Perfil do Egresso – LETRAS ESPANHOL (Licenciatura)

CEPE/CA, Resolução nº 121/2018. Reformula o Projeto Pedagógico do Curso de Letras Espanhol – Licenciatura em Língua Espanhola e Literatura Hispânica, a ser implantado a partir do ano letivo de 2019.

Disponível em: http://www.uel.br/prograd/documentos/resolucoes/2018/resolucao_121_18.pdf.

Acesso em: 18 outubro 2022;

PERFIL DO CONCLUINTE

O curso de Letras Espanhol da Universidade Estadual de Londrina formará um profissional crítico e ético, comprometido com as práticas democráticas da educação. O egresso da Licenciatura em Letras Espanhol estará apto a exercer o magistério na Educação Básica, com habilidades investigativas diante de seu objeto de estudo e o domínio de recursos didático-pedagógicos e tecnológicos.

Em sua formação será proporcionado ao egresso o acesso a atividades que promovam desenvolvimento de uma consciência crítica sobre as modalidades de educação previstas na Resolução CNE 02/2015, a saber: Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Profissional e Tecnológica, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena, Educação a Distância e Educação Escolar Quilombola.

O profissional formado poderá trabalhar como professor no ensino de idiomas, ministrando cursos de língua, literatura e cultura hispânica. Além das atividades de magistério, o egresso poderá desempenhar funções junto a editoras nas áreas de revisão de textos, elaboração e avaliação de materiais didáticos e tradução e versão. O licenciado ainda estará preparado para ingressar na pós-graduação lato e stricto sensu, nas áreas de em Letras e Linguística e em áreas afins, a fim de dar seguimento a sua formação, por meio de atividades de pesquisa em estudos linguísticos, literários e tradutológicos, bem como em áreas relacionadas ao ensino de língua e literatura estrangeiras.

A Licenciatura em Letras Espanhol permitirá ao egresso:

• Apresentar qualificação voltada para o domínio linguístico-discursivo, pragmático-cultural e literário, com capacidade de reflexão crítica sobre as teorias de ensino e aprendizagem e sobre o papel da língua espanhola na sociedade.
  • Dominar os conhecimentos que fundamentam e orientam sua intervenção acadêmico-profissional e saber mobilizar esses conhecimentos transformando-os em ações para que possa intervir académica e profissionalmente na sociedade, visando a formação, a ampliação e o enriquecimento cultural das pessoas.
  • Desenvolver sua capacidade de autonomia para tomada de decisões e avaliação crítica sobre sua própria atuação e seu contexto, bem como estar apto a constantemente refletir sobre o espanhol como língua de aprendizagem e de ensino.
  • Dominar os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos das áreas de ensino e aprendizagem de culturas expressas em Língua Espanhola, orientados por valores sociais, morais e éticos próprios a uma sociedade plural e democrática.
  • Diagnosticar os interesses, as expectativas e as necessidades das pessoas (crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas com deficiências e grupos e comunidades minoritárias) de modo a planejar, assessorar, supervisionar e avaliar projetos e programas de atividades pedagógicas à luz de teorias de ensino e aprendizagem, tendo em vista o papel da língua espanhola e de suas literaturas e culturas, na sociedade.
  • Acompanhar as transformações acadêmico-científicas tanto das áreas privilegiadas no curso, quanto de áreas afins, por meio de análise crítica de literatura especializada e de contínua atualização e produção profissionais no tocante às interações multiculturais relacionadas à Língua Espanhola e a suas respectivas literaturas.

O licenciado em Letras Espanhol deve estar capacitado para:

• Refletir sobre a Língua Espanhola de maneira crítica, levando em conta o processo de formação dessa língua, suas diferentes normas e dialetos;
  • Apresentar proficiência em Língua Espanhola em suas quatro competências: compreensão e expressão oral e escrita,
  • Conhecer as literaturas espanhola e hispano-americana e relacioná-las entre si, ao momento presente, a seus contextos de criação e a outras formas artísticas;
  • Exercer o magistério na qualidade de professor-pesquisador, atento às inovações teórico-reflexivas em seu campo de atuação;
  • Utilizar-se de recursos tecnológicos em sala de aula, mostrando-se atualizado no que tange à evolução das mais modernas ferramentas de ensino;
  • Transitar entre diferentes áreas do saber, propiciando-lhe a formação necessária para que se torne um mediador cultural capaz de detectar, compreender e facilitar processos comunicativos;
  • Exercer o papel de multiplicador de conhecimentos e práticas que estimulem comportamentos socialmente responsáveis.