Explorando o conhecimento: Alunos de Zootecnia e Medicina Veterinária da UEL produzem novas peças para o museu de anatomia

Departamento de Anatomia - UEL (Organização - Museu de Anatomia)

atualizado 8 meses atrás

Alunos da Universidade Estadual de Londrina estão deixando sua marca no mundo da anatomia e da preservação das espécies, à medida que se envolvem em um projeto de montagem de novos esqueletos de animais para o museu de anatomia da UEL. Essa atividade combina não só o conhecimento acadêmico, mas também habilidades práticas, proporcionando uma experiência valiosa aos estudantes.

O projeto, iniciado no ano passado, é uma colaboração entre o departamento de Anatomia com os alunos de primeiro ano dos cursos de Zootecnia e Medicina Veterinária; ele visa melhorar o acervo de peças ósseas do museu, para fins educacionais e de preservação, ao mesmo tempo, em que oferece aos estudantes uma oportunidade prática de aprender sobre anatomia.

Os alunos envolvidos no projeto, sob a orientação do professor Dr. Leandro Luís Martins, entendem o trabalho como um desafio, se dispondo a limpar, preparar e montar cada um dos ossos das carcaças doadas ao projeto.

O professor Leandro, destacou a importância do projeto:

A montagem dos esqueletos desempenha um papel fundamental tanto no ensino dos alunos quanto no contexto museológico. No ambiente educacional, a montagem de esqueletos oferece uma abordagem prática e visual para o estudo da anatomia, permitindo que os alunos visualizem e compreendam a estrutura óssea de forma mais significativa. Isso ajuda a consolidar o conhecimento e a promover uma compreensão mais profunda da anatomia humana e animal.

Dentre as novas peças confeccionadas estão, um avestruz, aves domésticas (uma galinha e um galo) e um carneiro montados pelos alunos de Zootecnia, além de um bovino, um suíno e um Java-porco (híbrido originário do cruzamento entre o porco doméstico e o javali), montados pelos alunos de Medicina Veterinária.

Durante todo o processo de montagem os alunos são acompanhados e assessorados pela Técnica de Laboratório Camila Porto, responsável pelas atividades da anatomia animal, eles aprendem sobre o manuseio das ferramentas necessárias, posição anatômica dos ossos e membros, montagem da estrutura de suporte, pintura, além de revisarem a anatomia básica desses animais.

Para Camila, o projeto é uma forma de ensino ímpar:

Esta iniciativa oferece aos nossos alunos uma experiência única de aprendizado, onde eles podem aplicar seus conhecimentos acadêmicos em um contexto do mundo real. Além disso, estamos contribuindo para o enriquecimento do patrimônio cultural local. O Acervo do museu marcou e continuará marcando várias gerações.

Além da criação de novas peças, os alunos também serão responsáveis pela reforma e restauração de peças antigas, a fim de proporcionar a maior qualidade possível das peças em exposição.

Para mais informações sobre o museu de anatomia da UEL entre em contato.