Registros da participação de projetos do Curso de Fisioterapia no PARANÁ FAZ CIÊNCIA 2023 – maior evento científico do estado que reuniu, além da UEL, integrantes de todo o sistema de ensino superior do estado em uma verdadeira celebração do fazer científico.

CURSO DE FISIOTERAPIA


atualizado 5 meses atrás


Ambulatório especializado no tratamento de pessoas com doença de Parkinson

Coordenado pela Profa Dra Suhaila Smaili, os projetos de pesquisa e as atividades realizadas pelo GPFIN (Grupo de Pesquisa em Fisioterapia Neurofuncional) foram apresentadas à comunidade durante os dias 06, 07 e 08 de novembro como parte da Mostra Interativa de Ciência, Tecnologia e Inovação. Nestes dias, diferentes abordagens de tratamento utilizadas pelo GPFIN foram expostas, como exercícios terapêuticos para melhora do equilíbrio, marcha, coordenação motora, cognição e função executiva. Além disso, a utilização de jogos sérios na reabilitação também foi abordada, de modo que os participantes puderam experienciar a prática de exercícios tanto por meio realidade virtual (wiiterapia), que propicia a imersão do indivíduo no mundo digital, quanto por meio da realidade aumentada, que permite sobrepor elementos virtuais à nossa visão de realidade.

Projeto quadril em foco no Paraná faz Ciência

Coordenado pela Profa Dra Cláudia Patrícia Martins Siqueira, o projeto de extensão “Orientações fisioterapêuticas individualizadas a pacientes e familiares submetidos a um protocolo de artroplastia total do quadril no Hospital Universitário da Uel e Ambulatório de Especialidades do HU de Londrina”, mais conhecido como “Quadril em foco”, participou do evento “Paraná faz Ciência nos dias 06, 07 e 08 de novembro na Tenda da Saúde. No evento, a população recebeu orientações sobre a osteoartrite (população atingida, sintomas da doença, tratamentos e formas de prevenção) e também sobre a artroplastia de quadril (o que é, quando é utilizada, riscos e benefícios e atuação da fisioterapia). Também foram realizadas avaliações da funcionalidade da população por meio do questionário “Lequesne” e dos testes funcionais “Timed Up and Go” e Teste sentar e levantar cinco repetições. Além disso, a visibilidade gerada no evento tornou possível informar a população sobre as redes sociais do projeto e os materiais informativos para pacientes com artroplastia de quadril.

ARTUS (Empresa Júnior de fisioterapia)

Coordenado pela Profa Amanda Cavaguchi, a empresa Júnior de Fisioterapia da UEL – ARTUS, marcou presença no “Paraná faz ciência” apresentando suas ações como prestadora de serviço à comunidade em geral como: venda de projetos ergonômicos para empresas e educação em saúde para a população interessada.

Interagindo com o público do evento, os membros da empresa simularam um ambiente de trabalho e fizeram a correção ergonômica de forma individual. Também promoveram orientações para o ambiente de trabalho, por meio de folhetos educativos, e promoveram atividade em grupo de alongamento e exercícios específicos para as principais disfunções relacionadas ao trabalho.

Foi muito bom receber pessoas da comunidade, alunos da rede pública e privada de Londrina e despertar o interesse sobre pesquisa e inovação científica, além de aproximá-los das atividades que o Curso de Fisioterapia da UEL desenvolve em prol da nossa sociedade, fortalecendo ainda mais o vínculo de comunicação entre a UEL e a Comunidade.

ACOMPANHE UM POUQUINHO DAS NOSSAS ATIVIDADES!

Leia também

Campanha Setembro Lilás

No dia 17 de Setembro de 2023 as Professoras Celita Salmaso Trelha e Fernanda Cristiane de Melo e estudantes do Curso de Fisioterapia da UEL estiveram no Aterro do Lago Igapó em um evento da campanha Setembro Lilás. O evento foi organizado pelo Instituto Não me Esqueças com o objetivo de conscientizar sobre o Alzheimer. […]


Professores e estudantes da UEL no Congresso Brasileiro de Fisioterapia Neurofuncional (COBRAFIN)

Congresso Brasileiro de Fisioterapia Neurofuncional (COBRAFIN) aconteceu entre os dias 06 e 09 de setembro Fortaleza-CE. É considerado o maior evento de Fisioterapia Neurofuncional da América Latina e teve como tema: Promovendo a funcionalidade centrada na pessoa e na família. O Grupo de Pesquisa lideara pela Profa. Suhaila Santos, o GPFIN @gpfinuel , participou em […]


1º. Congresso Paranaense de Fisioterapia Aquática

O 1º. Congresso Paranaense de Fisioterapia Aquática aconteceu de 21 a 24 de Setembro de 2023 no Centro de Ciências da Saúde, Hospital Universitário da UEL. Foi sucesso! Parabéns professor Jefferson R. Cardoso e toda comissão organizadora! Acesse as fotos no Instagram @congressoaquaticapr. Seguem algumas das atividades realizadas.


Professores e alunos da UEL presentes no Congresso Sul-brasileiro de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e em Terapia Intensiva – SULBRAFIR

Professores e alunos (egressos também) do PPG Associado em Ciências da Reabilitação UEL-Unopar participaram no último final de semana do Congresso Sul-brasileiro de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e em Terapia Intensiva – SULBRAFIR, em Foz do Iguaçu. Inúmeros trabalhos foram apresentados pelos mestrandos e doutorandos (além de graduandos) e é com grata satisfação que vários deles […]