Perfil do Egresso – ENGENHARIA CIVIL (Bacharelado)

.

CEPE, Resolução nº 34/2005*. Reformula o Projeto Político-Pedagógico do Curso de  Engenharia – Habilitação: Engenharia Civil, a ser implantado a partir do ano letivo de 2005. 

Disponível em: http://www.uel.br/prograd/pp/documentos/engenharia_civil.pdf.

Acesso em: 17 outubro 2022;

PERFIL DO CONCLUINTE

O Engenheiro Civil deverá apresentar formação generalista, humanista, crítica e 

reflexiva, estando apto a: 

  • atuar nas fases de projeto, execução e manutenção de obras de Engenharia Civil; identificar e propor soluções de problemas da área; 
  • absorver e desenvolver novas tecnologias; trabalhar em equipes multidisciplinares; 
  • contribuir para a melhoria do desempenho da construção civil; 
  • dominar técnicas básicas de gerenciamento e administração dos processos e recursos utilizados na construção, sempre norteado por uma visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

O profissional deve apresentar capacitação para atuar nas subáreas da engenharia civil, seja na esfera de projetos, consultoria e execução e acompanhamento de obras, seja no desenvolvimento de atividades de planejamento, gestão e administração de empreendimentos.

Deve apresentar capacidade de tomada de decisões, desenvolvendo um espírito crítico que permita a identificação de problemas e apresentar proposições de soluções para esses problemas, a partir de conhecimentos desenvolvidos na graduação.

O profissional deverá apresentar formação humanística, ética e cultural, que lhe possibilite um relacionamento humano adequado junto a diferentes grupos sociais.

Deverá apresentar, ainda, aptidão para ocupar cargos de coordenação e chefia junto a empresas públicas e privadas, as quais exijam liderança e capacidade de tomada de decisões.

Dessa forma, o profissional interferirá positiva e construtivamente junto a grupos sociais, alterando a realidade socioeconômica, científica e cultural do país, atuando como agente formador de opinião e transformador da sociedade.

A liderança e o dinamismo são características prioritárias no perfil do egresso, uma vez que o papel a ser desempenhado por esse, quando do exercício profissional, lhe apresentará situações que exigirão posturas arrojadas, de iniciativa e de firme convicção em seus posicionamentos.

Dessa forma, o egresso deverá apresentar dinamismo e objetividade, autoconfiança e capacidade de liderança, constituindo-se numa alavanca eficaz junto ao processo de desenvolvimento globalizado.