Definição e Descrição da Metodologia de Elaboração do PDI UEL 2024-2028

A elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Estadual de Londrina, com período de vigência previsto para o intervalo 2024-2028, obedeceu a uma metodologia composta por quatro macroetapas de atividades, sendo elas:

  • Macroetapa I – Atividades Preparatórias para a Elaboração do PDI
  • Macroetapa II – Atividades de Diagnóstico para a Elaboração do PDI
  • Macroetapa III – Atividades de Planejamento para a Elaboração do PDI
  • Macroetapa IV – Atividades de Execução e Gestão do PDI

Em sequência, cada uma das macroetapas mencionadas é descrita com detalhes concernentes aos seus respectivos processos e procedimentos de operacionalização.

Macroetapa I, relacionada às Atividades Preparatórias para a Elaboração do PDI, de acordo com Sant’Anna e demais autores (2017), contempla os seguintes pontos de atenção, em termos de ações e decisões: proposta de trabalho das equipes responsáveis pela elaboração do PDI e registro de todas as lições aprendidas e pontos de aprimoramento identificados no processo de desenvolvimento do PDI. 

A estruturação do Plano de Trabalho das Equipes Responsáveis, também de acordo com Sant’Anna e demais autores (2017), depende e a abrange a descrição das informações apresentadas a seguir: 

  • atividades e recursos necessários para a elaboração do PDI; 
  • abrangência e período de vigência do PDI; 
  • equipes responsáveis pela execução do PDI (equipe de execução e equipe de apoio); 
  • sensibilização e engajamento dos públicos que desenvolverão, receberão e executarão o PDI;  
  • canais de comunicação para assegurar uma eficiente troca de informações entre as equipes; 
  • divulgação do processo de criação do PDI; 
  • descrição da metodologia de elaboração do PDI; 
  • consolidação dos marcos legais e dos documentos de referência; e, 
  • identificação da missão, visão e valores da instituição.

Após a apresentação do Plano de Trabalho das Equipes Responsáveis pela Elaboração do PDI e da consolidação de arquivos para preservação de memória organizacional sobre as boas práticas reconhecidas durante a construção do PDI, a Macroetapa I, referente às Atividades Preparatórias para a Elaboração do PDI, foi complementada com a introdução do Eixo Temático I, responsável pela descrição do Perfil Institucional da UEL. O delineamento do Perfil Institucional respeitou orientações ofertadas pelos seguintes marcos legais e documentos de referência:

  • Lei 10861, de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação e Educação Superior (SINAES);
  • Decreto 5773, de 9 de maio de 2006, que dispõe sobre os exercícios das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e sequenciais no sistema federal de ensino;
  • Deliberação CEE/CP 06/20, de 9 de novembro de 2020, que fixa normas para as instituições de ensino superior mantidas pelo Poder Público Estadual e Municipal do Estado do Paraná e dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições e seus cursos; 
  • Eixo 2 – Desenvolvimento Institucional da Autoavaliação Institucional, previso pela Nota Técnica INEP/DAES/CONAES 065, de 2014;
  • Ficha de Avaliação dos Programas de Pós-Graduação, em nível de stricto sensu, considerada pela CAPES para o período 2013-2016; 
  • Ficha de Avaliação dos Programas de Pós-Graduação, em nível de stricto sensu, considerada pela CAPES para o período 2017-2020; e, 
  • Sant’Anna e demais autores (2017). 

De acordo com os marcos legais e os documentos de referência citados, a descrição do Perfil Institucional da UEL considerou os tópicos destacados em sequência: histórico da instituição; finalidade da instituição; missão, visão e valores da instituição; objetivos e metas da instituição; descrição dos objetivos da instituição; quantificação das metas da instituição; cronograma para a gestão das metas da instituição; áreas de atuação acadêmica da instituição; modalidades de ensino ofertadas pela instituição; áreas de conhecimento dos cursos de graduação da instituição; áreas de conhecimento dos cursos de pós-graduação lato sensu da instituição; áreas de conhecimento dos cursos de residência da instituição; e, áreas de conhecimento dos cursos de pós-graduação stricto sensu da instituição. A Figura 2 ilustra graficamente a Macroetapa I – Atividades Preparatórias para a Elaboração do PDI, com seus respectivos pontos de atenção, em termos de ações e decisões.

Figura 2 – Metodologia de Elaboração do PDI – Macroetapa I – Atividades de Preparatórias

Fonte: UEL/PROPLAN/DAII.

Figura 2 sinaliza os fornecedores de informações e os decisores das Atividades Preparatórias para a Elaboração do PDI, os quais estão dispostos da seguinte maneira: 

  • as informações e decisões pertinentes à abrangência e período de vigência do PDI foram coletadas junto à Reitoria e aos marcos legais relacionados a este assunto; 
  • as informações e decisões pertinentes às equipes responsáveis (execução e apoio) foram consultadas junto à Diretoria de Avaliação e Informação Institucional da Pró-Reitoria de Planejamento; 
  • as informações e decisões pertinentes ao planejamento e comunicação do processo foram levantadas junto à Coordenadoria de Comunicação Social e à Diretoria de Avaliação e Informação Institucional da Pró-Reitoria de Planejamento (COM); 
  • as informações e decisões pertinentes à definição e descrição da metodologia de elaboração do PDI foram providenciadas junto à Diretoria de Avaliação e Informação Institucional da Pró-Reitoria de Planejamento; 
  • as informações e decisões atreladas aos documentos para registro e acompanhamento do processo ocorreram a partir dos marcos legais vinculados a este assunto; e, 
  • as informações e decisões pertinentes ao Eixo Temático I – Perfil Institucional dependeram de marcos legais, de documentos institucionais, da Reitoria e de Documentos Institucionais.

Macroetapa II relacionada às Atividades de Diagnóstico para a Elaboração do PDI, de acordo com Sant’Anna e demais autores (2017), contempla os seguintes pontos de atenção, em termos de ações e decisões: análise do PDI anterior e seus resultados; análise SWOT; construção de cenários; inventário de necessidades; e, consolidação das necessidades. A partir de consultas realizadas à Lei 10861, de 14 de abril de 2004, ao Decreto 5773, de 9 de maio de 2006, à Deliberação CEE/CP 06/20, de 9 de novembro de 2010, à Nota Técnica INEP/DAES/CONAES 065, de 2014, à Ficha de Avaliação CAPES (2013-2016), à Ficha de Avaliação da CAPES (2017-2020) e à Sant’Anna e demais autores (2017), foi identificada a necessidade de complementar a Macroetapa II com a inserção dos descritivos dos seguintes Eixos Temáticos:

  • Eixo Temático II, que discorre sobre o Projeto Pedagógico Institucional; 
  • Eixo Temático III, que introduz o Cronograma de Implantação e Desenvolvimento da Instituição e dos Cursos; 
  • Eixo Temático IV, que apresenta o Perfil do Corpo Docente; 
  • Eixo Temático V, que apresenta o Perfil do Corpo Técnico-Administrativo; 
  • Eixo Temático VI, que explica a Organização Administrativa da Instituição; 
  • Eixo Temático VII, que expõe a Política Institucional de Atendimento aos Discentes; 
  • Eixo Temático VIII, que descreve a Infraestrutura da instituição; 
  • Eixo Temático IX, que informa sobre a Avaliação e o Acompanhamento do Desenvolvimento Institucional; e, 
  • Eixo Temático X, que trata sobre a Gestão Financeira e Orçamentária da instituição.

Para melhor acompanhamento do conteúdo apresentado neste PDI, optou-se por alocar os Eixos Temáticos II, III, IV, V, VI, VII, VIII, IX e X entre a apresentação da análise e resultados do PDI anterior e a exposição da Análise SWOT. A pormenorização dos eixos temáticos mencionados no parágrafo anterior obedeceu aos marcos legais e aos documentos de referência previamente destacados.

De acordo com os marcos legais e os documentos de referência citados, a descrição do Eixo Temático II – Projeto Pedagógico Institucional considerou os seguintes tópicos: 

  • inserção regional da instituição (cultura, ciência, economia, educação, comunidade e redes); 
  • princípios filosóficos e técnico-metodológicos da instituição (atividades acadêmicas e níveis de formação); 
  • organização didático-pedagógica da instituição (plano para atendimento às diretrizes pedagógicas); 
  • políticas de ensino (descrição, formação e ensino e aprendizagem); 
  • políticas de extensão (descrição, incentivo e conhecimento); 
  • políticas de pesquisa (descrição, fomento, ciência, tecnologia e inovação); 
  • políticas de gestão (descrição, organização institucional e administrativa); e, 
  • responsabilidade social da instituição (inclusão social, desenvolvimento econômico regional e bem estar da coletividade).

Conforme orientação dos marcos legais e dos documentos de referência considerados para a elaboração deste PDI, a apresentação do Eixo III – Cronograma de Implantação e Desenvolvimento da Instituição e dos Cursos ocorreu a partir da oferta de cursos (vagas, turmas, turnos, matrículas, situação atual e expansão). No que se refere ao Eixo Temático IV – Perfil do Corpo Docente, a descrição foi alicerçada nos seguintes tópicos: 

  • composição do corpo docente (titulação, regime de trabalho, experiência acadêmica e experiência profissional); 
  • plano de carreira do corpo docente (apresentação e políticas de capacitação); 
  • critérios de seleção e contratação; 
  • procedimentos para substituição do corpo docente (definitiva, eventual e recomposição); e,
  • cronograma e plano de extensão do corpo docente (titulação, regime de trabalho, perfil do quadro existente e perfil do quadro pretendido).

Quanto ao Eixo Temático V – Perfil do Corpo Técnico-Administrativo, os tópicos selecionados para a exposição do descritivo foram: 

  • composição do corpo técnico-administrativo (titulação, regime de trabalho, experiências profissionais); 
  • plano de carreira do corpo técnico-administrativo (apresentação e políticas de capacitação); 
  • critérios de seleção e contratação; 
  • procedimentos para substituição do corpo técnico-administrativo (definitiva, eventual e recomposição); e,
  • cronograma e plano de extensão do corpo técnico-administrativo (titulação, regime de trabalho, perfil do quadro existente e perfil do quadro pretendido).

Os marcos legais e os documentos de referência consultados, a respeito do Eixo Temático VI – Organização Administrativa da Instituição, orientaram uma exposição por meio dos tópicos que seguem: 

  • estrutura organizacional; 
  • cargos e responsabilidades; 
  • instâncias de decisão; 
  • organograma institucional; 
  • organograma acadêmico; 
  • órgãos colegiados (composição e competências); e,
  • órgãos de apoio às atividades acadêmicas (composição e competências). 

Quanto ao Eixo Temático VII – Política de Atendimento aos Discentes, os marcos legais e os documentos de referência considerados para a elaboração deste PDI, recomendaram destaque para os seguintes tópicos: 

  • programas de apoio pedagógico e financeiro (atendimento e dados quantitativos); 
  • estímulo à permanência (nivelamento, atendimento psicopedagógico, critérios para participação e dados quantitativos); 
  • organização estudantil (representatividade e espaços de participação e convivência); e, 
  • acompanhamento dos egressos (programas, mecanismos e sistemas).

Sobre o Eixo Temático VIII – Infraestrutura, segundo orientação extraída dos marcos legais e dos documentos de referência citados, foram priorizados os tópicos elencados em sequência: 

  • infraestrutura física (salas de aula, bibliotecas, laboratórios, instalações administrativas, salas de docentes, coordenações, áreas de lazer e outras instalações); 
  • bibliotecas (acervo por área de conhecimento, espaço físico para estudos, horário de funcionamento, pessoal técnico-administrativo, serviços oferecidos, atualização do acervo, cronograma para extensão do acervo); 
  • laboratórios (instalações e equipamentos existentes e a serem adquiridos, correlação pedagógica, recursos, relação equipamento/aluno, inovações tecnológicas); 
  • recursos tecnológicos de audiovisual; 
  • plano de promoção e acessibilidade e de atendimento diferenciado aos portadores de necessidades especiais; e, 
  • cronograma de expansão da infraestrutura.

A respeito do Eixo Temático IX – Avaliação e Acompanhamento do Desenvolvimento Institucional, os marcos legais e os documentos considerados para a elaboração deste PDI recomendaram evidenciar os seguintes tópicos: 

  • autoavaliação institucional; 
  • informações e elementos avaliativos constantes do roteiro comum de base nacional; 
  • ações que a instituição pretende empreender em decorrência do processo de autoavaliação (análises administrativas, políticas e pedagógicas); 
  • descrição da identificação dos meios e recursos necessários para a realização de melhorias; 
  • avaliação de acertos e equívocos do processo de autoavaliação; 
  • descritivo dos procedimentos utilizados para a realização da autoavaliação institucional; 
  • destaques em relação à autoavaliação institucional (processo global de regulação e avaliação, roteiro geral proposto em nível nacional, reflexão permanente sobre as ações nas diferentes dimensões em que atua, alcance a todos os segmentos da comunidade acadêmica, participação da sociedade civil e necessidades das comunidades interna e externa); 
  • descrição dos procedimentos metodológicos (coleta, processamento, análise, divulgação, estratégias e ações de melhoria); e, 
  • autoavaliação crítica (ferramentas, dificuldades e pontos fortes).

Quanto ao Eixo X – Gestão Financeira e Orçamentária da Instituição, de acordo com os marcos legais e os documentos de referência consultados, estabeleceu-se como prioridade o destaque dos tópicos listados em sequência: 

  • demonstração da sustentabilidade financeira da instituição; 
  • programas de expansão abordados nos eixos temáticos anteriores; 
  • vinculações entre as receitas e as ações propostas no PDI; 
  • solidez e factibilidade do planejamento proposto; 
  • ações relacionadas à melhoria da gestão financeira da instituição; 
  • estratégias de gestão que serão adotadas pela instituição; 
  • tabela com previsão orçamentária dos próximos cinco anos; 
  • tabela com principais fontes de custos e projeção de despesas; 
  • gastos/despesas incorridos dos projetos/ações estabelecidos nos demais eixos temáticos; 
  • origem das receitas mediante disposição de recursos para operacionalização dos projetos/ações; e, 
  • consolidação dos valores necessários para as ações traçadas.

Figura 3 ilustra graficamente a Macroetapa II – Atividades de Diagnóstico para a Elaboração do PDI, com seus respectivos pontos de atenção, em termos de ações e decisões. Esta mesma figura sinaliza os fornecedores de informações e os decisores das Atividades de Diagnóstico para a Elaboração do PDI, os quais estão dispostos da seguinte maneira: 

  • as informações e decisões relacionadas à análise do PDI anterior dependeram do Processo 8285.2021.17; 
  • as informações e decisões pertinentes ao Eixo Temático II – Projeto Pedagógico Institucional ocorreram a partir de contribuições vindas da Reitoria, de Documentos Institucionais, da Imprensa, da PROAF, da PROEX, da PROGRAD, da PROPLAN, da PROPPG, de Diversas Unidades Institucionais, do Núcleo de Assessoria Pedagógica para o Ensino de Línguas (NAP), do Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (NDPH), do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAF), do Núcleo de Estudos à Distância (NEAD), do Núcleo de Acessibilidade da UEL (NAC), da Casa de Cultura, do Centro de Documentação, do Cine Teatro Universitário Ouro Verde, da Divisão de Artes Cênicas, da Divisão e Artes Plásticas, da Divisão de Música, do Cine COM-TOUR, do Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss, do Museu de Ciência e Tecnologia, do Hospital Universitário (HU), do Ambulatório de Especialidades, da Clínica Odontológica (COU), da Clínica Psicológica, do Serviço de Bem Estar à Comunidade (SEBEC), da Divisão de Assistência à Saúde da Comunidade (DASC), do Hospital das Clínicas (HC), do Hospital Veterinário (HV), da Farmácia Universitária, do Colégio Aplicação, da TVUEL, da Fazenda Escola, do Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos (EAAJ), da Rádio UEL, da Bebê Clínica, da Agência de Inovação Tecnológica (AINTEC), do Laboratório de Tecnologia Educacional (LABTED), da Editora EDUEL, da Assessoria de Relações Internacionais (ARI), da Assessoria de Auditoria Interna (AAI) e da Assessoria de Tecnologia da Informação (ATI);
  • as informações e decisões pertinentes ao Eixo Temático III – Cronograma de Implantação e Desenvolvimento das Instituições e dos Cursos foram consultadas junto ao NEAD, à PROGRAD, à PROPLAN e à PROPPG;
  • as informações e decisões pertinentes ao Eixo IV – Perfil do Corpo Docente e ao Eixo V – Perfil do Corpo Técnico-Administrativo dependeram da PRORH e da PROPLAN;
  • as informações e decisões pertinentes ao Eixo VI – Organização Administrativa da UEL foram coletadas junto à Reitoria, à Prefeitura do Campus Universitário (PCU), aos Conselhos, às Câmaras, à Secretaria dos Órgãos Colegiados Superiores (SGOCS), à PROGRAD, à PROPLAN, à PROPPG, à PRORH, aos Departamentos e aos Colegiados;
  • as informações e decisões pertinentes ao Eixo VII – Política de Atendimento aos Discentes foram consultadas junto ao DCE, aos Centros Acadêmicos, às Empresas Juniores, às Atléticas, ao Hospital Universitário, ao Ambulatório de Especialidades, à Clínica Odontológica, à Clínica Psicológica, ao Serviço de Bem Estar à Comunidade, à Divisão de Assistência à Saúde da Comunidade, ao Hospital das Clínicas, à Farmácia Universitária, à PROGRAD, à PROPPG, à Assessoria de Relações Internacionais, à Assessoria de Tecnologia da Informação e à Assessoria de Auditoria Interna;
  • as informações e decisões pertinentes ao Eixo VIII – Infraestrutura foram coletadas junto ao NAC, à PROAF, à PROEX, à PROGRAD, à PROPLAN, à PROPPG, à PRORH, à ATI e à PCU;
  • as informações e decisões pertinentes ao Eixo IX – Avaliação e Acompanhamento do Desenvolvimento Institucional ocorreram a partir de orientações concedidas pela Reitoria, pelas Câmaras, pelos Conselhos pela CPA, pela PROAF, pela PROEX, pela PROGRAD, pela PROPLAN, pela PROPPG, pela PRORH, pelos Departamentos, pelos Colegiados e pela Comunidade Externa;
  • as informações e decisões pertinentes ao Eixo X – Gestão Financeira e Orçamentária foral coletadas junto à Reitoria, à PROAF, à PROPLAN e à ATI; e,
  • as informações e decisões pertinentes à análise SWOT, à construção de cenários, ao inventário de necessidades e à consolidação de necessidades foram orientadas pela Reitoria, pela PROAF, pela PROEX, pela PROGRAD, pela PROPLAN, pela PROPPG, pelos Conselhos, pelas Câmaras, pelos Departamentos, pelos Colegiados, pela Comunidade Externa, pela ATI, pela AAI, pela ARI, pela PCU e pela SGOCS.

Figura 3 – Metodologia de Elaboração do PDI – Macroetapa II – Atividades de Diagnóstico

Fonte: UEL/PROPLAN/DAII

É importante destacar que as consultas e as coletas de informações e decisões que envolveram as instâncias da Comunidade Interna da Universidade Estadual de Londrina ocorreram a partir do conteúdo de documentos oficiais de domínio público publicados por cada uma dessas unidades institucionais. Também importa ressaltar que a ampla participação da Comunidade Interna no desenvolvimento deste Plano de Desenvolvimento Institucional foi garantida pelo trâmite de discussões e deliberações característico da rotina administrativa, acadêmica e política da Universidade Estadual de Londrina. Trata-se um padrão regimentado de gestão institucional colegiada que prevê a necessidade e a obrigatoriedade de colaboração de todos os públicos direta e indiretamente influenciados pelas diversas atividades desempenhadas pela UEL.As consultas à Comunidade Externa ocorreram em momentos estratégicos para a construção do PDI, a partir de diversas estratégias de interação, tais como: eventos, reuniões, workshops, seminários temáticos e grupos focais. Foram consultados os agentes da Comunidade Externa previstos pelo Plano de Comunicação do Processo de Elaboração do PDI UEL 2024-2028.

A Macroetapa III – Atividades de Planejamento da Elaboração do PDI se encerra após o descritivo do Eixo Temático XI – Processo de Monitramento, Controle e Revisão do PDI, com uma seção de Conclusão das Atividades de Planejamento para a Elaboração do PDI, na qual os seguintes tópicos foram abordados:

  • importância do PDI para o alcance dos objetivos da UEL;
  • mérito de execução do PDI conforme planejamento; e,
  • sensibilização – controle contínuo e alcance de metas.

Figura 4 sinaliza os fornecedores de informações e os decisores das Atividades de Planejamento para a Elaboração do PDI, os quais estão dispostos da seguinte maneira: 

  • as informações e decisões pertinentes às atividades de definição dos critérios de priorização, de priorização das necessidades, de definição de metas e ações e da identificação de fatores críticos de sucesso ocorreram a partir de um contribuições vindas da Reitoria, da PROAF e da PROPLAN;
  • as informações e decisões pertinentes ao planejamento de ações de recursos humanos foram consultadas junto à Reitoria, à PRORH e à PROPLAN;
  • as informações e decisões pertinentes ao planejamento dos aspectos orçamentários e ao planejamento das ações de infraestrutura física foram coletadas junto à Reitoria, à PROAF e à PROPLAN;
  • as informações e decisões pertinentes ao planejamento do processo de controle do PDI foram elaboradas por um trabalho conjunto entre a Reitoria e a PROPLAN;
  • as informações e decisões pertinentes à consolidação dos resultados foram desenvolvidas pela PROPLAN;
  • as informações e decisões pertinentes ao Eixo Temático XI – Processo de Monitoramento, Controle e Revisão do PDI dependeram do Departamento de Avaliação e Informação Institucional da PROPLAN; e,
  • as informações e decisões pertinentes à conclusão das atividades de planejamento da elaboração do PDI ficaram sob responsabilidade Departamento de Avaliação e Informação Institucional da PROPLAN.

Figura 4 – Metodologia de Elaboração do PDI – Macroetapa III – Atividades de Planejamento

Fonte: UEL/PROPLAN/DAII.

Macroetapa IV relacionada às Atividades de Execução e Gestão do PDI, de acordo com Sant’Anna e demais autores (2017), contempla os seguintes pontos de atenção, em termos de ações e decisões: plano de gerencialmento do projeto (PGP), estrutura analítica do projeto (EAP), sequenciação de atividades, cronograma, estrutura da política de comunicação, monitoramento e controle do projeto, controle de mudanças, controle do cronograma e controle dos custos e das fontes de receita.

A estruturação do Plano de Gerenciamento do Projeto (PGP), segundo Sant’Anna e demais autores (2017), dependeu e priorizou a descrição das informações apresentadas em sequência:

  • planejamento, execução, monitoramento, controle e encerramento do PDI; e,
  • definição, preparo, integração e coordenação dos planos auxiliares.

O desenvolvimento da Estrutura Analítica do Projeto (EAP), de acordo Sant’Anna e demais autores (2017), contemplou e evidenciou a descrição das informações listadas a seguir:

  • entregas do PDI;
  • trabalhos do PDI; e,
  • subdivisão das entregas e dos trabalhos do PDI.

A Sequenciação das Atividades, conforme orientações de Sant’Anna e demais autores (2017), relatou e ressaltou as seguintes informações descritivas:

  • especificação do que deve ser executado;
  • metas e objetivos traçados para cada Eixo Temático do PDI; e,
  • identificação dos recursos necessários e disponíveis.

O Cronograma, a partir do que foi estabelecido por Sant’Anna e demais autores (2017) foi elaborado a partir das informações descritivas destacadas em sequência:

  • detalhamento e qualidade da sequenciação das atividades; e,
  • detalhamento e qualidade da decisão sobre a duração das atividades.

A Estruturação da Política de Comunicação, tal como especificou Sant’Anna e demais autores (2017), especificou as informações descritivas listadas a seguir:

  • atores envolvidos no processo de implementação do PDI;
  • atualização das informações de desenvolvimento do PDI; e,
  • atualização dos estágios de desenvolvimento do PDI.

O Monitoramento e Controle do Trabalho do Projeto, assim como foi orientado por Sant’Anna e demais autores (2017), foi descrito por meio das seguintes informações descritivas:

  • processos de acompanhamento, revisão e regulação do progresso de desempenho do PDI;
  • detecção de áreas com necessidades de mudança no plano;
  • detalhamento das alterações correlacionadas;
  • averiguação e mensuração periódica do projeto;
  • trâmites para eventuais mudanças em relação ao planejamento (aprovação das mudanças pela equipe responsável e comunicação das mudanças aos interessados);
  • execução das atividades;
  • relatório com informações sobre o desempenho do projeto (periodicidade dos relatórios, escopo, cronograma, custo, recursos, qualidade e risco dos projetos);

O Controle das Mudanças, de acordo com Sant’Anna e demais autores (2017), foi explicado a partir das informações descritivas elencadas em sequência:

  • identificação da necessidade de alterações no projeto;
  • avaliação das solicitações de avaliação;
  • aprovação das alterações;
  • gestão das alterações; e,
  • documentação das alterações por parte das equipes responsáveis.

O Controle do Cronograma, por meio das diretrizes apontadas por Sant’Anna e demais autores (2017), foi organizado em conformidade com as seguintes informações descritivas:

  • atualização do orçamento;
  • gerenciamento das mudanças efetuadas;
  • reporte do desempenho;
  • coleta e distribuição de informações sobre performance;
  • relatórios sobre o andamento do projeto;
  • medições do progresso do projeto; e,
  • previsões e projeções sobre o projeto.

Figura 5 ilustra graficamente a Macroetapa IV – Atividades de Execução e Gestão do PDI, com seus respectivos pontos de atenção, em termos de ações e decisões. Esta mesma figura sinaliza os fornecedores de informações e os decisores das Atividades de Diagnóstico para a Elaboração do PDI, os quais estão dispostos da seguinte maneira: 

  • as informações e decisões pertinentes ao plano de gerenciamento do projeto ocorreram a partir de um contribuições vindas da Reitoria e do Departamento de Avaliação e Informação Institucional da PROPLAN;
  • as informações e decisões pertinentes à estrutura analítica do projeto foram consultadas junto à Reitoria e ao Departamento de Avaliação e Informação Institucional da PROPLAN;
  • as informações e decisões pertinentes à sequenciação das atividades foram coletadas junto à Reitoria, à PROAF e à PROPLAN;
  • as informações e decisões pertinentes ao cronograma foram elaboradas por um trabalho do Departamento de Avaliação e Informação Institucional da PROPLAN;
  • as informações e decisões pertinentes à estruturação da política de comunicação foram desenvolvidas em um trabalho conjunto entre a Reitoria, a PROPLAN e a COM;
  • as informações e decisões pertinentes ao monitoramento e controle do trabalho do projeto dependeram do da Reitoria, da PROAF e da PROPLAN;
  • as informações e decisões pertinentes ao controle das mudanças e ao controle do cronograma ficaram sob responsabilidade Departamento de Avaliação e Informação Institucional da PROPLAN; e,
  • as informações e decisões pertinentes ao controle dos custos e das fontes de receita dependeram da Reitoria, da PROAF e da PROPLAN.

Figura 5 – Metodologia de Elaboração do PDI – Macroetapa IV – Atividades de Execução e Gestão

Fonte: UEL/PROPLAN/DAII.

A consolidação deste PDI, em sua versão final e que tem sua vigência prevista para o intervalo 2024-2028, proporcionou a entrega de outros quatorze documentos institucionais, os quais foram produtos diretamente relacionados às atividades que compuseram as quatro macroetapas planejadas pela metodologia considerada para a elaboração deste documento. O Quadro 1 apresenta esses documentos enquanto produtos das Macroetapas e enquanto entregas resultantes de atividades de Eixos Temáticos ou de atividades adjuntas (atividades relacionadas às macroetapas e que não possuem relação direta com os Eixos Temáticos).

Quadro 1 – Documentos Institucionais Alinhados ao PDI

Fonte: UEL/PROPLAN/DAII.