Três Programas de Pós-Graduação são contemplados com bolsas para inovação

LABIM


atualizado 2 anos atrás


Os Programas de Pós-Graduação em AgronomiaCiência de Alimentos e Microbiologia da UEL foram contemplados na Chamada Pública nº 068/2022 – Programa de Mestrado e Doutorado Para Inovação – MAI-DAI, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Isto representa 100% das propostas submetidas à Chamada.

Do Programa de Agronomia, o professor Claudemir Zucareli recebeu 1 bolsa de Mestrado; em Ciência de Alimentos, a contemplada foi a professora Elisa Yoko Hirooka, com 1 de Doutorado; da Microbiologia, o professor Admilton Gonçalves de Oliveira Junior recebeu 6 bolsas, 3 de cada nível. Nos termos do edital, a cada bolsa de mestrado ou doutorado outorgada à UEL outras de Iniciação Tecnológica e Industrial (ITI) são concedidas, com prazo de 1 ano, de modo que a UEL recebeu 16 bolsas de ITI. As bolsas já estão disponíveis e serão implementadas este mês.

De acordo com o professor Claudemir, coordenador do Escritório de Apoio ao Pesquisador (EAPq), da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), o edital tem o objetivo de fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação e investir na qualificação de pesquisadores com vistas a solução de problemas do setor produtivo. “É conhecimento que se transforma em tecnologia e inovação”, comenta. Os bolsistas trabalharão em projetos de pesquisa específicos para solução de problemas apresentados por empresas parceiras da Universidade.

Os contemplados pesquisam nanotecnologia, biotecnologia, bioinsumos e desenvolvimento sustentável. Também nos termos do edital, explica Claudemir, empresas parceiras que participaram da proposta da UEL entrarão com uma contrapartida de 10 mil reais para cada bolsa de Mestrado e 20 mil reais para cada bolsa de Doutorado concedida. Esses valores deverão ser utilizados para aquisição de material necessário para realização dos projetos.

Leia também

Reserva da Sala de Treinamentos do IPA

O Instituto de Pesquisa de Alimentos possui uma Sala de Treinamentos que comporta, confortavelmente, 15 pessoas, podendo receber até 20 pessoas. Por conta da parceria entre os laboratórios sediados no IPA, a gestão da reserva da Sala de Treinamentos pode ser feita enviando email para gestaolabim@uel.br. Confira abaixo a disponibilidade:


Defensivo biológico desenvolvido na UEL é um dos destaques do Programa PRIME – O Perobal

O projeto do professor Admilton Gonçalves de Oliveira Jr. (Departamento de Microbiologia/CCB) foi o único contemplado da UEL no Programa PRIME, da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI-PR), que selecionou em abril 21 projetos de seis universidades estaduais. São previstas quatro etapas, das quais a terceira será o Demo Day, no próximo […]


Projeto da UEL está entre finalistas do programa aceleração de negócios

O Governo do Estado do Paraná, por meio da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), divulgou os cinco finalistas do Programa de Apoio à Propriedade Intelectual com Foco no Mercado (Prime). Na próxima fase, cada participante aprovado receberá uma bolsa-auxílio para um programa de pré-aceleração, com capacitação avançada e metodologias de desenvolvimento de […]


UEL conquista patente por invenção de biofungicida no controle de doenças de plantas

A Universidade Estadual de Londrina obteve patente de invenção do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) para um agente biológico desenvolvido para o controle de doenças causadas por fungos em plantas. Concedida no âmbito do programa Patentes Verdes, a carta-patente assegura a proteção nacional por 20 anos da composição biofungicida, criada à base da bactéria Bacillus velezensis, um […]