas para explorar a radiação cósmica de fundo e suas anomalias” e atualmente realiza uma IC formal com o tema “Sobre as equações de estado de buracos negros”, cujo o tema sera abordado em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Atua na área de Termodinâmica de Buracos Negros com enfase em Termodinâmica e Gravitação.

Possui interesse em toda a natureza.

Danilo Deschamps Machado

Data de Ingresso:  09/02/2023 – Atual

Resumo:

Graduando em Física Bacharelado na Universidede Estadual de Londrina. Tem interesse em termodinâmica, buracos negros, gravitação quântica, teoria do campo unificado e teoria das cordas.

Mariana Spinardi Fossaluza

Data de Ingresso:  16/08/2022 – Atual

Resumo:

Estudante de Física Bacharelado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atuando na área de Física Nuclear com enfase “Quantificação de macro e micronutrientes em solo agrícola com EDXRF portátil

Receba Lioti

Data de Ingresso: 12/10/2022 – Atual

Resumo:

Estudante de Física Bacharelado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Atualmente trabalha no Laboratório de Física Nuclear Aplicada da UEL, onde pesquisa sobre a influência do formato de fragmentos cerâmicos arqueológicos nos resultados obtidos por micro-CT. Essa pesquisa está englobada na Arqueometria, uma área da ciência que usa técnicas que a biologia, a física e a química oferecem para estudar fragmentos arqueológicos. Nessa pesquisa foi usado a microtomografia de raio x (micro-CT) para análise de fragmentos cerâmicos do povo Asurini do Xingu-Pará. Na micro-CT feixes de raio x são direcionados para uma amostra e atrás dela fica um detector que absorve os feixes que atravessam a amostra. Então a amostra é rotacionada até os feixes varrerem toda ela, para que o computador possa construir uma imagem 3D da amostra, tanto seu exterior quanto seu interior. Esse projeto procura entender como e quanto o formato dos fragmentos arqueológicos influenciam nos resultados finais, já que um objeto estudado por micro-CT precisaria ser idealmente cilíndrico por causa da simetria. As amostras cerâmicas são do povo Asurini do Xingu, que atualmente se localizam no estado do Pará, a margem direita do Rio Xingu, onde fica a Terra Indígena Koatinemo.

Thiago Farias

Data de Ingresso: 09/02/2022 – Atual

Resumo:

Estudante de Física Bacharelado pela Universidade Estadual de Londrina. Interesse em cosmologia e relatividade.

Tatiana Aiko Matsumoto

Data de Ingresso:  10/02/2022 – Atual

Resumo:

Atualmente faz pesquisa na área de cosmologia, com o foco no estudo da introdução de formalismo matemático.