Perfil do Egresso – LETRAS PORTUGUÊS (Licenciatura)

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CEPE/CA, Resolução nº 142/2017. Reformula o Projeto Pedagógico do Curso de Letras Português — Modalidade: Licenciatura — Habilitação: Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas, a ser implantado a partir do ano letivo de 2018. 

Disponível em: http://www.uel.br/prograd/documentos/resolucoes/2017/resolucao_142_17.pdf.

Acesso em: 18 outubro 2022;

PERFIL DO CONCLUINTE

O perfil acadêmico e profissional do egresso do curso de Letras da UEL foi pensado em conformidade às Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Letras (Parecer CNE/CES No. 492/2001 segundo as quais:

  • Independentemente da modalidade escolhida, o profissional em Letras deve ter domínio do uso da língua ou das línguas que sejam objeto de seus estudos, em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais, além de ter consciência das variedades linguísticas e culturais. 
  • Deve ser capaz de refletir teoricamente sobre a linguagem, de fazer uso de novas tecnologias e de compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente. 
  • A pesquisa e a extensão, além do ensino, devem articular-se neste processo. O profissional deve, ainda, ter capacidade de reflexão crítica sobre temas e questões relativas aos conhecimentos linguísticos e literários (BRASIL, 2001, p. 30).

Assim sendo, o licenciado em Letras pela UEL estará habilitado para:

  • usar convenientemente a Língua Portuguesa em suas manifestações orais e escritas nos mais diversos contextos, descrevê-la e analisá-la em termos de sua estrutura e funcionamento;
  • compreender a natureza da linguagem enquanto fenômeno psicológico, social, histórico, cultural, político e ideológico;
  • conhecer os diferentes campos das teorias linguísticas e literárias, para aplicá 10s na pesquisa e no ensino, possibilitando a continuidade de construção do conhecimento na área e o aperfeiçoamento da prática pedagógica;
  • ter um repertório representativo da literatura em língua portuguesa, de modo a estar tecnicamente preparado para atuar no mercado de trabalho;
  • formar leitores e produtores críticos de diferentes gêneros discursivos;
  • entender o impacto, no ensino, das mudanças que as novas mídias trazem para os modos de socialização e as práticas discursivas em processo de globalização cultural;
  • estar comprometido com uma atitude investigativa que favoreça a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino;
  • estar comprometido com os valores inspiradores da sociedade democrática e inclusiva, compreendendo o papel social que desempenhará na escola;
  • dominar os conteúdos básicos que são objetos de ensino e aprendizagem nos diferentes níveis, articulando-os interdisciplinarmente;
  • autoavaliar-se buscando uma formação continuada.

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Letras (Parecer CNE/CES No. 492/2001 o graduado em Letras, tanto em língua materna quanto em língua estrangeira clássica ou moderna, nas modalidades de bacharelado e de licenciatura, deverá ser identificado por múltiplas competências e habilidades adquiridas durante sua formação acadêmica convencional, teórica e prática, ou fora dela (BRASIL, 2001, p.30).

Desta forma, em decorrência das competências e habilidades adquiridas no campo dos estudos linguísticos, literários e pedagógicos desenvolvidos durante o curso de Letras da UEL, o graduado poderá atuar em várias frentes de trabalho: como professor e/ou pesquisador, no ensino; como revisor de textos, em editoras e instituições públicas ou privadas; como crítico literário, em empresas jornalísticas; elou como assessor cultural em instituições públicas ou privadas, entre outras atividades.