Perfil do Egresso – ARQUIVOLOGIA (Bacharelado)

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CEPE/CA, Resolução nº 126/2013. Reformula o Projeto Pedagógico do curso de Arquivologia – Habilitação: Geral, a vigorar a partir do ano letivo de 2014.

Disponível em: http://www.uel.br/prograd/docs_prograd/resolucoes/2013/resolucao_126_13.pdf.

Acesso em: 14 outubro 2022;

PERFIL DO CONCLUINTE

O bacharel formado no cruso de graduação em Arquivologia da Universidade Estadual de Londrina deve caracterizar-se por suas competências profissionais e científicas. 

Profissionalmente, deverá adquirir conhecimentos atualizados e fundamentados nas teorias, que permitam sugerir soluções para problemas novos e tradicionais da área. Deve, portanto, estar preparado para enfrentar com competência e criatividade as diversidades de sua prática profissional, primando pela ética no fazer e na disseminação de suas práticas.

No campo científico, deve ter sido estimulado para as práticas na investigação de novos saberes para a área; gerar, disseminar e propor pesquisas relacionadas às novas tendências, que contribuam para formação de conhecimento da Arquivologia. Deve estar em constante busca por atualização acadêmica, realizando uma educação continuada.

Deve ter habilidades para:

  • Gerar produtos a partir dos conhecimentos adquiridos e divulgá-los;
  • Formular e executar políticas institucionais;
  • Elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos;
  • Utilizar racionalmente os recursos disponíveis;
  • Desenvolver e utilizar novas tecnologias;
  • Traduzir as necessidades de indivíduos, grupos e comunidades nas respectivas áreas de atuação;
  • Desenvolver atividades profissionais autônomas, de modo a orientar, dirigir, assessorar, prestar consultoria, realizar perícias e emitir técnicos e pareceres;
  • Responder a demandas sociais de informação produzidas pelas transformações tecnológicas que caracterizam o mundo contemporâneo;
  • Criticar, investigar, propor, planejar, executar e avaliar recursos e produtos de informação;
  • Assimilar os novos conhecimentos científicos e/ou tecnológicos e refletir acerca do comportamento ético que a sociedade espera de sua atuação e de suas relações com o contextuo cultural, socioeconômico e político;
  • Ter consciência da importância social da profissão como possibilidade de desenvolvimento social e coletivo;

De uma forma mais específica, é desejado:

  • Compreender o estatuto probatório dos documentos de arquivo;
  • Identificar o contexto de produção de documentos no âmbito de instituições públicas e privadas;
  • Planejar a elaborar instrumentos de gestão de documentos de arquivo que permitam sua organização, avaliação e utilização;
  • Planejar, organizar, executar, gerenciar e avaliar serviços, unidades e sistemas de informação arquivísticos;
  • Realizar operação de arranjo, descrição e difusão de acervos arquivísticos;
  • Interagir e agregar valores aos processos de geração, transferência e uso da informação em todo e qualquer ambiente;
  • Trabalhar com fontes de informação de qualquer natureza;
  • Processar a informação registrada em diferentes tipos de suportes, mediante a aplicação de conhecimentos teóricos e práticos de coleta, processamento, armazenamento e difusão da informação;
  • Realizar pesquisas relativas a produtos, processamento, transferência e uso da informação.