Participação em Congresso binacional fortalece BLH-HU

Assessoria de Comunicação do HU-UEL


atualizado 15 horas atrás


O Banco de Leite Humano (BLH) do HU-UEL participou, entre os dias 4 e 7 de novembro, do I Congresso Binacional Brasil–Paraguai de Certificação de Qualidade em Bancos de Leite Humano, promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pelo Ministério da Saúde do Brasil, em cooperação com o Ministério da Saúde Pública e Bem-Estar Social do Paraguai.

O evento, realizado em Ciudad del Este (Paraguai) e Foz do Iguaçu, foi um importante marco da Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH), reafirmando o compromisso com a qualidade, a segurança alimentar e nutricional e a excelência dos serviços prestados às mães e aos recém-nascidos. O Congresso marca o início da implementação do Programa de Certificação Fiocruz de Bancos de Leite Humano (PCFioBLH) no sistema de saúde paraguaio.

O BLH do HU atua como Centro de Referência Estadual para Bancos de Leite Humano do Paraná e tem atuado desde o início da implantação do PCFioBLH no Brasil. Em 2024, todos os Centros de Referência Estaduais do país foram auditados pela Fiocruz, incluindo o BLH do HU e será o Paraná primeiro estado brasileiro, depois do Distrito Federal, a concluir a implantação total do programa de certificação.

Durante o evento, o BLH participou da mesa-redonda “Certificação de Bancos de Leite Humano – Experiências e Expectativas”, ao lado das coordenações das redes de Brasília e do Paraguai. “Durante o encontro apresentamos a experiência do Paraná no processo de auditoria, momento este que foi de grande aprendizado e que, embora desafiador, foi essencial para o fortalecimento dos processos de trabalho, para a integração da equipe e para a consolidação de uma cultura de qualidade e segurança”, disse a coordenadora do BLH do HU, Letícia Lima.

Letícia Lima apresentou no evento como são os processos do serviço no HU-UEL.

O Programa de Certificação

O PCFioBLH é uma tecnologia social desenvolvida pela Fiocruz e pela  Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC-MRE), voltada ao fortalecimento científico, produtivo, tecnológico e gerencial da Rede. O programa estabelece um sistema formal e contínuo de avaliação da efetividade das ações dos BLHs, assegurando qualidade em produtos, processos e serviços, e apontando oportunidades de melhoria em todos os níveis de gestão.

“Consideramos o PCFioBLH um avanço significativo para toda a rede de BLHs. A certificação nos impulsiona à revisão constante das normas técnicas, ao aprimoramento dos fluxos de trabalho e à busca contínua por melhorias técnicas, estruturais e de equipamentos. É um processo de crescimento coletivo, que fortalece o compromisso com a excelência e com a segurança alimentar de recém-nascidos e lactentes” avaliou a coordenadora.

Letícia Lima com o secretário de Saúde de Foz do Iguaçu, recebendo o certificado de participação em nome do estado do Paraná.

A consolidação desse programa no Estado representa um passo importante para a saúde pública e reforça o papel estratégico do HU como referência regional e estadual na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. “Com o apoio contínuo da gestão institucional, seguimos motivados a alcançar o grau máximo de excelência proposto pela Rede Global de Bancos de Leite Humano”, concluiu Letícia Lima.

Leia também