Matemática – Bacharelado e Licenciatura

(Centro de Ciências Exatas – CCE)

Perfil Profissional (Bacharelado)

Perfil Profissional (Licenciatura)

Objetivos do Curso (Bacharelado)

Objetivos do Curso (Licenciatura)

Campos de Atuação (Bacharelado)

Campos de Atuação (Licenciatura)

Sistema Acadêmico (Bacharelado)

Sistema Acadêmico (Licenciatura)

Organização Curricular (Bacharelado)

Organização Curricular (Licenciatura)


Perfil Profissional

BACHARELADO

Os egressos do Curso de Matemática deverão apresentar: formação que o habilite a enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade e das condições do exercício profissional; preparo para a compreensão e o trato da diversidade; capacidade de aprendizagem continuada e utilização de novas idéias e tecnologias; hábitos de colaboração e capacidade de trabalhar em equipe; capacidade criativa e curiosidade para buscar novos conhecimentos; visão da contribuição que a aprendizagem da Matemática pode oferecer à formação dos indivíduos para a construção e o exercício de sua cidadania; capacidade de expressar-se com clareza, precisão e objetividade, seja na linguagem corrente, seja na linguagem matemática; capacidade de compreensão e utilização dos conhecimentos matemáticos e de estabelecer relações entre a Matemática e outras áreas do conhecimento; capacidade de analisar e interpretar dados, textos matemáticos, elaborar modelos e resolver problemas, integrando os vários campos da Matemática e visão histórica e crítica da Matemática, pelo conhecimento acerca do surgimento e evolução dos conceitos e métodos matemáticos.

LICENCIATURA

O Curso procurará garantir que seus egressos tenham: sólida formação na área de Matemática; sólida formação na área de Educação Matemática; preparo para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições de exercício profissional; visão de seu papel social de educador e capacidade de se inserir em diversas realidades com sensibilidade para interpretar as ações dos educandos; visão da contribuição que a aprendizagem da Matemática pode oferecer à formação dos indivíduos para a construção/exercício de sua cidadania; visão de que conhecimento matemático pode e deve ser acessível a todos; preparo para o acolhimento e trato da diversidade; hábitos de colaboração e de trabalho em equipe; autonomia em relação ao seu processo de aprendizagem; condições de avaliar e utilizar novas tecnologias de ensino; conhecimento acerca do surgimento e evolução histórica das noções, conceitos e procedimentos matemáticos, informações acerca dos obstáculos que impedem aos estudantes a aquisição dos saberes matemáticos e formas de ajudar os estudantes para que eles compreendam, assimilem, construam por si mesmos os conhecimentos próprios da matemática escolar e capacidade de estimular o pensamento criativo e crítico.


Objetivo do Curso

BACHARELADO

O Curso de Matemática deve preparar o profissional para sua inserção no mercado de trabalho, bem como para prosseguir seus estudos na pós-graduação, através do desenvolvimento da capacidade de: conhecer e compreender a vasta aplicabilidade da Matemática nas diversas áreas do conhecimento, inclusive na própria Matemática, quando das interligações dos conceitos; conhecer e compreender os aspectos históricos da Matemática; compreender e estabelecer conceitos e argumentações matemáticas; avaliar criticamente textos matemáticos, encontrar formas de expressão alternativas e desenvolver o pensamento criativo; opinar sobre o valor instrumental e formativo da Matemática; interpretar dados, elaborar modelos e resolver problemas, integrando os vários campos da Matemática.

LICENCIATURA

Curso de Matemática – Habilitação Licenciatura deve preparar o profissional para o exercício do magistério no Ensino Fundamental e Médio, dando-lhe oportunidade para desenvolver a capacidade de: trabalhar em equipes multidisciplinares; compreender e estabelecer conceitos e argumentações matemáticas; interpretar dados, elaborar modelos e resolver problemas, integrando os vários campos da Matemática; estabelecer relações entre a Matemática e outras áreas do conhecimento; desenvolver novas formas de atuação em sala de aula, surgidas como resultado do desenvolvimento de novos meios de informação, comunicação e dispositivos temáticos que modificam as condições em que se desenvolvem os processos de ensino-aprendizagem de Matemática; analisar, selecionar e produzir material didático; analisar criticamente propostas curriculares de Matemática para a Educação Básica; analisar criticamente textos matemáticos, propondo e redigindo formas alternativas; reconhecer os aspectos axiológicos, ideológicos, políticos e culturais presentes na atuação do professor de matemática em sala de aula, compreendendo e aceitando que a atuação do mesmo não é neutra; superar preconceito e considerar as diversas origens e formações de seus alunos; Lidar com a ambigüidade, diversidade e complexidade das relações de sala de aula; investigar sua prática e desenvolver o espírito de trabalho colaborativo; aprendizagem continuada, sendo sua prática profissional também fonte de produção do conhecimento e ingressar em cursos de pós-graduação em Educação Matemática e áreas afins.


Campos de Atuação

BACHARELADO

O campo de atuação principal do bacharel em Matemática se encontra nas universidades e centros de pesquisa, mas sua formação também o habilita a atuar em órgãos e empresas públicas e privadas, indústrias, bancos e em empresas de consultoria.

LICENCIATURA

Em escolas públicas e privadas no ensino fundamental e médio, universidades, centro de pesquisa, órgãos e empresas públicas e privadas, indústrias, bancos e em empresas de consultoria.

Saiba mais sobre o Curso de Matemática – Bacharelado e Licenciatura:
www.uel.br/prograd/catalogocursos