Perfil do Egresso – BIBLIOTECONOMIA (Licenciatura)

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CEPE/CA, Resolução nº 053/2013. Reformula o Projeto Pedagógico do curso de Biblioteconomia, a vigorar a partir do ano letivo de 2014.

Disponível em: http://www.uel.br/prograd/docs_prograd/resolucoes/2013/resolucao_53_13.pdf.

Acesso em: 14 outubro 2022;

PERFIL DO CONCLUINTE

COMPETÊNCIAS

Comunicação e Expressão:

  • desenvolver a comunicação verbal e escrita;
  • estimular capacidade criativa para a comunicação e expressão verbal e escrita;
  • desenvolver a capacidade de compreensão de múltiplas leituras;

Técnico-Científicas:

  • conhecer e desenvolver linguagens e metalinguagens;
  • mediar, distribuir, disseminar e transferir dados, informação e conhecimento;
  • elaborar produtos e serviços informacionais;
  • reunir, armazenar e desenvolver acervos;
  • preservar e restaurar acervos;
  • organizar o conhecimento;
  • conhecer, utilizar e elaborar redes, fontes e recursos de informação;
  • conhecer e utilizar Tecnologias de Informação e de Comunicação visando às atividades, produtos e serviços da área; 
  • assessorar a elaboração de normas para a área de Ciência da Informação;
  • reconhecer as atividades de cooperação, compartilhamento e consórcio como fatores relevantes para o acesso à informação e ao conhecimento.

Gerenciais: 

  • gerenciar instituições, serviços e sistemas de informação;
  • desenvolver a capacidade de liderança; 
  • atuar de forma integrada e estabelecer relações interpessoais com o público interno e externo das organizações sociais e empresariais;
  • conhecer e utilizar os recursos de marketing para a promoção dos produtos e serviços de informação; 
  • ser capaz de trabalhar em equipes multidisciplinares;
  • ser capaz de adaptar-se às mudanças sociais, econômicas e tecnológicas;
  • desenvolver visão holística para atuar em organizações sociais e empresariais;
  • planejar administrativa e financeiramente as atividades inerentes a sua prática profissional;
  • realizar atividades profissionais autônomas (orientar, dirigir, assessorar, prestar consultoria, realizar perícias, emitir e assinar laudos técnicos e pareceres);
  • Elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos.

Sociais e Políticas:

  • compreender as raízes, formas e manifestações da sociedade;
  • acompanhar e debater políticas de informação governamentais (locais/nacionais);
  • ter atitude crítica a respeito da resolução de problemas e questões de informação (locais/nacionais);
  • identificar e criar demandas sociais de informação e conhecimento;
  • contribuir para a definição, consolidação e desenvolvimento do mercado de trabalho;
  • incentivar atitude aberta e interativa com os diversos atores sociais, políticos, empresários, educadores, trabalhadores e profissionais de outras áreas, instituições e cidadãos em geral;
  • ter consciência da sua responsabilidade social, como profissional e cidadão.

HABILIDADES

  • senso crítico;
  • sensibilidade;
  • precisão;
  • reflexão;
  • flexibilidade;
  • proatividade;
  • criatividade;
  • espírito empreendedor;
  • curiosidade intelectual e postura investigativa;
  • espírito associativo;
  • liderança;
  • postura ética;
  • caráter humanitário.