Perfil do Egresso – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (Bacharelado)

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CEPE/CA, Resolução nº 124/2014. Reformula o Projeto Pedagógico do curso de Ciências Biológicas – Habilitação: Bacharelado, a vigorar a partir do ano letivo de 2015.

Disponível em: http://www.uel.br/prograd/docs_prograd/resolucoes/2014/resolucao_124_14.pdf.

Acesso em: 17 outubro 2022;

PERFIL DO CONCLUINTE

O Bacharel em Ciências Biológicas deve ser um profissional:

  • Observador do ambiente com uma atitude permanente de investigação;
  • Que tenha uma visão crítica sobre problemas de ordem biológica e saiba interpretar as relações entre a natureza e a ciência;
  • Que se paute pelos princípios da ética: responsabilidade, dignidade humana, direito à vida, diálogo, solidariedade e justiça;
  •  Que possua a capacidade de avaliação do impacto potencial ou real de novos conhecimentos e tecnologias, bem como serviços e produtos resultantes da atividade profissional;
  • Que detenha uma fundamentação teórica adequada e atualizada na qual inclua o conhecimento da diversidade dos seres vivos, bem como sua organização e funcionamento em diferentes níveis, suas relações filogenéticas e evolutivas, suas respectivas distribuições e relações com o meio em que vivem. 
  • O Bacharel em Ciências Biológicas “deve estar apto a atuar na pesquisa científica básica e aplicada nas diferentes áreas das Ciências Biológicas, bem como para o planejamento, gerenciamento e execução de Processos e técnicas visando ao desenvolvimento de projetos, perícias, assessorias, consultorias, emissão de laudos técnicos, inventários e pareceres nas diferentes áreas de Ciências Biológicas. O Bacharel’ em Ciências Biológicas -atuará em pesquisa básica e aplicada nos institutos de pesquisa, fundações, autarquias, organizações não governamentais, indústrias, secretárias de -estado e prefeituras, consultorias e assessorias a empresas, e estará apto a ingressar nos cursos de Pós-graduação em Ciências Biológicas e áreas congêneres, O Bacharel em Ciências Biológicas também deve estar preparado para atuar no Ensino Superior.

O Bacharel em Ciências Biológicas deve apresentar as seguintes competências e habilidades:

  • Pautar-se por princípios de ética democrática: responsabilidade social e ambiental, dignidade humana, direito à vida, justiça, respeito mútuo, participação, responsabilidade, diálogo e solidariedade;
  • Reconhecer formas de discriminação racial, social, de gênero, que se fundem inclusive em alegados pressupostos biológicos, posicionando-se diante deles de forma crítica, com respaldo em pressupostos epistemológicos coerentes e na bibliografia de referência;
  • Atuar em pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas das Ciências Biológicas, comprometendo-se com a divulgação dos resultados das pesquisas em veículos adequados para ampliar a difusão e ampliação do conhecimento;
  • Portar-se como educador consciente de seu papel na formação de cidadãos, inclusive na perspectiva socioambiental;
  • Utilizar conhecimento sobre organização, gestão e financiamento de pesquisa e sobre legislação e políticas públicas referentes 
  • Entender o processo histórico de produção de conhecimento das Ciências
  • Biológicas referente a conceitos/princípios/teorias;
  • Estabelecer relações entre ciência, tecnologia e sociedade;
  • Aplicar a metodologia científica para o planejamento, gerenciamento e execução de processos e técnicas visando ao desenvolvimento de projetos, perícias, consultorias, emissão de laudos, pareceres etc. em diferentes contextos;
  • Utilizar os conhecimentos das ciências biológicas para compreender e transformar o contexto sociopolítico e as relações nas quais está inserida a prática profissional, conhecendo a legislação pertinente;
  •   Desenvolver ações estratégicas capazes de ampliar e aperfeiçoar as formas de atuação profissional, preparando-se para a inserção no mercado de trabalho em contínua transformação;
  • Orientar escolhas e decisões em valores e pressupostos metodológicos alinhados com a democracia, com o respeito à diversidade étnica e cultural autóctone e à biodiversidade;
  •   Atuar multi e interdisciplinarmente, interagindo com diferentes especialidades e diversos profissionais, de modo a estar preparado à contínua mudança do mundo produtivo;
  • Avaliar O impacto potencial ou real de novos conhecimentos/tecnologias/serviços e produtos resultantes da atividade profissional, considerando os aspectos éticos, sociais e epistemológicos;
  • Comprometer-se com o desenvolvimento profissional constante, assumindo uma postura de flexibilidade e disponibilidade para mudanças contínuas, esclarecido quanto às- opções sindicais e corporativas inerentes ao exercício profissional.