Unidades para Visitação

CCA – CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
CCB – CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
BIOMEDICINA
Sala 235 – Bloco da Morfologia, em conjunto com o Museu de Anatomia.
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Pracinha do CCB
PSICOLOGIA
Saguão do Anfiteatro Cyro Grossi (CCB)
Resumo:
INÍCIO – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: pra quem vem pelo CALÇADÃO, atravessa-se a rua pela faixa de pedestres em direção à > Pracinha do CCB (este ano, não vai passar pelo corredor da Figueira) > Corredor perpendicular ao corredor do bloco 07 > Bloco 07: Museu de Zoologia da UEL, sala de instrumentação, sala de pós-graduação da Genética > sai do corredor e segue o fluxo pela Rampa até a baixada > virar à esquerda da Flamboyant (árvore grande) > segue em direção às Tendas grandes, à direita (atrás do bloco 1 do centro) > segue para o Anfiteatro 201 > segue pelo corredor em direção ao Hall de entrada do Anfiteatro do Cyro Grossi, onde estará a exposição do curso de PSICOLOGIA – FINAL (depois, pode seguir em direção ao bloco da MORFOLOGIA).
COMO CHEGAR – CCB
CCE – CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS
Os cursos do CCE (Biotecnologia, Ciência da Computação, Física, Geografia, Geologia e Geomática, Matemática, Química e Ciências de Dados e Inteligência Artificial) irão recepcionar os visitantes nos corredores dos Blocos J, K e G do CCE (localidades 6, 7 e 9, de acordo com o mapa abaixo. Acesso direto pelo Calçadão).
BIOTECNOLOGIA – Fabiana e Nicole
Corredor do Bloco J do CCE (localidade 6): Recepção aos visitantes. Apresentação do curso e descrição da atuação profissional do biotecnologista.
Corredor do Bloco R em frente, ao laboratório de ensino 344 do Departamento de Bioquímica e Biotecnologia (Bloco R, localidade 2): Demonstrações quanto ao perfil e atuação do profissional em Biotecnologia.
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – José Luis
Corredor do Bloco J do CCE (localidade 6): Recepção aos visitantes. Apresentação do curso, descrição e exemplificação da atuação profissional do bacharel em Ciência da Computação.
CIÊNCIA DE DADOS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL – André Luis
Corredor do Bloco J do CCE (localidade 6): Recepção aos visitantes. Apresentação do curso, descrição e exemplificação da atuação profissional do bacharel em Ciência de Dados e Inteligência Artificial.
Para facilitar a visitação, iremos expor projetos de tecnologias e interativos, além de apresentação do curso nos corredores inferiores do prédio do departamento de informática.
FÍSICA – Marcelo, Alexandre e Paula
Corredor do Bloco G (Departamento de Física, localidade 9): Recepção aos visitantes. Apresentação dos cursos de Física, modalidades bacharelado e licenciatura. Demonstração de experimentos.
GEOGRAFIA – Patrícia, Jaqueline e Sérgio
Corredor do Bloco K do CCE (localidade 7): Recepção aos visitantes. Apresentação dos cursos de Geografia, modalidades bacharelado e licenciatura.
GEOLOGIA e GEOMÁTICA – Guilherme
Recepção aos visitantes. Apresentação do departamento e descrição sobre a aplicação da Geologia em Geomática em distintas áreas de atuação.
Museu de Geologia – Sala 364 : Exposição acompanhada.
Laboratório de Topografia – Sala 362: Exposição dos equipamentos e atividades com a Sandbox de modelagem de relevo.
Sala 365: Exposição e manuseio de Rochas, Fósseis e Minerais.
Sala 366: Palestra sobre Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto aéreo e orbital.
MATEMÁTICA – Thiago, André e Gabriel
Corredor do Bloco J do CCE (localidade 6): Recepção aos visitantes. Apresentação do curso e descrição sobre a atuação profissional do licenciado e do bacharel em Matemática.
QUÍMICA – Marcelo Cirino e Lúcio
Corredor do Bloco K do CCE (localidade 7): Recepção dos visitantes. Apresentação dos cursos de Química, modalidades bacharelado e licenciatura; Demonstração de experimentos de Química.
Laboratórios de Ensino 01 e 02 (térreo): Oficinas de Química.
Universidade Estadual de Londrina – CCE
1. Biblioteca Central
2. Bloco R: Deptos de Química e de Bioquímica e Biotecnologia
3. Laboratórios de pesquisa: Depto de Química
4. Bloco Padrão: Deptos de Química e de Bioquímica e Biotecnologia
5. Bloco LEPEQ: Depto Química
6. Bloco J: Depto de Ciência da Computação; Administrativo CCE
7. Bloco K: Depto de Geografia; Administrativo CCE
8. Bloco Geociências: Depto de Geociências
9. Bloco G: Depto de Física
10. Bloco: Depto de Matemática; Depto de Estatística
11. Central de salas de aula do CCE
12. Ciências de Dados e Inteligências de Dados.

COMO CHEGAR – CCE
CCS – CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE (será atendido no LABESC – Laboratório Escola de Pós-Graduação)

ENFERMAGEM – sala 4
Estação 1: Área de Fundamentos de Enfermagem – Demonstração das técnicas fundamentais de enfermagem (sondagem, catéteres, administração de medicamentos, enfaixamento e nebulizações).
Estação 2: Área de Saúde Mental – Apresentação do campo de atuação do enfermeiro em saúde mental promovendo a conscientização sobre a importância do cuidado com as emoções, por meio de atividades interativas, educativas e expressivas.
Estação 3: Área de Gerência dos Serviços de Saúde – Será feito um painel interativo, demonstrando as possibilidades de campos de atuação do enfermeiro, por meio de imagens de enfermeiros em cargos de gestão, como secretário de saúde, diretoria, supervisão e coordenação de enfermagem, auditoria, setor de materiais e educação continuada, entre outros. Será disposto flashcards/cartas com características corretas de cada função que se conecta a estas imagens. Os instrutores conduzirão a interação com a finalidade do participante expandir seu conhecimento sobre as possibilidades de atuação do enfermeiro.
Estação 4: Área de Saúde da Criança – Apresentação da manobra de desengasgo e reanimação cardiopulmonar em criança, por meio da utilização de bonecos e do projeto do Brinquedo Terapêutico.
Estação 5: Área de Saúde da Mulher – Apresentação de material educativo sobre planejamento familiar; exame das mamas; coleta de material para citologia oncótica, e material para educação do parto – boneca grávida; placenta, e bebê.
Estação 6: Área de Infectologia – Apresentação das áreas de atuação do enfermeiro na infectologia; apresentação das principais infecções, agentes etiológicos e sistemas acometidos; paramentações para prevenção da disseminação de infecções; técnica de higiene das mãos com tinta fluorescente reveladora.
Estação 7: Área de Centro Cirúrgico – Montagem e apresentação de uma mesa de instrumentação cirúrgica, explicando as áreas de atuação do enfermeiro perioperatório (central de esterilização, sala de recuperação anestésica, e centro cirúrgico – assistência, gestão e ensino).
Estação 8: Área de Saúde do Adulto – Treinamento de Ressuscitação Cardiopulmonar.
Estação 9: Saúde Coletiva – Apresentação da área de atuação da Saúde Coletiva, o trabalho em rede e na perspectiva interprofissional, a partir da Atenção Básica. Papel da enfermeira na Saúde Coletiva, no acolhimento do cidadão usuário do SUS e nas Ações Programáticas como Programa de imunização, de controle da diabetes e hipertensão, prevenção de câncer de mama e de útero, atuando na promoção e prevenção da saúde, bem como no cuidado ao longo da vida das pessoas de seu território. Uso de jogos educativos.
FARMÁCIA – sala 8
Estação 1: Centro acadêmico – Demonstração de plantas medicinais e óleos essenciais + Apresentação do curso, estrutura e perfil.
Estação 2: CIATox – Animais peçonhentos + Áreas de atuação do farmacêutico I.
Estação 3: Manipulação – Cosméticos com entrega de brinde + Áreas de atuação do farmacêutico II.
Estação 4: Alimentos nutracêuticos e Saúde pública + perfil do egresso.
Estação 5: Farmácia escola – Medicamentos de alto custo + lista de projetos de pesquisa e extensão realizados no curso.
Estação 6: Análises Clínicas – áreas das análises clínicas.
Estação 7: CRFJr e Kinase – atividades de extensão.
FISIOTERAPIA – sala 6
Estações Temáticas:
1. Fisioterapia Dermatofuncional
Atividade: Oficina de Cuidados com a Pele.
2. Fisioterapia em Gerontologia e Reumatologia
Atividade: Avaliação de força muscular – Teste de preensão palmar.
3. Fisioterapia Neurofuncional
Atividade: Gameterapia na reabilitação.
4. Fisioterapia Respiratória, Terapia Intensiva e Cardiovascular
Atividades:
● Avaliação da função ventilatória;
● Teste funcional de sentar e levantar.
5. Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Esportiva
Atividades:
● Testes funcionais: prancha e equilíbrio;
● Demonstração de correntes elétricas terapêuticas.
6. Fisioterapia na Saúde da Mulher e Pélvica
Atividades:
● Apresentação de modelos anatômicos 3D do assoalho pélvico, mamas e gestação;
● Simulação realística com manequim de parto.
7. Fisioterapia Pediátrica
Atividade: Estimulação motora do bebê.
8. Inovação e Tecnologia Atividade: Estação FABI – Núcleo de Tecnologia Digital e Inovação do HU.
MEDICINA – salas 1 e 5
AMBAS AS SALAS TERÃO A MESMA TEMÁTICA, COM APRESENTAÇÃO DO CURSO POR SÉRIES.
Vídeo mostrando o dia-a-dia dos alunos por série.
1. Representação da primeira e segunda séries Embriologia: Peças da disciplina de embriologia, com explicação dos alunos dos primeiros anos. Histologia: Microscopia mostrando os tecidos e os cortes.
2. Terceira e quarta séries Pulmonare– Projeto de extensão da Pneumologia falando sobre Vape e mostrando as consequências a curto e longo prazo para o tecido pulmonar. Boneco para ausculta pulmonar. Liga de cardiologia: Ausculta cardíaca e doença coronariana.
3. Quinta e sexta séries Internato Médico: Exame físico neurológico com a presença da Liga de Neurologia (mostrar peça do sistema nervoso central e inervação). Teremos também a presença da Atlética da Medicina divulgando o Workshop anual.
NUTRIÇÃO – sala 7
Estação 1: Apresentação do curso de Nutrição
Atividade: Apresentar o curso, matriz curricular, disciplinas práticas (Avaliação Nutricional, Técnica Dietética, Educação Alimentar e Nutricional, Dietas Hospitalares, etc) e áreas de atuação profissional.
Formato: conversa, banner, vídeos.
Estação 2: Apresentação dos métodos de avaliação do estado nutricional
Atividade: Apresentar os instrumentos de avaliação do estado nutricional e demonstrar algumas técnicas de medição.
Formato: mesa com instrumentos e demonstração prática.
Estação 3: Roleta Quizz
Atividade: Interagir com estudantes por meio de Quizz com mitos e verdades das diferentes áreas da nutrição (esportiva, produção, clínica, alimentação escolar, saúde coletiva).
Apresentar atividades desenvolvidas nos projetos de extensão e pesquisa.
Estação 4: Apresentação dos projetos de ensino, pesquisa e extensão
Atividade: Apresentar ações desenvolvidas nos projetos realizados por estudantes e docentes do curso de nutrição.
Área externa: interação para postagens com o banner da carteirinha da UEL
ODONTOLOGIA – sala 2
Estação 1: Apresentação do curso – matriz curricular, estrutura física e perfil do egresso.
Estação 2: Mesa com instrumentais, anatomia dentária, radiografias e ortodontia.
Estação 3: Workshop de sutura.
Estação 4: Workshop de restaurações.
COMO CHEGAR – CCS (LABESC)
CECA – CENTRO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES
ARQUIVOLOGIA
– Sala 623
ARTES CÊNICAS
Durante todo o dia
Praça do CECA: Estande do Curso de Artes Cênicas – Profa. Laura
Praça do CECA: Estande da Empresa Júnior Rama Produção Cultural – Profa. Sandra
Camarim: Exposição de Figurinos – Profa. Carol
Sala 660: Exibição de vídeo institucional/amador do Curso de Artes Cênicas
Período Matutino
L1: Aula prática da disciplina Atuação: ação cênica e política – Profa. Laura (3ª série)
Oficina de Animação: Aula prática da disciplina Teatro de Animação – Prof. Mauro (1ª série)
Período Vespertino
Sala 660: Projeto de Ensino Danças do corpo: entre a escuta e as imagens das palavras – Profa. Thaís
Oficina de Animação: Exposição de Teatro de Animação (acervo do curso) – Prof. Mauro
Praça do CECA: Projeto Okupa Cênicas
Cena “Confiante” – Sofia Contu
Horários: 13h e 15h
ARTES VISUAIS
Térreo
– Galeria do Departamento de Artes Visuais
– Laboratório de Cerâmica/Escultura
1º Andar
– Laboratório de Desenho
– Laboratório de Pintura
2º Andar
– Centro Acadêmico
– Laboratório de Gravura
– Sala de Vídeo (Arte na Escola)
– Laboratório de Fotografia
BIBLIOTECONOMIA
– Sala 622
DESIGN DE MODA
– Praça do CECA: Informações gerais sobre o Curso e direcionamento para os
locais de visitação
– Sala 662: Apresentação de Projetos de TCC; Projetos Integradores e
Experimentais (dossiês, produtos de moda, vídeos) e Apresentação de Ilustrações e
Desenhos de Moda
– Sala 665: Exposição de tecnologias da área de Moda (projetos em Softwares
Audaces e Clo 3d )
– Sala 666: Laboratório Têxtil (Exposição de materiais e equipamentos do
laboratório têxtil)
– Sala 668: Exposição de materiais e resultados de projetos de Modelagem
– Sala 668B: Sala Tira-dúvidas sobre Vestibular, Prova de Habilidade Específica – PHE, apresentação do Curso e da extensão
– Sala 668C: Apresentação do Laboratório e de Processos de Confecção
– Sala 675: Modelagem e Prototipagem Digital
DESIGN GRÁFICO
– Sala 673 – Transmídia, Impressos, Identidade visual, Gamelito
– Sala 674 – PET, Ilustração, TCC, Projeto Vestibular
– Sala 675 – Modelagem 3d, Impressora 3d, Animação
JORNALISMO
– Laboratório de Rádio
– Laboratório de Telejornalismo
– Laboratório de Fotografia
– Laboratório 1
– Laboratório 2
– Laboratório 3
MÚSICA
Praça do CECA
– Palco com apresentações musicais
– Estante com informações gerais sobre o curso
– Orientação e direcionamento aos locais de visitação
Salas
– Sala 650
– Sala 655
– Sala 656
– Sala 657
PEDAGOGIA
Projeto Museu Escolar de Londrina (MEL)
Calçadão – Exposição da réplica da Escola Rural
Relações Étnico-Raciais: O Papel da Pedagogia na Construção da Equidade
Sala 641
Laboratório de Educação Infantil (LEI)
– Sala 646
Projetos da Educação
– Sala 645-A
Laboratório de Ensino e Pesquisa em História da Educação (LEPHE)
– Museu Escolar de Londrina (MEL)
– Sala 624
Programa Ludoteca
– Ludoteca
RELAÇÕES PÚBLICAS
– Sala 627 (Escritório de Relações Públicas)
– Mesa expositiva e mural na Praça do CECA
COMO CHEGAR – CECA
CEFE – CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES
EDUCAÇÃO FÍSICA
As atividades serão realizadas nas quadras poliesportivas do Ginásio José Coracy Ferraz Bueno (ginásio central do CEFE) e envolverão:
a) espaço para o fornecimento de informações gerais dos cursos de Educação Física (habilitações bacharelado e licenciatura);
b) mostra de projetos de ensino, pesquisa e extensão e de trabalhos científicos;
c) atividades na parede de escalada;
d) vivências em atividades esportivas;
e) apresentação de instâncias estudantis do curso (PET, Empresa Júnior, Atlética, Bateria).
Todas as atividades poderão ser observadas e visitadas no mesmo ambiente.
COMO CHEGAR – CEFE
CESA – CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS
ADMINISTRAÇÃO
Estande no anfiteatro do CESA e tenda na entrada no anfiteatro
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Estande no anfiteatro do CESA e tenda na entrada no anfiteatro
CIÊNCIAS ECONÔMICAS
Estande do Anfiteatro do CESA, ECAE-UEL – Empresa Júnior de Consultoria e Assessoria Econômica e Ciências Econômicas=>Sala Executiva (403A)
DIREITO
Anfiteatro do CESA e na parte da tarde somente, teremos salas no CESA dos projetos do direito: sala 446: escala 6X1; sala 477: Caso Nardoni; Sala 478: NUMAPE/DEDDIJ; Sala 474: Caso Matsunaga; Sala 475: Caso Epstein; Sala 476: Caso Victoria Secret Monage e Sala 479: LEGAL DESIGN
SECRETARIADO EXECUTIVO
Estande no anfiteatro do CESA e tenda na entrada no anfiteatro
SERVIÇO SOCIAL
Estande no anfiteatro do CESA e tenda na entrada no anfiteatro
COMO CHEGAR – CESA
CLCH – CENTRO DE LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS
CTU – CENTRO DE TECNOLOGIA E URBANISMO
ARQUITETURA E URBANISMO
– Período de visitação: 8h30 às 12h e 14h às 21h.
– Atividades do curso para a visita: O curso de Arquitetura e Urbanismo fará exposição de Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão, trabalhos desenvolvidos ao longo do curso, maquetes e várias apresentações de teatro sobre Arquitetura e Urbanismo que ocorrerá em vários horários, com entrega de convites na sala do curso de Arquitetura. As apresentações do teatro ocorrerão durante os horários da feira. Além disso, os visitantes poderão tirar suas dúvidas com os estudantes que estarão na sala do curso esclarecendo e apresentando os trabalhos desenvolvidos no curso.
– Roteiro da visita: A visita ao curso de graduação de Arquitetura e Urbanismo ocorrerá na Sala nº 1026;
– Apresentação do Teatro será na sala localizada à direita do 3º piso do CTU (sala com paredes de vidro) do Centro de Tecnologia e Urbanismo – CTU.
ENGENHARIA CIVIL
– Período de visitação: 8h30 às 12h e 14h às 21h.
– Atividades do curso para a visita: O curso de graduação em Engenharia Civil fará uma exposição das atividades do Curso, Projetos de Ensino e Extensão. Os visitantes poderão interagir com os modelos expostos e com os estudantes de graduação que apresentarão seus trabalhos e falarão sobre a dinâmica do curso.
– Roteiro da visita: A visita ao curso de graduação em Engenharia Civil será exclusivamente dentro da Sala 1025 do Centro de Tecnologia e Urbanismo – CTU.
ENGENHARIA ELÉTRICA
– Período de visitação: 8h30 às 12h e 14h às 21:00h.
– Atividades do curso para a visita: O curso de graduação em Engenharia Elétrica fará exposição de Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão, bem como dos Programas de Formação Complementar: Ramo Estudantil IEEE e Empresa Júnior de Engenharia Elétrica UEL. Os visitantes poderão interagir com os protótipos expostos e com estudantes de graduação e pós-graduação que apresentarão seus trabalhos e falarão sobre a dinâmica do curso.
– Roteiro da visita: A visita ao curso de graduação em Engenharia Elétrica será nas dependências do Centro de Tecnologia e Urbanismo–CTU, a saber:
a) Sala nº 1027 (andar térreo): Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão, bem como dos Programas de Formação Complementar: Ramo Estudantil IEEE e Empresa Júnior de Engenharia Elétrica UEL;
b) Apresentações e Oficinas do Projeto de Extensão SARAU-CTU, que conta com aproximadamente 150 alunos do CTU e outros centros da UEL, distribuídos nas:
– Salas 1009A e 1009B: apresentação da Cadeia do Som (visualização dos sinais elétricos envolvidos nos efeitos de áudio de guitarra elétrica) e oficinas de Origami, Cubo Mágico, Aquarela, Xadrez, Dança e Crochê;
– Pátio Térreo do CTU: apresentações musicais (no horário do almoço e à noite).
COMO CHEGAR – CTU
COMISSÃO UNIVERSIDADE PARA OS INDÍGENAS (CUIA) – TENDA CENTRAL (próximo ao SEBEC)
Local: Próximo à Biblioteca central (na tenda coberta com as equipes SEBEC, PROEX, etc)
Horário visitação: das 8h30 às 12h das 13h30 às 21h
Horário de instalação da tenda e término: das 7h45 e 21h
Objetivos:
– Dar visibilidade à presença de estudantes indígenas dentro da Universidade.
– Aproximar os visitantes da Feira das Profissões de aspectos das culturas Kaingang e Guarani.
COMO CHEGAR – SERVIÇO DE BEM ESTAR À COMUNIDADE (SEBEC)
