Estágios

Estágio Curricular Obrigatório passará a ser o Internato em Fisioterapia, deverá ter carga horária de pelo menos 20% do total do curso, segundo a DCNs. O Internato do curso de Fisioterapia terá regulamento próprio e será objeto de deliberação específica.

A mudança de estágio para internato se justifica em função da característica pedagógica desenvolvida para o treinamento prático e clínico do estudante em fisioterapia. O internato em Fisioterapia é considerado atividade acadêmica de natureza obrigatória especial e consistirá em práticas supervisionadas de aprendizagem em serviço a serem realizadas nos dois últimos anos do curso de Fisioterapia, dentro do Hospital Universitários, em unidade básicas de saúde e outros serviços conveniados.

O Internato em Fisioterapia proporcionará uma imersão completa na prática clínica e atendimento aos pacientes, sempre com orientações e discussões teóricas, com supervisão direta dos docentes do Departamento de Fisioterapia. Também, o interno será responsável pelo diagnóstico e condutas em fisioterapia, sempre com supervisão direta do docente.

 Os objetivos do Internato em Fisioterapia serão:

  • Aperfeiçoar a formação acadêmica, por meio de um conjunto de atividades de aprendizagem profissional, proporcionadas em situações reais da vida e de seu meio;
  • Proporcionar ao estudante, experiência acadêmico-profissional orientada para a competência técnico-científica para atuação em fisioterapia e solução de problemas dentro do contexto das relações da saúde e socioculturais;
  • Promover a interdisciplinaridade e fomentar a prática multiprofissional;
  • Oportunizar ao estudante aprofundamento do conhecimento científico e maior relação entre teoria e prática.