Saiba como procurar ajuda em casos de violência e risco de feminicídio

SBT News


atualizado 1 ano atrás


Vítimas têm opções em delegacias da Mulher, defensorias públicas e em canais telefônicos: conheça

SBT News – 02/11/2023 às 19:50

Por dia, quatro mulheres são vítimas de feminicídio no Brasil, em média. O assassinato é muitas vezes o ponto final de uma série de outras violências, físicas, psiquicas e morais que a mulher sofre dentro de casa.

+ Nº de feminicídios no 1º semestre supera o de 2022, ano do recorde no Brasil

Para evitar o pior, potenciais vítimas devem buscar ajuda. Entre as opções de apoio estão as delegacias especializadas, Ministério Público e unidades de atenção e prevenção à violência contra a mulher, além de canais telefônicos. Veja onde encontrar atenção e evitar os crimes:

Disque 190

Telefone da polícia, deve ser acionada imediatamente em qualquer episódio ou risco de violência.

Disque 180

Central de Atendimento à Mulher — Ligue 180. No canal são atendidas todas as pessoas que ligam com relatos de violência contra a mulher. Ao fazer contato, os casos são registrados e encaminhos aos órgãos competentes. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. O canal também fornece informações relacionadas aos direitos da mulher, como os locais de atendimento mais próximos e apropriados para cada caso.

Casa da Mulher Brasileira

Mulheres podem ir diretamente a uma unidade da Casa da Mulher Brasileira. O local reúne diferentes serviços para vítimas de violência, como acolhimento e triagem; apoio psicossocial; delegacia e juizado, além de apoio a alojamento de passagens e transportes. Existem unidades em BrasíliaCuritiba, São LuísCampo GrandeFortalezaSão Paulo e Boa Vista.

Delegacia de Defesa da Mulher
Unidades especializadas da Polícia Civil para atendimento às mulheres em situação de violência. As atividades têm caráter preventivo e repressivo. Com a Lei Maria da Penha, as DDMs e outras unidades expedem as medidas protetivas de urgência ao juiz no prazo máximo de 48 horas.

Núcleos de Atendimento à Mulher

Espaços de atendimento à mulher em situação de violência (que em geral, contam com equipe própria) em delegacias comuns.

Defensorias da Mulher

Têm a finalidade de dar assistência jurídica, orientar e encaminhar as mulheres em situação de violência. É um órgão do estado responsável pela defesa das cidadãs que não possuem condições econômicas de ter advogado contratado por seus próprios meios. Possibilitam a ampliação do acesso à Justiça, bem como, a garantia às mulheres de orientação jurídica adequada e de acompanhamento de seus processos.

Promotorias de Justiça Especializada na Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher

A Promotoria Especializada do Ministério Público promove a ação penal nos crimes de violência contra as mulheres. Atua também na fiscalização dos serviços da rede de atendimento.

Serviços de Saúde Especializados no Atendimento dos Casos de Violência Doméstica

A área da saúde tem prestado assistência médica, de enfermagem, psicológica e social às mulheres vítimas de violência sexual, inclusive quanto à interrupção da gravidez prevista em lei nos casos de estupro. A saúde também oferece serviços e programas especializados no atendimento dos casos de violência doméstica.

Leia também

Lesfem realizará o II Simpósio sobre Feminicídios

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) tem o prazer de anunciar o II Simpósio sobre Feminicídios: Reflexões sobre Incidências e (In)visibilidades, que ocorrerá de 23 a 25 de outubro de 2024, em Londrina/PR. Este evento será realizado pelo Laboratório de Estudos de Feminicídios (LESFEM) que reúne especialistas de renomadas instituições como UEL, UFBA e UFU.  […]


Segundo Portal da Transparência do CNJ, a Justiça do DF recebe 574 pedidos de medidas protetivas por violência contra a mulher a cada ano

Violência contra mulher: 574 vítimas pedem medidas protetivas por ano

Por ano, no Distrito Federal, uma média de 574 vítimas de violência contra a mulher requerem medidas protetivas de urgência a cada ano. Concedidas pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), as medidas protetivas de urgência são baseadas na Lei Maria da Penha. Dados do Portal da Transparência do Conselho Nacional de Justiça […]


O aumento nos casos em diversos estados nos alerta para a urgência de ações eficazes na prevenção contra a mulher

Monitor de Feminicídos do Brasil Revela aumento alarmante e Estatísticas Preocupantes 

O Monitor de Feminicídios no Brasil divulgou os dados atualizados de 2024, revelando um aumento alarmante nos casos de feminicídios em todo o país. Segundo os números mais recentes, foram registrados 750 feminicídios consumados e 1693 casos de feminicídios consumados e tentados até o momento.  Destacando-se entre os estados mais afetados, São Paulo lidera com […]


É o que mostra o Atlas da Violência, com base em registros do SUS de 2022 — quando mais de 144 mil mulheres foram atacadas

Atlas da Violência mostra que a cada 46 minutos ocorreu um estupro no Brasil em 2022

Um estupro ocorreu a cada 46 minutos no país, em 2022. A constatação é do Atlas da Violência, publicado ontem pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Com base nos registros do Sistema Único de Saúde (SUS) daquele ano, mais de 144 mil mulheres foram vítimas de algum […]