Zona leste de Londrina sente “estrondo” misterioso e assusta moradores

DGG


atualizado 2 anos atrás


Por

Estrondos misteriosos voltaram a assustar moradores da zona leste de Londrina desde ontem. Segundo relato de moradores,  foram de 2 a 3 estrondos mais fortes entre às 15h e 16h. Nesse horário,  já tinha parado de chover, tinha sol e o tempo estava firme.

Outras regiões também sentiram os sons, que não foram identificados pelos  equipamentos instalados na cidade e interligados ao Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo. O sistema foi configurado para apontar movimentações de rochas e no subsolo.

“Essa investigação é feita no detalhe da própria máquina, embora o que as pessoas relatam, o horário é muito importante para nós. Pode não estar ligado ao solo e subsolo e sim à parte atmosférica, ou seja, o ar”, explica o chefe do departamento de Geologia da UEL, José Paulo Pinese.

O que se sabe é que não há relação com a movimentação de rochas, registrada entre 2015 e 2016.

A investigação está sendo feita pelo recém criado Departamento de Geologia e Geomática da UEL junto com o Centro de Sismologia da USP.

No entanto, como não é um evento já catalogado, será preciso fazer uma análise manual dos registros. São até 500 eventos por segundo.

“Um avião passando tem um padrão, uma digital, e a máquina já reconhece isso. O que aconteceu nesse estrondo, ela não reconheceu nessa atmosfera. Então não temos clareza da fonte geradora. Uma avaliação manual, vai em busca desse padrão ou dessa digital para esclarecimentos do barulho”, ressalta Pinese. 

Link da reportagem: https://tarobanews.com/noticias/cidade/zona-oeste-de-londrina-sente-estrondo-misterioso.

Leia também

Professores constroem uma caixa de areia com realidade aumentada para as aulas de cinco cursos de graduação. Perto de 300 estudantes utilizam o recurso semanalmente

Os alunos dos cursos de Engenharia, Arquitetura, Agronomia, Zootecnia e Geografia da UEL dispõem de um recurso didático lúdico, de fácil manuseio e com potencial quase sem limites para o estudo de Topografia. Melhor ainda: um recurso prático e aparente simplicidade: uma caixa de areia. Na verdade, trata-se de uma sandbox AR (Augmented Reality), ou, […]


Apesar dos relatos, não foram registrados tremores em Londrina ontem (21/06)

Por Após sete anos, londrinenses voltam a sentir tremores e estrondos no Jardim Califórnia na Zona Lestr de Londrina: https://www.youtube.com/watch?v=hk_T5goDMpA.


Relatos foram feitos por moradores de diferente regiões de Londrina e chegaram a ser registrados em plataforma de monitoramento de tremores da USP, na segunda (20). UEL investiga fenômeno.

Moradores relatam sequência de estrondos no Paraná, e especialista descarta abalo sísmico: ‘Origem pode ser na atmosfera’

Relatos foram feitos por moradores de diferente regiões de Londrina e chegaram a ser registrados em plataforma de monitoramento de tremores da USP, na segunda (20). UEL investiga fenômeno. Por Moradores de Londrina, no norte do Paraná, relataram terem ouvido estrondos “extremamente altos” na tarde de segunda-feira (20) e chegaram a compartilhar o acontecido em uma […]


DGG NA IMPRENSA!

DGG NA IMPRENSA!

O Professor Doutor André Celligoi no dia 24/11/2022 cedeu entrevista para o programa Balanço Geral Londrina da RICTv, no qual abordou sobre os transtornos do assoreamento do Lago Igapó. Confira o trecho da entrevista: https://www.youtube.com/live/OPQFM6-fxhY?feature=share&t=3800