Ação Laços Brancos
LESFEM
atualizado 2 anos atrás

No dia 06/12 (quarta-feira), a equipe do Laboratório de Estudos de Feminicídio (LESFEM), da Universidade Estadual de Londrina, esteve no Restaurante Universitário (RU) ao meio-dia para uma ação especial: a distribuição de laços brancos, marcando a Campanha Laços Brancos pelo fim da violência de gênero contra a mulher.
A atividade fez parte da campanha nacional ‘’ Pelo Fim da Violência contra a Mulher- 21 dias de ativismo’’ do projeto, que acontece entre os dias 20 de novembro a 10 de dezembro.
O Laço Branco teve origem a partir do Massacre de Montreal, em 6 de dezembro de 1989. Um homem canadense, Marc Lepine, de 25 anos, tirou a vida de 14 mulheres e feriu outras 10, estudantes da Escola Politécnica de Montreal, com o discurso de ódio às feministas. Após as violências, suicidou-se. A partir de 1995, o Canadá iniciou um movimento, replicado em aproximadamente 60 países, de todos os continentes, anualmente em 6 de dezembro, de distribuição de laços brancos e de ações de conscientização dos homens para o fim da violência de gênero contra as mulheres.
A iniciativa foi recebida com interesse da parte do público, de diferentes idades, com a distribuição de 300 laços brancos, refletindo o apoio e o interesse significativos da comunidade universitária, além da valiosa contribuição das e dos integrantes dos projetos de extensão e de pesquisa do LESFEM.




Equipe:
Adrielli Helena de Carvalho
Andressa Felix
Denise Dias
Gabriela Borri
Giovana Rossito
João Pedro de Oliveira
Lorena Pio
Silvana Mariano