Sobre os Fósseis

O que são fósseis?

Os fósseis são restos ou vestígios de organismos que viveram em tempos passados. Podem ser tanto os restos de organismos que resistiram ao tempo, como conchas, dentes, ossos, carapaças, matéria orgânica carbonizada ou mumificada, etc., até vestígios biológicos indiretos, como moldes ou réplicas de conchas e folhas ou marcas indicativas de atividades biológicas pretéritas (pegadas, pistas, etc.). A ciência que estuda os fósseis é a Paleontologia.

fosseis1

Figura: diferentes tipos de fósseis. (A) Molde da carapaça externa de um trilobita. A carapaça em si não se encontra na amostra, somente um molde formado pela impressão por ela deixada. (B) Restos de um tronco fossilizado. O material original da amostra foi substituído por minerais, mantendo a forma do vegetal. (C) Restos de folha fossilizada. Somente o carbono original da amostra foi preservado, formando a película escura vista na amostra.

Paleontologia ou Arqueologia?

Muitos confundem a Paleontologia e a Arqueologia, que possuem objetos de estudo similares. A principal diferença está relacionada a idade dos objetos estudados. A Paleontologia compreende objetos com mais de 10.000 anos de idade, enquanto que a Arqueologia estuda objetos com idade menor que essa. Embora hajam sítios arqueológicos mais antigos e jazigos fossilíferos mais recentes que essa data limite, ela foi convencionada pois representa o ínicio da mais recente época geológica, o Holoceno, após o fim da última fase glacial pleistocênica.

Por que os fósseis são importantes?

Além de representarem uma janela que mostra como era a vida em tempos pré-históricos, os fósseis são muito importantes pois através do seu estudo podemos estabelecer correlações entre as rochas e determinar suas idades relativas. Também é possível determinar como seria o clima e a geologia de um lugar quando o organismo que deixou um fóssil era vivo: fósseis de animais marinhos, como conchas de moluscos por exemplo, indicam que o lugar onde foram encontrados costumava ser mar. Restos orgânicos de organismos fossilizados são os constituintes do petróleo, do qual deriva-se a gasolina, o óleo diesel, o asfalto e o plástico, e por isso ele é chamado de combustível fóssil.* Retirado de: TEIXEIRA, W.; TOLEDO, M. C. M. de; FAIRCHILD, T. R.; TAIOLI, F. Decifrando a Terra. São Paulo, Oficina de Texto, 2002.