O Curso
O Curso de Fisioterapia da UEL foi implantado em 1979 e tem como objetivo formar profissionais com competência para elaborar diagnóstico físico e funcional, traçar objetivos para prevenir, intervir, tratar, restaurar e recuperar disfunções cinéticas.
As aulas são teóricas e práticas, com metodologias diferenciadas e corpo docente altamente qualificado. O estágio é obrigatório e realizado no Hospital Universitário (enfermarias e ambulatórios) e Unidade Básica de Saúde. Também são desenvolvidos projetos de ensino, pesquisa e extensão que fortalecem a interação teoria e prática e melhor resultado no processo de ensino e aprendizagem do futuro profissional fisioterapeuta.
Na Pós-Graduação lato sensu, modalidade Residência, de forma pioneira destaca-se como a primeira do Brasil, implantada em 1997. A Residência é voltada à prática profissional com treinamento em serviço, sob a supervisão direta, orientação de docentes qualificados nas seguintes áreas:
Fisioterapia Neurofuncional
Fisioterapia Pediátrica e Neonatal
Fisioterapia Cardiorrespiratória, Urgência, Emergência e Terapia Intensiva
Fisioterapia Traumato-Ortopédica Funcional
Fisioterapia em Uroginecologia, Obstetrícia e Mastologia.
O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ciências da Reabilitação foi implantado em 2010 e é fruto de uma iniciativa inédita de associação entre universidades pública (UEL) e privada (Universidade Pitágoras-UNOPAR). Tem a finalidade de conduzir à obtenção do título acadêmico de Mestre ou Doutor em Ciências da Reabilitação. O programa faz parte da área 21 da CAPES e apresenta nota 5.